sexta-feira, 19 abril, 2024 10:50

MATÉRIA

Carnaval – A maior festa brasileira!

Diz-se que no Brasil o ano não começa antes do Carnaval, data flutuante no calendário. Se assim o for (novamente), seguindo uma das mais genuínas tradições brasileiras, de acordo como calendário 2018 vai começar só ao meio dia de 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, quando se acaba a festa. Mas, antes disso, todos terão curtido a seu modo um longo feriado que começa no sábado, dia 10 de fevereiro, em que se espera muita festa por todo o País, segundo o que se espera no calendário 2018.
O carnaval é, sem sombra de dúvidas, a data comemorativa mais popular e mais esperada do Brasil. A alegria, a descontração e a irreverência que marcam o período podem ser vistas nas ruas, becos e avenidas de todo o país.

Um pouco sobre a história do carnaval
O carnaval do Brasil tem as suas origens no período colonial por volta de meados de XVII e foi, inicialmente, fortemente influenciado pelo entrudo, uma festa de origem portuguesa que antecedia a quaresma. No início do século XIX o entrudo já era uma festa bastante popular em todo o território brasileiro. No entanto, ao longo do século XIX o entrudo começou a declinar ano a ano devido a chegada da corte Portuguesa ao Rio de Janeiro e a pressão por parte das elites para que a festa se tornasse mais civilizada.
Pouco a pouco a festas de carnaval foram ganhando novos contornos e nuances. A elite importou de países europeus, principalmente a França, bailes e desfiles nas quais se usavam máscaras e fantasias requintadas. Enquanto que as classes menos favorecidas, a maior parte dos participantes do entrudo, por não dispor de dinheiro para frequentar essas festas e devido as pressões se viram obrigados ocupar as vias públicas e a adaptar o modo de festejar. Dando início assim a muitas das manifestações populares vistas no carnaval até hoje como os blocos de rua, maracatus e frevos.
No final do século XIX e ao longo de todo o século XX a importância e a dimensão do carnaval como manifestação popular tornou-se cada vez mais significativa. A criação de inúmeras marchinhas de carnaval, cuja as músicas caíram no gosto do povo, contribuiu ainda mais para a popularização da festa. No ano de 1928 foi criada a primeira escola de samba do Rio de Janeiro a Deixa Falar. Com o passar dos anos novas escolas de samba foram sendo criadas e o carnaval carioca foi tomando a forma atual. Em outras partes do país as festas de carnaval também cresceram e se tornaram relevantes nacionalmente, bons exemplos são o carnaval de Salvador com os seus característicos trios elétricos e o carnaval de recife com o Galo da Madrugada.

Principais festas de carnaval 2018 do Brasil
Embora o carnaval seja uma festa nacional, em cada região ela ganha contornos próprios e características que estão intimamente ligadas a cultura e história locais. A seguir uma lista com algumas das as principais festas de carnaval.

Carnaval do Rio de Janeiro
o carnaval é algo que está profundamente enraizado na cultura e história do Rio. Todos os anos a cidade se prepara para receber turistas de todas as partes do país e do mundo. Embora o carnaval do Rio de Janeiro seja reconhecido nacional e internacionalmente pelos desfiles das escolas de samba como Mangueira, Salgueiro e a Beija-Flor na Marques da Sapucaí, ele não acontece no sambódromo. Fazem parte do carnaval e do pré-carnaval da cidade maravilhosa, também, os bailes carnavalescos do Scala e do Copacabana Palace e os blocos de rua como o Cordão do Bola Preta e Simpatia é Quase Amor.

Carnaval de Salvador
uma das maiores e mais longas festas de carnaval do Brasil, o carnaval de Salvador na Bahia é, predominantemente, um carnaval de rua. Todos os anos milhares de turistas e baianos tomam as ruas de Salvador para brincar o carnaval atrás dos trios elétricos ao som de muita Axé Music, samba-reggae e da batida dos tambores do Olodum. O clima de descontração e alegria toma conta do Circuito Dodô (Barra – Ondina) e do Circuito Osmar (Avenida), os dois principais “palcos” da folia baiana onde blocos de Axé como, o Nana Banana e Cerveja & Cia, e blocos Afro, como o Ile aiyê e os Filhos de Ghandy, comandam a festa.

Carnaval de Recife/Olinda
um caleidoscópio de cores, ritmos e manifestações culturais como o frevo, o maracatu e os bonecos gigantes de Olinda são alguns dos elementos que fazem do carnaval de Recife e de Olinda um dos mais democráticos e tradicionais do Brasil. Em Recife, o Marco Zero, é onde se concentram os shows dos principais artistas Pernambucanos, mas existem muitos outros pontos e o que não falta são opções para todos os gostos. Outro destaque é o Galo da Madruga, a maior bloco de carnaval do mundo. Já na cidade histórica de Olinda o destaque fica por conta dos Bonecos Gigantes e do Bacalhau do Batata.
Fora do Brasil, o carnaval também é celebrado em muitos países, mas principalmente na maioria das comunidades brasileiras pelo mundo inteiro. Aqui no Estado da Geórgia, quem representa com muito profissionalismo e paixão o nosso carnaval, é Andrea Moreira com o grupo Dance Brasil.
Seu grupo tem feito eventos em festas corporativas de grandes empresas, em eventos da comunidade brasileira e também, para americanos e hispânicos. O talento de Andrea Moreira tem sido propagado por toda a nossa região, sendo merecedora inclusive de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, pela comunidade latina da Geórgia. Confira as fotos de alguns eventos com a participação de Andreia e seu grupo Dance Brasil.

(Telefone de contato de Andrea Moreira: 404.414.7470)