terça-feira, 19 março, 2024 03:04

MATÉRIA

Carta do Embaixador Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva – Cônsul-Geral em Atlanta à comunidade Brasileira, em celebração ao dia da Independência do Brasil!

Prezados compatriotas,

Hoje, somos mais de 80.000 brasileiros em todos os estados cobertos pelo Consulado: Alabama, Carolina do Sul, Geórgia, Mississippi e Tennessee. Nossa comunidade tem um perfil tão diversificado quanto os traços da sociedade brasileira. Ela inclui o trabalhador na construção civil e o executivo; a dona-de-casa e o professor universitário; o agente de limpeza e os empresários; os artistas e desportistas.  Assim como nela o goiano e o mineiro estão representados, não é difícil esbarrar em um carioca e um paranaense. Nossa comunidade conseguiu trazer para o Sul e o Sudeste dos Estados Unidos produtos tradicionais brasileiros, que permitem reproduzir, com a mandioca, o pão de queijo e a picanha, algumas de nossas culinárias regionais mais apreciadas.  Ao redor da mesa e entre vários sotaques, não raro os encontros se completam com música, outro traço tão característico da cultura popular brasileira.  

Gostaria de congratular-me com a comunidade pelo fato de que nosso maior patrimônio cultural – a língua portuguesa – tem recebido cada vez mais interesse na Geórgia.  Pela primeira vez na história do estado, estudantes brasileiros receberam o Selo da Geórgia de Bialfabetização em Português. Também pela primeira vez, o condado de Gwinett oferecerá curso de português para o ensino médio.  

Além do trabalho intenso, nossos compatriotas sempre foram reconhecidos pela alegria e informalidade, tão comuns nesta região dos Estados Unidos, cujas raízes africanas são compartilhadas por nosso país.  Nos últimos meses, ao longo da pandemia, os brasileiros têm sido reconhecidos também pela solidariedade e pela fé.  Nesses tempos, que serão   lembrados entre os mais difíceis desta geração, famílias foram separadas, entes queridos perdidos, empregos eliminados e sonhos interrompidos. Não posso deixar de reconhecer, contudo, o trabalho de cada igreja, cada congregação, cada grupo de fiéis e cada líder espiritual, que estenderam o melhor apoio possível a nossos compatriotas necessitados. Apoio sob forma de alimentos ou assistência médica, certamente, mas também de conforto e atenção. A todos eles, nosso sincero reconhecimento.

O trabalho comunitário conviveu com a maior iniciativa de repatriação empreendida pelo Governo brasileiro. Quase 40 mil compatriotas de todas as origens e condições sociais puderam voltar a seus lares, em operações complicadas e sem precedentes, no cumprimento do papel   fundamental do Estado de restituir ao solo brasileiro e a suas famílias cidadãos dispersos por todo o mundo.  No momento em que se celebra a independência – a pátria livre -, o esforço de repatriação reflete a importância e a atenção que o Governo brasileiro confere a cada cidadão.     

Continuamos a buscar o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela repartição consular. No início de 2020, com o objetivo de estimular o fortalecimento do ambiente de negócios na comunidade brasileira, o Consulado em Atlanta publicou o Guia do Empreendedorismo: Oportunidades no Sudeste Norte-Americano (https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Atlanta/pt-br/file/GUIA%20DO%20EMPREENDEDORISMO%20SUDESTE%20EUA.pdf).  

Acabamos de concluir uma profunda revisão do endereço eletrônico do Posto na internet, que constitui a principal interface entre o cidadão e a repartição consular. Com as restrições sanitárias em vigor, grande parte dos serviços consulares passou a ser oferecida preferencial mente pelo correio, contingência que tem contado com a compreensão de nossos compatriotas. Para isso, o consulente requer não apenas servidores atentos, ágeis, qualificados e cordiais, mas, sobretudo, informações acessíveis e precisas, em um ambiente digital amigável. Também concluímos, nas últimas semanas, a digitalização de informações sobre milhares de cidadãos, de modo a facilitar o contato do Consulado com a comunidade e a obtenção de determinados tipos de documentos, quando este estiverem arquivados no Posto.  Ao lado da atenção dedicada a  compatriotas em situação vulnerável,  a prestação de um serviço consular à altura das exigências e necessidades da comunidade constitui nossa principal prioridade.      

Temos hoje uma comunidade cada vez mais unida, vibrante, solidária, empreendedora e, com a pandemia, ainda mais resiliente. Uma pequena nação, enfim, que saberá retirar de seus integrantes a força, o talento e a imaginação que sempre contribuíram para seu sucesso nos Estados Unidos, sem deixar de cultivar os laços com o Brasil.  

Cordialmente,

Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva
Cônsul-Geral em Atlanta