quarta-feira, 24 abril, 2024 03:50

MATÉRIA

6 comportamentos que afastam as pessoas de você

E se você anda alimentando atitudes que considera positivas, mas que, na realidade, estão prejudicando os seus relacionamentos? Veja a seguir se este é o seu caso.

Q

ualquer pessoa tem características em sua personalidade que podem ser decisivas na hora de ser capaz ou não de manter um relacionamento exitoso, tanto no meio social, como no profissional ou sentimental. Isso porque há atitudes que são naturais e quase inconscientes, que se reproduzem em todas as relações que a pessoa mantém.

Está claro que o que deveria ser feito é alimentar aquelas atitudes tidas como positivas, mas nem sempre isso é o que acontece na prática. Há hábitos que simplesmente vão afastando as pessoas, por serem nocivos ou desagradáveis. Você enfrenta dificuldades para cultivar e manter seus relacionamentos? Confira a seguir 6 comportamentos que costumam afastar as pessoas e descubra se é o seu caso.

1) Ser ciumento por natureza

O ciúme nunca deveria ser entendido com uma demonstração de afeto ou consideração. Na verdade, é um sentimento que desperta necessidade de controle e possessão, gerando mal-estar e frustração em ambos os envolvidos.

A melhor forma de evitar alimentar esse tipo de impulso é reconhecendo suas próprias virtudes, bem como as coisas positivas que acontece na sua vida. Além disso, deixe de lado as comparações, porque sempre tendemos a ver a vida do outro melhor do que realmente é na verdade.

2) Querer ser o centro das atenções

Seja pelas conquistas ou pelas “desgraças”, há pessoas que insistem em ser o centro das atenções. Basta alguém lançar um tema para a pessoa puxar para si os holofotes, tendo sempre um caso pior, mais absurdo, mais difícil, mais maravilhoso, etc. Está claro que o que tenta, realmente, é receber atenção constante.

Esse esforço para atrair a atenção o tempo todo é desgastante para quem estar ao redor, pois se sente desvalorizado e desmerecido. Saber escutar é princípio fundamental para qualquer relacionamento.

3) Não saber lidar com as críticas construtivas

Se você é daquele tipo de pessoa que costuma reagir com raiva e frustração cada vez que recebe uma crítica construtiva, cuidado: não há pessoas perfeitas no mundo, e ser capaz de reconhecer os falhos que comete é sinal de fortaleza.

É uma questão de autoestima. Primeiro, recebe com ouvidos atentos os comentários negativos. Depois, encontre neles a motivação que necessita para melhorar sua atitude, seu comportamento. Você só tem a ganhar ao lidar com as críticas como uma oportunidade de aprendizagem.

4) Ser vitimista e negativo

Dividir a rotina com pessoas que são capazes de ver somente o lado negativo das situações é esgotador. Além disso, normalmente o negativismo vem acompanhado pelo vitimismo, um esforço evidente de dar lástima nos demais.

É compreensível que as pessoas prefiram estar com quem transmite alegria e felicidade. Atenção: não se trata de fingir que tudo é perfeito, mas de saber reconhecer que nem tudo vai tão mal assim. A gratidão é uma grande virtude.

5) Usar o excesso de sinceridade como desculpa

A sinceridade travestida de má educação é uma das grandes responsáveis pelo fim do relacionamento. Nenhum amigo ou companheiro tem disposição para aguentar comentários incômodos e sem filtro, com a desculpa de estar oferecendo nada mais que a verdade.

Faz parte das habilidades sociais ser empático na hora de lidar com os demais, especialmente quando o assunto é delicado. Além disso, uma boa estratégia é limitar-se a emitir opiniões só quando elas forem realmente demandadas.

6) Ser emocionalmente instável

Ninguém gosta de estar perto de uma pessoa instável, que parece estar permanentemente em uma montanha-russa de emoções. Nunca se sabe o que pode provocar um ataque de nervos, uma briga ou uma crise de choro.

Ter certa previsibilidade é fundamental para que a pessoa se sinta cômoda para conversar e confiar detalhes de sua intimidade. Sem isso, um relacionamento não avança.