quinta-feira, 25 abril, 2024 15:19

MATÉRIA

Eleição 2016: A Vitória de Donald Trump e a Imigração. O Que Esperar!

Donald Trump tornou-se nosso Presidente Eleito. Eu não sei o que o futuro nos reserva como país, muito menos para uma política específica de imigração ou reforma, mas eu sei que muitas pessoas estão assustadas. Deixe-me compartilhar meus pensamentos iniciais sobre o que isso significa, sabendo que muito pode mudar nas próximas semanas ou meses.
Como já falamos antes, os presidentes não fazem a lei. O Congresso faz isso. Sim, agora, parece que os republicanos manterão o controle do Congresso, mas eles não têm a maioria de que precisam para passar a legislação sem compromisso. O Presidente Trump não terá a autoridade, nem o Congresso, de ter qualquer lei que eles quiserem promulgada sem que os Democratas concordem com isso. Nosso sistema de controles e contrapesos ainda está no lugar.
O que o Presidente Trump pode fazer é mudar a política. Assim como o Presidente Obama criou o DACA, que é sobre como priorizamos as políticas de execução, o Presidente Trump pode tirá-la. Na verdade, Donald Trump disse que ele iria cancelar o programa DACA logo no comeco do seu mandato, por isso vamos ver se ele mantém a sua palavra. Eu não sei se ele vai, mas se eu tivesse DACA, eu sei que eu não iria esperar até depois de 20 de janeiro de 2017 para renová-lo.
O presidente Trump também nomeará pessoas para posições que podem influenciar a política que afetará a vida dos imigrantes. Enquanto a imigração era um tema quente para Donald Trump, eu não acredito que ele estará envolvido na análise jurídica das leis – eu acho que ele vai querer estar mais envolvido em projetos que ele conhece, como a reconstrução de nossas estradas e pontes. Nós aprenderemos muito sobre o que a Presidência de Trump parecerá com quem ele nomeia para seu Gabinete e para outros cargos-chave.
O Tema Imigração – como será que Presidente Trump ve esta questao? Ele ja chegou a conclusao, de acordo com a realidade de que mais de 11 milhões de indocumentados não podem ser simplesmente deportados. Mas eu acho que as prioridades de aplicação mudarão drasticamente. Sob o comando do presidente Obama, o ICE deveria limitar-se a se concentrar nas pessoas que chegaram recentemente ao país, aos criminosos e àqueles com ordens de remoção anteriores.
Sob o comando do Presidente Trump, não creio que o ICE possa exercer o seu poder discricionário, como tem sido o de libertar pais de crianças cidadãs dos Estados Unidos, pessoas que estão nos Estados Unidos há décadas ou pessoas que talvez tenham sido vítimas de crimes. Os imigrantes capturados agora em processos de deportação talvez sejam vistos com um rótulo – “ilegal”. Esta é a área que mais assusta as pessoas – com razão – mas ainda temos o devido processo, o direito de ver um juiz de imigração e ainda há Leis para protegê-lo. Há também milhares de defensores aqui que estão prontos para lutar por você.
De certa forma, eu me pergunto se o Presidente Trump pode trazer mudanças positivas à lei de imigração. Sim, eu disse. Embora eu não pratique a lei de imigração baseada no emprego, sei que esta área tem muitos problemas e talvez a Administração Trump irá entender como o mercado de trabalho precisa de trabalhadores estrangeiros melhor do que as administrações passadas.
Campanhas políticas geralmente precisam de um “outro” como o inimigo para se reunir contra. Seja comunismo, terrorismo ou imigrantes, o medo trabalha para solidificar uma base. E Donald Trump não se tornou o homem de negócios e agora ele é político por ser estúpido. Ele escolheu uma população que muitas vezes não tem voz, que não pode votar, e fez deles seu bode expiatório. Ele realmente acredita que os imigrantes são maus? Não. Ele é casado com uma, seus filhos têm uma mãe imigrante, ele disse que alguns de seus melhores funcionários são imigrantes. Como os políticos antes dele, ele disse coisas extremas para obter votos. É feio, não é desculpável, mas não é novo.
E finalmente, tome o coração nisto. Enquanto escrevo isso, parece que a secretária Clinton ganhou o voto popular. Mais de metade das pessoas que votaram não votaram em Donald Trump para se tornar nosso Presidente. Então, se você sente que o país está contra você, sua família, seus amigos ou sua fé – eu prometo que não é. Mesmo as pessoas que votaram em Donald Trump não são contra você. Eles estavam assustados, como você pode estar com medo agora. Mas eu desafio você a tomar essa energia e transformá-la em educar e compartilhar sua história e mostrando a sua compaixão e bondade para seus vizinhos.
Precisamos lutar pelos direitos dos imigrantes. Talvez precisemos lutar mais do que nunca nos próximos anos. Essa luta, porém, tem de ser com Washington, DC. Vamos parar de lutar entre si. Em nossas vidas diárias, o que podemos fazer agora, é fazer com que todos tenham menos medo e recuperar o coração do nosso país e nosso próprio coração de volta.
Hoje é difícil porque não sabemos o que vai acontecer. Mas não podemos deixar que o medo nos conduza. Ainda temos a Constituição, temos direitos e temos proteções. Eu não desconto o medo – não por um momento. Mas nunca poderemos desistir deste país de imigrantes.

Tracie L. Klinke
Klinke Immigration, LLC
www.klinkeimmigration.com