sexta-feira, 19 abril, 2024 04:45

MATÉRIA

MASTOPEXIA: seios perfeitos com a cirurgia para levantar seios caidos

Mesmo os seios mais perfeitos não podem desafiar a gravidade para sempre. A gravidez, amamentação, grandes emagrecimentos e o processo natural de envelhecimento, em algum momento, irão cobrar o seu preço no contorno e formato dos seios. Entre as alterações mais comuns estão o surgimento de estrias e flacidez, que deixam as mamas caidas e alteram negativamente a estética mamária. Por representar um dos símbolos da feminilidade da mulher, essas modificações no formato das mamas causa um grande impacto sobre a auto estima da paciente, que se sente menos feminina e passa a achar que perdeu a vitalidade da juventude. Porém, você não precisa se conformar com essa situação! A cirurgia cosmética moderna pode proporcionar uma excelente solução, através da cirurgia mama de mastopexia, que além de elevar os seios caidos , devolve seu contorno e estética.

POR QUE OS SEIOS CAEM APÓS AMAMENTAÇÃO E GRANDES EMAGRECIMENTOS?

As mamas são formadas por 3 componentes básicos: o tecido mamário propriamente dito (glândula), gordura e a pele que recobre a região. Enquanto esses 3 elementos estiverem em harmonia, e o conteúdo (glândula e gordura) estiver preenchendo totalmente a pele, a mama irá manter sua forma ( “ficar em pé”), determinada pela genética e hábitos do indivíduo. Entretanto, algumas situações como gravidez e grandes emagrecimentos podem provocar um desequilíbrio entre esses componentes, comprometendo a estética mamária. O súbito aumento de volume durante a amamentação, pode levar a um estiramento excessivo da pele mamária, que se traduz no aparecimento de estrias e flacidez cutânea, e que representam uma quebra na rede de sustentação da pele. Mesmo que a paciente volte ao seu peso original, a pele não retornará ao mesmo tamanho de antes do estiramento, devido ao rompimento de suas fibras elásticas. Com o fim da gravidez e da lactação, os seios perdem volume, e a pele que estava esticada agora ficará flácida. Como resultado, os seios passam a apresentar excesso de pele, ficam caidos e, em casos extremos, podem até mesmo apontar para baixo, deixando-os com uma forma bastante inestética. Embora essa situação seja comum após a gravidez, a opção de manter ou não a flacidez mamária é só sua! Cada vez mais mulheres vem optando pela realização da cirurgia mama de mastopexia, para adquirir seus seios firmes e joviais novamente.

CIRURGIA DE MAMA : PASSO A PASSO DA CIRURGIA LEVANTAR OS SEIOS

Dependendo do grau de flacidez apresentado, a cirurgia mastopexia para levantar os seios pode se constituir de 3 opções cirúrgicas:

1) Aumento do Seios com Protese Silicone: Indicado para os casos onde a paciente deseja aumentar o volume mamário e exibe pouca flacidez (onde a aréola está acima do sulco infra mamário). A inclusão da prótese mamária irá esticar a pele, até ela ficar tensa novamente. Para que isso ocorra, a paciente deve ter pouco excesso de pele, para que se coloque uma protese de tamanho esteticamente aceitável. Nesse caso a cirurgia é realizada em hospital, geralmente sob anestesia local+sedação e requer apenas uma pequena cicatriz no sulco infra mamário, de cerca de 4 cm, por onde será colocado o implante.

2) Mastopexia : Indicado quando a paciente possui um volume adequado, porém com grande flacidez. A simples inclusão de uma prótese nesse caso não corrigiria a flacidez e, deixaria apenas a mama maior e caída. Nessa situação devemos retirar o excesso de pele mamária, para que ela se adeque ao conteúdo e fique firme e elevada. Essa cirurgia envolve uma cicatriz significativamente maior, em forma de “T invertido” na grande parte dos casos, que consiste em uma cicatriz ao redor da aréola, uma cicatriz vertical mediana e outra localizado no sulco infra mamário (dobra cutânea abaixo dos seios). A existência da cicatriz na mama deve ser cuidadosamente discutida com o cirurgião durante a consulta, para que não haja surpresas no pós operatório. Embora a maior parte dos pacientes aceite bem a cicatriz, em virtude do ganho estético obtido e a mesma geralmente fique com aspecto mais discreto com o passar do tempo, deve-se lembrar que qualquer corte na pele irá gerar uma cicatriz e que ela será permanente. Na cirurgia cosmética o cirurgião irá utilizar uma técnica mais apurada, que normalmente resulta em cicatrizes de boa qualidade, porém não há garantias que isso sempre aconteça, já que o processo de cicatrização depende em grande parte da reação normal de cada organismo, e alguns pacientes possuem uma tendência a formação de quelóides e cicatrizes hipertróficas (cicatrizes de mau aspecto estético).

3) Mastopexia com Inclusão de Prótese Mama: Indicada para pacientes que desejam aumentar o tamanho dos seios, porém possuem grande flacidez, que não seria preenchida apenas com um implante mamário de volume adequado, devendo-se ainda retirar pele para que se atinja o objetivo de seios maiores, firmes e levantados. Nesse caso geralmente resulta em uma cicatriz em forma de “T invertido”, como citado anteriormente. A paciente geralmente pode retornar as atividades profissionais em 15-20 dias, desde que não envolva esforço físico e deve utilizar um sutiã compressivo por 30 dias, que dará suporte ao novo formato das mamas durante o processo de cicatrização. Uma das grandes dúvidas mais comumentes apresentadas pelas pacientes, seria como saber se há realmente a necessidade de se realizar uma mastopexia para levantar seios caidos (o que envolve cicatrizes maiores) ou se a inclusão de uma protese mamária já resolveria o problema ( e com cicatrizes significativamente menores). Embora medições precisas devam ser realizadas pelo cirurgião, que juntamente com a paciente irá definir a melhor conduta para cada caso.

Caso você tenha ficado interessada em alguma cirurgia mama citada nesse artigo, ligue (678) 824-8600 e agende sua consulta de avaliação. Como em qualquer cirurgia estética, a cirurgia plastica mastopexia pode proporcionar resultados bastante compensadoras para paciente , desde que ela possua expectativas realistas a respeito de sua cirurgia.