sexta-feira, 19 abril, 2024 13:28

MATÉRIA

Projeto CIES – A comunidade Brasileira agradece

“Este projeto foi idealizado pelo Dr. Roberto Kikawa e será implantado pelo mesmo em Atlanta GA, para atender principalmente, à comunidade brasileira. Entenda mais sobre o CIES”:

Missão

Atender a necessidade de saúde integral do ser humano com qualidade, tecnologia e agilidade no conceito de tratar, educar e prevenir.

Visão

Ser reconhecido mundialmente como o melhor atendimento médico móvel.

Valores

Trabalho em equipe com humildade;

Servir as pessoas com respeito e equidade;

Integridade e Transparência na Prestação de contas. Esses valores compõem o DNA do Amor

O Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) nasce de um cenário carente onde o poder público sozinho encontra dificuldade em suprir todas as áreas de uma das necessidades básicas do cidadão brasileiro e garantida pela Constituição: a saúde.

O seu objetivo é dar à população carente, acesso a exames médicos de média complexidade, como endoscopia, mamografia e ultrassonografia, através das unidades médicas móveis como a Carreta da Saúde, o Box da Saúde da Mulher, o Box da Saúde do Homem e a Van da Saúde.

Todas as unidades móveis do CIES são equipadas com aparelhos de diagnóstico de última geração e consultórios para o atendimento da população de alta vulnerabilidade social.

Associado aos exames, o CIES está trabalhando na conscientização da população sobre a própria saúde principalmente no que diz respeito a cuidados básicos e prevenção de doenças, bem como utilizar de maneira consciente os serviços médicos públicos.

Esse processo de “educação” do indivíduo em adquirir conhecimento sobre estes temas, permitirá inserí-lo na raiz dos problemas de saúde comunitária, que é responsabilidade de todos. Esta é, sem dúvida, a finalidade principal do projeto CIES, que é amplo pela missão de desenvolver um modelo de gestão autossustentável em saúde integrada à educação e à comunidade. Certamente, o sucesso deste projeto se dá como resultado da aliança de forças da comunidade local (pela participação ativa dos seus agentes comunitários e dos seus médicos locais), da iniciativa privada local e do governo.

Os profissionais envolvidos neste projeto terão como fundamento básico a tríade TRATAR, EDUCAR e PREVENIR. A partir do momento em que o paciente recebe um tratamento humanizado e de qualidade, ele apresenta uma melhora rápida. Ao educar o indivíduo ele passa a usar a informação a seu favor, cuidando melhor de si (corpo, alma e espírito) e utilizando os serviços médicos adequados para cada situação.

Desde 2008, a equipe do Projeto CIES, por meio da Carreta da Saúde, dos Boxes da Saúde e da Van da Saúde, além dos Arranjos Produtivos Locais (APL´s), atendeu 500 mil pacientes, em sete diferentes estados brasileiros e mais de 20 especialidades médicas.

O QUE FAZEMOS

O CIES irá complementar o atendimento do município ao se instalar por um período de tempo próximo à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ambulatorial, realizando exames e procedimentos em mais  nove especialidades médicas:

– Coleta de Exames;

– Cardiologia (Ecocardiograma);

– Oftalmologia;

– Otorrinolaringologia;

– Urologia;

– Ginecologia;

– Vascular;

– Dermatologia;

– Pediatria;

– Gastroenterologia (Endoscopia /

   Colonoscopia);

– Mamografia;

– Ultrassonografia;

– Audiometria;

– Coleta de exames laboratoriais;

– Pequenas e médias cirurgias.

Além da realização de exames específicos, o paciente também terá acesso, através de material informativo e palestras com médicos, a informações sobre:

– Cuidados na prevenção de doenças Neoplásicas, Cardiológicas e Infecto-contagiosas;

– Educação sanitária, sócio-ambiental;

– Direitos e deveres para com os serviços médicos oferecidos pela máquina pública.

CONHEÇA AS NOSSAS
UNIDADES MÓVEIS

O Centro Médico Móvel Avançado consiste em uma Carreta de 15 metros de comprimento dotada de um sistema automatizado que permite abrí-la nas suas duas laterais, perfazendo uma área de aproximadamente 100 m2. O projeto foi idealizado pelo Dr. Roberto Kikawa, desenvolvido pela RPR Arquitetura e Truckvan que também construiu o semi-reboque. São quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos diagnósticos de alta tecnologia, àreas de esterilização, bem como duas amplas áreas de espera. A carreta tem capacidade para 3000 atendimentos/mês em nove diferentes especialidades médicas:

– Cardiologia (Ecocardiograma);

– Oftalmologia;

– Urologia;

– Gastroenterologia (Endoscopia / Colonoscopia);

– Mamografia;

– Ultrassonografia;

– Audiometria;

– Coleta de exames laboratoriais.