quinta-feira, 18 abril, 2024 18:02

MATÉRIA

2019 – Não basta refletir e desejar, é preciso atitude para mudar!

Quando termina o ano, todos nós enviamos e recebemos inúmeros cartões, fotos e vídeos com desejos de um ano melhor, de momentos melhores, de paz, amor, saúde, dinheiro etc… E é incrível como nos tornamos todos, pessoas com super sentimentos e emoções positivas, sentimentos que vão se enfraquecendo com o decorrer do ano.

Quando termina o ano, todos nós enviamos e recebemos inúmeros cartões, fotos e vídeos com desejos de um ano melhor, de momentos melhores, de paz, amor, saúde, dinheiro etc… E é incrível como nos tornamos todos, pessoas com super sentimentos e emoções positivas, sentimentos que vão se enfraquecendo com o decorrer do ano.

Certamente, são estes os momentos em que temos os maiores e melhores desejos de mudanças em nossas vidas, ao refletir sobre tudo o que deu errado o que poderíamos ter feito diferente, mas por alguma razão não fizemos. É inegável o sentimento de QUERER, é perceptível a VONTADE de fazer as coisas que a gente sabe que vão mudar o rumo da nossa história. O problema é que, querer muito, ter vontade, não está totalmente conectado com ter ATITUDE. 

Quando nos envolvemos de verdade em uma proposta de mudança de atitudes, isto transforma literalmente o modo como conduzimos o nosso dia, as nossas horas e faz com que cada minuto aconteça na direção dessa proposta. 

Algumas pessoas penam, que mudando de casa, de cidade ou até de país, vão conseguir mudar os resultados de suas lutas pessoais e profissionais. Isto é um engano, a mudança precisa acontecer de dentro para fora primeiro. É preciso que, um descontentamento enorme gere dentro da pessoa, uma energia que a faça se mover, querer e se movimentar em busca de uma mudança real, não só do mundo exterior, mas do que ela vê quando se olha no espelho, e por mais que isto pareça externo, acredite, não é! 

Estou falando daquela pessoa que não teve chance de se formar, mas que, quando olha no espelho enxerga um médico, um professor, uma psicóloga. Estou falando do empresário que ainda está só no coração daquele que ainda não decidiu agir. 

Quando planejamos mudar de lugar, sair da zona de conforto, não podemos pensar que aquele lugar vai mudar a gente, isso ilusão, é a gente que precisa “se mudar” dentro daquele novo lugar, até porque, se isto não acontecer, seremos derrotados, vencidos por aquela nova realidade. 

Mudar de lugar torna o desafio maior e mais envolvente, mas nem sempre isso é preciso. Muitas vezes, podemos transformar a pessoa que somos, sem siar do lugar, apenas observando as “oportunidades” que estão à nossa volta. O mais importante é entender, que a mudança pode acontecer, é identificar “onde” e como fazer começar e ir até o fim, nesse projeto de vida que vai fazer toda a diferença na sua vida. 

Às vezes, falo com pessoas que estão no Brasil e que, querem uma mudança drástica em suas vidas, e elas “acham” que vindo para os Estados Unidos, só o fato de estarem aqui, vai fazer delas pessoas melhores ou vencedoras. 

Eu não posso falar por todos, mas posso falar por muitos amigos, familiares e pessoas que conheço que moram fora do Brasil, posso afirmar com toda a certeza, que entre o ponto de partida e a conquista, nunca esteve só o trabalho, o trabalho duro é mais um componente de uma lista de coisas que faz de um imigrante um vencedor. 

A renúncia, a disposição para aprender uma nova língua, a humildade para enfrentar situações que nunca imaginamos que aconteceriam e entre muitas outras coisas, a disponibilidade de se movimentar em direção ao que viemos buscar e o ato de nos “desarmar” de qualquer forma de pretextos e costumes, é o que vai tornando a nossa busca possível, dia após dia. 

Mesmo aquelas pessoas que chegam aqui, em busca só de dinheiro, percebem durante o percurso, que precisam de um pouco mais do que só a ambição e a força nos braços. É impossível alguém viver bem, tendo em seu coração só o desejo de ter dinheiro. Tanto, que quando chega o fim do ano, não desejamos só dinheiro àqueles que amamos. Afinal a paz, a saúde, a harmonia na convivência com as pessoas que queremos por perto, também estão neste pacote que entregamos com um sorriso no rosto quando falamos da tal felicidade. 

Quem vive a vida buscando só dinheiro também se transforma com o tempo, em um solitário rodeado de pessoas interesseiras e falsas. Quem não dedica tempo na construção de relacionamentos sinceros, verdadeiros e fortes, acaba com um gosto amargo na boca, recebendo da vida só aquilo que o dinheiro pode comprar. 

Existem pessoas que mesmo que tenham dinheiro, não gostam de si mesmas, não gostam do mundo que elas criaram ao redor de si e é claro que dá para imaginar o porquê, mas, ao refletir sobre isso, sempre encontram alguém para colocar a culpa, é sempre mais fácil culpar os outros pelos próprios fracassos. 

Eu acredito que sim, que alguém pode ser culpado por uma situação, por um problema, por um momento difícil, mas a decisão de permanecer e sobreviver do resultado e da energia daquele momento ruim, é só sua. 

Superar o passado e não se alimentar dele, talvez seja o movimento mais difícil de fazer, mas é também o que vai gerar todos os outros movimentos. Seguir em frente, olhar para frente e ter o passado somente como referência daquilo que não queremos ter ou ser, é muito mais inteligente do que ficar procurando no Google frases decoradas para as suas redes sociais, que sirvam de carapuças para as pessoas que você julga responsável pelos seus dias ruins. Supere também as pessoas que não somam na sua vida, abra mão de amizades doentias, se afaste de pessoas que te puxam para baixo, não tenha medo nem faça cerimônia ao perceber que precisa se cortar alguém da sua convivência.  Afinal, para garantir um futuro melhor, alguns sacrifícios são inevitáveis. 

Eu disse tudo isso, para que você reflita, mas para que também tome uma atitude, não basta identificar os problemas e desejar uma vida diferente. Levante-se, vá para o trabalho que você tem hoje com a certeza de que é “o que tem para hoje”, mas não é para sempre, estude, aprenda e principalmente, se olhe o espelho e responda para você mesmo, quem você vê?? O que aquela pessoa do outro lado do espelho representa?? E quando você souber, dê vida a ela, REALIZE o que você vê!  Faça acontecer! 

Feliz 2019!