terça-feira, 23 abril, 2024 03:15

MATÉRIA

Quer jogar? Veja os prós e contras!

Os jogos eletrônicos como Pokémon Go são ótimos para distrair a mente, ocupar os tempos livres e melhorar a memória e concentração. No entanto, para alcançar este objetivo é importante não passar mais de 2 horas por dia jogando, para evitar os malefícios que este tipo de jogo também pode trazer para a saúde.

Pokémon Go é um jogo eletrônico que pode ser jogado no smartphone com Android ou IOS, tablet ou Ipad, que combina o mundo real com virtual. Mas para capturar as pequenas criaturas e assim ter mais pontos no jogo pode ser necessário enfrentar situações de risco como ter que atravessar ruas ou se colocar em locais pouco povoados, o que pode não ser seguro na vida real, havendo o risco de quedas ou assaltos, por exemplo.

Confira os prós e contras dos jogos como o Pokémon Go:

Aspectos positivos

1. Favorece o aprendizado – É um bom estímulo para o cérebro, sendo útil para acelerar as conexões nervosas e facilitar o aprendizado. Além disso, este tipo de jogo eletrônico favorece o planejamento estratégico, pensamentos lógicos e a tomada de decisões no mundo virtual que podem ter reflexo também na vida real.

Saiba que tomar banho de olhos fechados e escovar os dentes com a mão esquerda favorecem o funcionamento cerebral?

2. Melhora a circulação sanguínea – No caso do Pokémon Go há ainda o benefício da caminhada, que estimula a circulação sanguínea e combate o sedentarismo, fazendo que a pessoa esteja mais tempo ao ar livre, em movimento e exposto ao sol, o que pode ser benéfico para os ossos.

3. Combate o ócio e aumenta a produtividade – Este tipo de jogo ainda tem o benefício de manter a pessoa ocupada tanto física como mentalmente, o que pode ser benéfico para ultrapassar barreiras emocionais e para evitar ficar obcecado com o mesmo pensamento repetidamente que pode até mesmo atrapalhar a vida da pessoa.

4. Permite conhecer novos locais – No jogo é necessário caminhar até determinados locais para obter de recompensa objetos essenciais, como Pokébolas ou Poções. Na maioria dos casos, esses locais estão marcados em pontos estratégicos do mapa que incluem edifícios históricos ou culturais. Assim, ao jogar é possível conhecer um pouco mais dos pontos turísticos e culturais da cidade, já que é necessário ir até esse ponto para ganhar a recompensa.

5. Promove a interação social – Devido à presença de pontos fixos espalhados pelo mapa, o jogo Pokémon Go tem aumentado o número de grupos que se juntam na rua para caçar pokémons perto deles. Nestes grupos as pessoas podem conversar entre si para trocar dicas de jogo e, assim, desenvolver novas amizades.

Aspectos negativos

1. Causa dor no pescoço e nas costas – Apesar de todos os benefícios acima citados, como é preciso ficar olhando para a tela do celular enquanto anda, há maior risco de desenvolver má postura, pois a cabeça fica mais voltada para frente e para baixo. Nesta posição, a cabeça pode exercer um peso de cerca de 13 kg sobre a coluna, 8 kg a mais que o que acontece quando a cabeça está centralizada ao corpo. Desta forma, pode surgir intensa dor no pescoço e também no meio das costas.

2. Aumenta o risco de acidentes – O jogo requer um maior nível de concentração na tela do celular e, dessa forma, fica mais difícil estar atento ao que se passa ao redor, aumentando o risco de quedas ou atropelamentos. Além disso, como é necessário caminhar, muitas pessoas estão optando por jogar enquanto dirigem, o que pode levar a acidentes de trânsito.


3. Prejudica a visão
– A proximidade da tela e dos olhos força a visão numa só direção, o que acaba sendo prejudicial à vista porque aos poucos se pode ir perdendo a visão periférica e também ao longe. Além disso, por precisar de mais concentração o jogador fica com os olhos abertos por mais tempo e pisca menos, o que acaba favorecendo a secura dos olhos que pode trazer dor e desconforto visual.

4. Pode causar vício – Por proporciona prazer e a possibilidade de fuga da realidade, existe também o risco de ficar viciado no jogo e de ficar adiando atividades e decisões relacionadas à vida real. Como o cérebro gosta do tipo de recompensa positiva, a cada etapa do jogo, a pessoa passa a preferir ficar horas jogando e sendo bem-sucedido virtualmente do que estudar ou trabalhar, especialmente se ela não estiver contente com estas atividades.

5. Aumenta o risco de depressão

Outros aspectos negativos dos jogos eletrônicos são a diminuição do tempo máximo de atenção, favorecimento do comportamento antissocial e além disso, pode haver o risco de confusão entre realidade e mundo virtual, o que acaba favorecendo a depressão em crianças, jovens e adolescentes.

Como aproveitar ao máximo o jogo sem prejudicar a saúde

Para aproveitar todos os benefícios que este tipo de jogo traz, sem os prejuízos que podem ser provocados, é preciso ter cuidado e não passar mais de 2 horas por dia jogando, em momentos intercalados e estar sempre atento à sua segurança física, mental e emocional.

Conversar com os colegas de sala de aula, do trabalho e com a família também pode ser útil para descobrir se você já está viciado, se está colocando sua vida em perigo ou se houve alguma mudança no seu comportamento depois de começar a jogar esse tipo de jogo.