quinta-feira, 18 abril, 2024 20:12

MATÉRIA

Thanksgiving – O Dia de Ação de Graças

“Celebrado com gratidão pelos Brasileiros que vivem nos Estados Unidos”.

A maioria dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos aprendem a dar valor e a celebrar as datas comemorativas do País, é assim com o dia da independência, com halloween, com muitos outros e principalmente, com o Thanksgiving. Entre muitos motivos, o mais importante é a gratidão que toma conta dos nossos corações em especial nesta ocasião. É um tempo para pensar em tudo o que plantamos durante o ano, em todas as nossas lutas, nas constantes batalhas e nas grandes e pequenas vitórias.

O Brasileiro vai aprendendo conforme vai se envolvendo na cultura americana e, aqueles que querem realmente somar as coisas boas, as inúmeras coisas boas que este País nos ensina, ao que trouxemos de bom da nossa própria cultura, vai com isso ganhando base, criando raízes, reformulando conceitos, rompendo barreiras e crescendo, culturalmente.

Nunca temos a perder quando abrimos nossas mentes para aprender coisas novas e aproveitar a oportunidade de estarmos mergulhados em outra cultura para que com humildade, possamos melhorar como seres humanos a cada dia, aceitando e valorizando as diferenças culturais ao invés de criticar o fato de que as pessoas daqui serem “tão diferentes”. Sim as pessoas são diferentes e isto não é ruim, mas nem sempre o diferente é visto com bons olhos. Estilos, gostos, cores, língua e aparência não definem o caráter das pessoas, é preciso se permitir a proximidade, é preciso chegar perto e aprender, cada dia mais.

O thanksgiving é uma ótima ocasião para agradecer também pela oportunidade de viver esta nova experiência, ao lado de pessoas tão maravilhosamente “diferentes”.

Vamos aprender então, um pouquinho mais sobre o Thanksgiving? O primeiro Thanksgiving foi celebrado na cidade de Plymouth, Massachussets, pelos colonos – após um período de inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621.

Para comemorar o progresso dessa safra, o governador da vila, William Bradford, agendou a festa no início do outono de 1621. Alimentos como patos, perus, peixes e milho faziam parte do cardápio, que foi servido em grandes mesas ao ar livre. Cerca de 90 índios, aliados dos colonizadores que habitavam a região, participaram da festa – que foi estendida por três dias a pedido de Bradford.

Por muitos anos o Dia de Ação de Graças não foi feriado nacional, sendo observado apenas em estados como Nova York, Massachussetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Entretanto, o presidente Franklin Roosevelt instituiu em 1939 que a comemoração seria realizada na terceira semana de novembro para reaquecer o comércio. Como a declaração não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. A questão só foi resolvida depois que o Congresso norte-americano instituiu que o Dia de Ação de Graças seria um feriado nacional comemorado na quinta-feira da quarta semana de novembro.

A comemoração ocorre no Hemisfério Norte em datas diferentes (a celebração no Canadá ocorre na segunda segunda-feira de outubro), e o caráter é bem mais familiar. Geralmente as pessoas fazem grandes reuniões e jantares – e muitos dedicam seu tempo para realizar orações e celebrar missas.

Os grandes jantares em família também fazem parte da tradição. O prato principal geralmente é o peru – o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de “Dia do Peru”, a ponto de o presidente norte-americano dar o “perdão” a um peru na Casa Branca, em outra tradição do país. Os cookies também são muito tradicionais nessa data, assim como o purê de batata-doce, molho de cranberry, couve-de-bruxelas, e as tortas de abóbora ou de noz-pecã.

O Dia de Ação de Graças também é comemorado com uma série de jogos de futebol americano e grandes desfiles – como a Macy’s Thanksgiving Parade