quarta-feira, 24 abril, 2024 08:20

MATÉRIA

Turbine a sua dieta com alimentos saudáveis!

Conheça os 10 “superalimentos” que não podem faltar na sua dieta.

Os chamados superalimentos são alimentos geralmente ricos e adequados para todas as pessoas e, o mais importante, tem sua eficácia comprovada pela ciência.

Assim que você iniciar sua dieta, precisará incluir esses 10 superalimentos em sua lista de compras, pois eles ajudarão a perder peso. Além disso, irão equilibrar seu organismo de forma inacreditável. Mudar os seus hábitos alimentares só depende de você. Com as nossas próximas dicas, sua saúde poderá mudar radicalmente, basta você começar. Confira!

Ovos inteiros

Antigamente temidos por serem ricos em colesterol, os ovos inteiros hoje são um dos maiores superalimentos que existem.

Ao contrário do que pensamos, os ovos não afetam negativamente o colesterol no sangue e também não são causadores de ataques cardíacos.

Se você quiser incluir o ovo em sua dieta, lembre-se: é melhor comê-lo cozido do que frito.

Folhas verdes

Alguns exemplos de folhas verdes são: couve, espinafre, acelga, agrião, alface, entre outros.

Elas são superalimentos porque contém propriedades ideais quando pensamos em formas de perder peso, já que possuem baixas calorias e muitas fibras. As fibras aumentam a sensação de saciedade.

Incluir as folhas verdes na dieta é uma ótima maneira de aumentar o volume de seus pratos, mas não aumentar a quantidade de calorias.

Salmão

O salmão é incrivelmente saudável e aumenta a sensação de saciedade.

Ele é repleto de proteínas, gorduras saudáveis e ainda outros nutrientes. Em sua composição encontra-se também, o iodo, que é essencial para o bom funcionamento da tireoide.

Além disso, o salmão também contém grande quantidade de Ômega-3, que comprovadamente ajuda a reduzir a inflamação e ajuda na saúde do coração.

Feijão preto

Com muitas fibras e proteínas e sua composição, o feijão preto é um dos superalimentos mais completos e eficazes, já que seus componentes ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Sopas

Incluir a sopa na dieta é uma fórmula de sucesso muito conhecida. Porém, muitas pessoas não sabem o motivo que faz com a sopa seja excelente para a perda de peso.

Os alimentos que contém uma quantidade significativa de água, com legumes e frutas, fazem com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e, consequentemente, demoram mais tempo para sentir fome.

É assim que a sopa funciona: você adiciona mais água em sua dieta através dela.

Diversos estudos comprovam que as pessoas que comem a mesma comida em forma de sopa no lugar do alimento sólido se sentem satisfeitas por mais tempo e comem menos também.

Queijo cottage

Os produtos derivados do leite geralmente são ricos em proteínas e cálcio. Um dos melhores exemplos é o queijo cottage. Além disso, também possui pouco carboidrato e pouca gordura.

Pimenta

Considerada um dos maiores superalimentos que existem, a pimenta é bastante útil na hora de auxiliar a perder peso. A capsaicina, substância presente na pimenta, comprovadamente ajuda na redução do apetite. Além disso, ela também acelera a queima de gordura no organismo.

Frutas

Frutas são, naturalmente, superalimentos. Não é à toa que 9 entre 10 especialistas comprovam e defendem as propriedades nutritivas das frutas.

Há tempos, é comprovado que as pessoas que ingerem frutas com mais frequência são mais saudáveis do que aquelas que não ingerem.

Mesmo as frutas que contém algum açúcar possuem baixa densidade energética e levam um tempo para mastigar. Além disso, a fibra presente nas frutas ajuda a prevenir que o açúcar seja liberado rapidamente para a corrente sanguínea.

Sementes de chia

Novidade nas prateleiras brasileiras, as sementes de chia são superalimentos extremamente nutritivos. Elas ajudam a emagrecer, tem efeito desintoxicante e também auxiliam na redução de gordura.

Por ser uma das maiores fontes de fibra, faz com que a saciedade seja alcançada com facilidade, evitando a ingestão de uma quantidade exagerada de alimentos.

Atum

O atum é mais um dos superalimentos de baixa caloria e ricos em proteína.

É considerado um peixe magro, sem muita gordura. Se decidir incluir o atum enlatado em sua dieta, prefira o atum em água, não em óleo.