sexta-feira, 29 março, 2024 10:20

MATÉRIA

Dia de Ação de Graças Vale a pena lembrar e celebrar!

O Thanksgiving, ou “Dia de Ação de Graças”, é um feriado nacional que se reporta ao início da colonização americana. Em 1864, o presidente Abraham Lincoln declarou o Thanksgiving oficialmente um feriado nacional, mas a primeira comemoração foi em 1621. Dos 105 primeiros colonizadores que desembarcaram em Plymouth, Massachusetts, no ano anterior, somente 55 conseguiram sobreviver. Chegando da Inglaterra no início do inverno, os colonizadores, conhecidos como Pilgrims, ou seja, os peregrinos, tinham pouca comida depois de sua viagem. A sobrevivência deles naquele primeiro inverno árduo em Plymouth, Massachusetts, foi graças aos índios Wampanoag, que lhes deram o milho que tinha sobrado da sua colheita do ano anterior e sua caça. Os índios ensinaram os Pilgrims a caçar, e quando chegou a primavera, também ensinaram a plantar os vegetais nativos como o milho, a abóbora, a moranga e o feijão. Do Velho Mundo eles tinham trazido aveia, trigo, cevada e ervilha, e estes também foram plantados. Durante aquela primavera e início de verão, enquanto as plantações cresciam e as frutas da região e frutas silvestres amadureciam, eles sobreviveram comendo quahogs (um tipo de vôngole ou marisco norte-americano) e outros frutos do mar.

Como era costume na maioria das culturas agrárias, o outono avisava a hora de uma festa para celebrar a colheita. Os Pilgrims eram de uma seita protestante chamada Puritana e deixaram a Inglaterra por causa de perseguição. Quando chegou a época de comemoração no final do primeiro ano, eles ofereceram orações de gratidão para seu Deus por terem suportado a viagem e por terem achado um lugar onde pudessem praticar a sua religião em paz. Eles deram graças a Deus por terem sobrevivido durante o inverno severo e aos Wampanoags por sua ajuda e orientação.

Aquele primeiro Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) foi provavelmente em outubro, durante vários dias. Havia abundância de comida, mas, como os detalhes não foram registrados, podemos somente fazer uma ideia do que eles serviram. O cardápio teria incluído frutos do mar, enguia, cervo, Succotash, agrião, alho-poró, moranga ensopada e outros tipos de abóboras. Também podem ter servido Corn Bread, frutas silvestres, ameixas e um vinho doce feito com uvas silvestres. Algumas pessoas acreditam que a pipoca foi uma contribuição dos índios.

Algumas comidas que hoje parecem essenciais num menu de Thanksgiving ainda não existiam naquela região. Não havia tortas, porque é provável que ainda não houvesse farinha de trigo para se fazer a massa. Batatas não foram incluídas, pois só foram introduzidas na América do Norte em 1719. A batata-doce, plantada no Sul, também veio depois.

A comemoração de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) seguinte foi registrada no dia 30 de julho de 1623. Havia cranberries, peru e torta de moranga; uma tradição culinária que as famílias americanas vêm mantendo há mais de três séculos.

Ao longo dos anos, cozinheiros americanos acrescentaram o recheio ao  peru e passaram a cozinhar os cranberries num molho doce. Desde o século XIX, o menu inclui as verduras e os legumes cozidos, Succotash, purê de batata, abóbora e três ou mais tipos de tortas. Hoje, um Thanksgiving típico não é muito diferente. Variações obviamente são permitidas pelo fato de cada família americana ter suas próprias receitas especiais, mas deve ser dada preferência a ingredientes colhidos no outono e sobremesas que sejam principalmente feitas de frutas ou sementes.

O Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) é comemorado na quarta quinta-feira de novembro com um banquete à tarde, mas o fim de semana prolongado começa, para a maioria, na quarta-feira, quando as escolas e o comércio fecham cedo. Os aeroportos e as rodovias ficam congestionados enquanto muitos americanos que se mudaram para longe das suas origens tentam voltar para casa para este dia especial. É um tempo para a família, mas, muito mais do que no Natal, os americanos abrem seus lares para amigos que, por alguma razão, não conseguem se unir às suas famílias. Algumas pessoas escolhem este dia para voluntariamente ajudar a preparar e servir um almoço típico servindo peru aos pobres e desabrigados.

Jogos de futebol americano, uma parada anual que acontece na 5a. Avenida de Nova York e o começo do frenesi das compras de Natal são atividades tradicionais. O mais importante, porém, é pensar no Thanksgiving como um tempo de refletir, reconhecer e agradecer por tudo de bom que possa nos ter acontecido, com cada um de nós celebrando a ocasião a seu modo. É um feriado religioso que não pertence a nenhuma fé, adequado a um país que foi fundado nos princípios da liberdade religiosa.