quinta-feira, 28 março, 2024 05:15

MATÉRIA

Lit C-1 é a moto que nunca cai

Já pensou em pilotar uma motocicleta com teto que não cai nunca? Essa é a promessa da empresa americana Lit Motors, que desenvolveu o protótipo C-1, que graças à utilização de dois giroscópios em seu projeto estrutural mantém o modelo sempre “em pé”.
Já para fazer curvas e contornos é possível inclinar a moto, como nos modelos tradicionais, mas sem risco de queda por desequilíbrio. Segundo seus criadores, mesmo parado o C-1 não tomba nunca.
Apesar do visual e do porte de moto, o C-1 vem equipado com volante no lugar do guidão e assentos com encosto para levar duas pessoas. O sistema de propulsão é composto de motores elétricos nas rodas, que podem levar o veículo a uma velocidade de 160 km/h. A autonomia é suficiente para até 320 km.
A Lit Motors vem trabalhando num protótipo interessante de veículo urbano que combina o conforto de um carro com o tamanho de uma moto. O que realmente chama a atenção é a forma em que a empresa pretende estabilizar o veículo. Através do uso de giroscópios montados na horizontal e controlados por computador, o veículo é capaz de se manter estável, mesmo em duas rodas. Para permitir que o veículo incline em curvas, os giroscópios também são móveis, comandados pelo volante.
A Lit Motors é uma fabricante californiana com foco no desenvolvimento de veículos ecológicos. A empresa revelou que pretende dar continuidade ao projeto da C-1, uma scooter elétrica envolvida por uma carroceria protetora que tem uma particularidade: não cai. Ao contrário das motos comuns, este protótipo conta com dois giroscópios que o mantêm sempre em pé, seja parado num semáforo ou mesmo em situação de colisão.
O veículo, que partilha conceitos de moto e automóvel, é movido por dois motores elétricos de 54 cv – um em cada roda. O conjunto é alimentado por uma bateria de polímeros de lítio, que oferece autonomia de 321 km e também é recarregada por um sistema de recuperação de energia da frenagem. A moto é construída com fibra de carbono e reforçada com aço nas portas. O modelo deve ganhar as ruas em 2014, com preço estimado em US$ 16 mil – R$ 27 mil.