terça-feira, 16 abril, 2024 15:31

MATÉRIA

Cirurgia plastica – próteses de silicone seguras e diferentes tipos de cirurgia de mamas

Prótese de silicone ajustável
Cresce a utilização nas cirurgias estéticas de próteses de silicone que podem ter o tamanho ajustado mesmo depois de implantadas. Anteriormente empregadas apenas nas cirurgias de reconstrução mamária após a retirada de tumores, este material que pode ser inflado com soro fisiológico ou desinflado, encarece o procedimento mas permite a interação maior da paciente com o resultado da sua cirurgia plástica.

Os diferentes tipos de cirurgia de mamas

Suspensão de Mamas – Mastopexia
A mastopexia é a cirurgia que reposiciona e restabelece a forma da mama. A queda dos seios ocorre pelo fato da pele mamária, seu meio de sustentação, ceder à ação da gravidade e isto pode ser acentuado por eventos como obesidade, gestações, aleitamento, etc..
O objetivo da cirurgia plastica é, preservando ou aumentando o volume mamário através de implantes de silicone, elevar as mamas à sua posição anatômica no tórax, corrigindo outras imperfeições de forma. Após a cirurgia plastica a paciente é orientada quanto à restrição dos movimentos com os membros superiores nas primeiras semanas, assim como quanto a evitar carregar peso e usar proteção solar por três meses.

Mamoplastia de Aumento – Próteses
A colocação de implante de silicone mamário se destina a aumentar volume e melhorar o contorno e as proporções das mamas em relação aos outros elementos corporais.
Os implantes hoje utilizados são de revestimento texturizado, com gel de silicone de alta coesão no seu interior. Não há prejuízo para o auto-exame da mama nem em relação às mamografias. Da mesma forma, não há necessidade de substituições periódicas das próteses . As vias de acesso para a introdução da prótese de silicone podem ser a areolar ou a via submamária, preferencialmente.
Este procedimento pode proporcionar um aumento de volume mamário importante, com cicatrizes pequenas e camufladas, e muita naturalidade de contorno.
Após a cirurgia plastica a paciente é orientada quanto à restrição dos movimentos com os membros superiores nas primeiras semanas, assim como quanto a evitar esforços físicos e usar proteção solar por três meses.
Mamoplastia de Redução
A cirurgia plastica tem por objetivo reduzir e dar formas graciosas às mamas. As técnicas são variadas e escolhidas para cada caso específico.
É uma cirurgia feita ambulatorialmente, ou seja, a paciente tem alta no mesmo dia. A anestesia pode ser local ou peridural, associada à sedação, ou ainda a anestesia geral.
A escolha da técnica e, consequentemente, da cicatriz resultante, depende do tipo e do excedente de pele, e do volume de glândula mamária a ser removido. Normalmente as cicatrizes de mamoplastia redutora evoluem com bom aspecto e tornam-se pouco perceptíveis após um ano da operação.
No pré-operatório o principal cuidado recomendado é a abstenção do fumo para as pacientes tabagistas. Após a cirurgia plastica a paciente é orientada quanto à restrição dos movimentos com os membros superiores nas primeiras semanas, assim como quanto a evitar esforços físicos e usar proteção solar por três meses.