quinta-feira, 28 março, 2024 04:22

MATÉRIA

Maio é o mês das Noivas – Você vai se casar? Saiba como escolher um vestido de noiva perfeito!

O vestido! A peça mais importante e difícil de escolher na hora de montar o figurino da noiva. Há uma infinidade de modelos no mercado, de todos os tipos, tamanhos, marcas, costuras, detalhes, enfim, é tanto modelo que a escolha do vestido pode ser angustiante. Mas sempre tem aquele modelo que vai te conquistar e vai ser aquele mesmo! Vamos conferir algumas dicas para escolher vestidos de noiva da moda?

Primeiramente, o conselho das amigas, da tia, da mãe, da vó, da irmã, enfim, conselhos são sempre bons, mas você deve pensar nos seus gostos e pretensões antes de qualquer conselho. Sua mãe pode adorar um vestido e você pode não gostar tanto da ideia de casar com ele. Então escute os conselhos, mas na hora do veredito pense em você.

A regra de ouro é visitar ao menos cinco lojas diferentes de vestidos. Tal necessidade, apesar de demandar tempo, é boa por dois motivos: primeiro que você vai se deparar com muitos modelos de vestidos e poder experimentá-los. Segundo, que você vai encontrar o melhor preço. Um bom vestido com preço bom é irresistível, certo?

Pense de forma holistica. Pensar holisticamente é pensar no todo, considerar todos os aspectos, balancear todas as variáveis. Isso é: sua cor de pele, seu cabelo, sua personalidade, seu estilo, a decoração de casamento, enfim, tudo que influi na escolha deve ser levado em consideração. Coloque no papel e vá para a escolha!

Ao experimentar, pense que você vai passar o dia todo com ele. Mexa-se. Teste-o em todos os movimentos. Levante, sente, gire os braços. Confira o conforto. Beleza sem conforto pode estragar aquela data que vai ser uma das mais importantes da sua vida. Queremos uma cerimônia inesquecível, certo? Conforto é imprescindível!

No âmbito de moda para casamento, há especialistas. Se você conta com um bom orçamento para o seu vestido de casamento, vale consultar um estilista, um designer de moda ou um costureiro. O especialista vai te dar dicas do melhor modelo de acordo com seu corpo, gostos e pretensões. O palpite de um especialista pode fazer toda a diferença.

Não esqueça dos acessórios! O vestido é o principal, mas deve harmonizar com o calçado, maquiagem, brincos, colares, esmaltes, e tudo mais que você for usar no seu look de noiva.

E a dica final: inspire-se! Há diversas revistas, blogs, sites e outras fontes diversas de inspiração para noivas. Confira os vestidos mais usados do ano. Veja os vestidos das famosas. Pergunte para as suas amigas que já casaram que vestidos elas usaram. Busque pelas fotos dos casamentos que você foi e confira os modelos que você mais gostou. Inspiração é tudo. Gaste tempo com isso e você vai estar preparada para escolher um modelo imbatível.

As Madrinhas de Casamento e as Cores dos vestidos

É sempre uma honra quando alguém te convida para ser madrinha e padrinho de um casamento. Afinal, isso significa que você é alguém muito importante na vida do casal. Sempre que você é chamado para isso, vêm as dúvidas: Com qual vestido, com qual cor, com qual acessório, será que nenhuma outra madrinha vai com uma cor igual a do meu vestido, entre outras perguntas que nos cercam durante os preparativos para o casamento.

Muitas noivas hoje estão adaptando uma moda que se utiliza muito aqui nos Estados Unidos.  A padronização das cores dos vestidos das madrinhas. Muitas vezes isso acaba sendo muito útil para todas, pois não é preciso se preocupar em repetir a mesma cor das demais pois essa padronização fica linda tanto no altar quanto no efeito que causa no álbum de casamento.

É claro que o branco é somente para a noiva, e a cor preta nunca deve ser usada por madrinhas, apenas por convidadas. Pode-se pedir para todas as madrinhas usarem uma mesma cor, por exemplo em sobretons, tecidos, modelos e acessórios diferentes, ou padronizar também esses detalhes, claro que a proximidade que a noiva tem com as madrinhas é muito importante na hora dessa decisão, para não causar nenhum mal estar.

A maquiagem pode ser mais marcada e com os olhos bem ressaltados, pois na fotografia esses detalhes farão a diferença. Afinal, cada uma tem a sua personalidade e estilo na hora de se maquiar. Os sapatos não precisam ser iguais, mas de preferência todos da mesma cor. E se vai usar a mesma cor, por que não a do vestido? Cada detalhe faz a diferença. Os acessórios não precisam ser iguais, pois eles também são pessoais, mas nada que altere as características do vestido.

Tudo deve ser conversado e planejado. A noiva deve sempre manter contato com as madrinhas para que tudo saia de acordo com o planejado, se possível marcar uma reunião com todas juntas para definir todos os detalhes possíveis em relação ao traje. A dica é se elas forem alugar o vestido, alugar todas no mesmo local. A chance das cores saírem iguais são maiores.

E se a Noiva estiver grávida?

Antes de falarmos qualquer coisa, um recado importante: não importa se essa cerimônia é para confirmar os votos do seu casamento e que ele coincidiu com uma gestação, ou se você ficou grávida ainda solteira. Uma gestante é uma mulher em estado praticamente divino, uma noiva é uma rainha entre todos os demais, e uma noiva grávida é a união de dois acontecimentos maravilhosos na sua vida! Então, desencane. Se você está nesse momento poderosíssimo, parabéns! Você vai declarar seu amor a dois amores ao mesmo tempo – um grande e outro pequenininho, dentro de sua barriga. Que demais! Que tal então dar uma passeada pelo universo iluminado da moda gestante para noivas e conferir o que ela tem de melhor?

Primeiras dicas: as alças e o busto

Uma das alterações visíveis em qualquer gestante é o tamanho dos seios. Conforme a gestação avança, eles aumentam de volume e logo já não cabem nos soutiens de sempre. Com o seu vestido haverá problema semelhante. Caso o casamento ocorra numa época mais avançada de sua gestação, cuide para que o busto do vestido que você escolheu esteja um pouco grande agora, para que seus seios caibam nele no dia da cerimônia, ok? Caso o volume deles não aumente tanto até o dia, você pode providenciar enchimentos para que tudo fique acomodado direitinho – afinal, é melhor sobrar espaço do que faltar, não é? Pelo mesmo motivo, convém evitar vestidos tomara-que-caia. Com os seios aumentados, o caimento que agora está perfeito pode ficar estranho no dia da cerimônia. Prefira um vestido com alças, mesmo que seja num ombro só, para garantir a sustentação e também o seu conforto (afinal, passar o casamento todo preocupada se o vestido vai cair ou não… ninguém merece!). Também convém que as alças sejam mais largas; primeiro porque sustentam melhor o novo peso dos seios e, segundo, porque harmoniza melhor com seus novos contornos. Uma alça muito fina para segurar um busto maior dá a impressão de que vai arrebentar.

Caso você tenha seios pequenos, a opção de tomara-que-caia pode ser levada em consideração com mais tranquilidade.

O modelo

Quando se trata de noiva gestante, a variedade de modelos cai um pouco, já que o diâmetro da barriga precisa ser levado em consideração. Você tem duas opções: um vestido totalmente sem cintura ou modelos cinturados logo abaixo do busto. Na verdade, essa segunda opção é a mais usada, por que marca bem o contorno dos seios – que realmente estarão maiores e, por isso mesmo, lindos! As opções sem cintura ficam ótimos em noivas magrinhas e que estão no início da gestação. Feitos em tecido drapeado desde a gola ou então com uma bela amarração entre os seios fica muito bonito! Dica boa: em noivas com estatura menor, eles dão um efeito de alongamento da silhueta. Já os cinturados ficam bem em qualquer noiva gestante, não importa seu peso nem a fase em que a gestação está atualmente. Pode ser um vestido todo soltinho e com uma simples faixa de tecido passando logo acima da barriga, ou com recorte justo nos seios e solto na saia… Pode ser inclusive um vestido mais colado no corpo, se quiser! Normalmente é o modelo preferido de mulheres com personalidade mais forte (sempre conhecemos uma assim, não é?). Desde que não esteja justo a ponto de ficar apertado, claro. Aliás, este é um bom cuidado a ressaltar: se estiver justo no dia da prova, com certeza vai ficar apertado no dia da cerimônia, sobretudo se ainda faltarem 4 ou 5 meses para o grande dia. Muita atenção a isso!

Sapatos: não arrume um vilão!

Agora que você está grávida, seus pés vão tender a inchar mais. E no dia do casamento, você vai passar um bom tempo em pé, vai dançar, vai andar entre as mesas… Ou seja, o inchaço nesse dia é certo! Então, nada de sapatos apertadíssimos e com salto muito alto e muito fino, mesmo que você tenha habilidade de profissional para eles; afinal, você sabe: quanto mais alto e mais fino o salto, maior a tendência dos pés incharem. Prefira saltos médios e largos, para garantir seu conforto nesse dia – pode ter certeza que ninguém vai cobrar “onde está o seu agulha 15”, todos vão compreender. Inclusive, se seu vestido não for rodado, dependendo do modelo fica ótimo uma sandália, sabia? Super chique!

Arranjo de cabelo – olho no tamanho

Como você já vai estar com a barriga maiorzinha – e ainda por cima toda coberta de branco -, evite os grandes arranjos no cabelo, para o visual não ficar todo muito grande. Nada impede o véu com grinalda, é só evitar que eles sejam muito grandes e/ou armados. Mesma coisa com os arranjos com flores: se quiser flores grandes, use uma só, na lateral da cabeça; se preferir pequenas, espalhe-as ou faça um arranjo único. Assim a produção no cabelo harmoniza bem como o vestido sem ficar exagerado.

E daqui para a frente, querida, feliz vida nova!