quarta-feira, 24 abril, 2024 12:05

MATÉRIA

A importância de uma marca para a sua empresa

É algo bastante comum entre donos de empresas terem dúvidas sobre a importância de uma marca para identificar os seus negócios. Muitas vezes, essas dúvidas começam na terminologia – muitos chamam de logo, logomarca ou simplesmente marca. Essa é uma discussão antiga e polêmica, tratada de diversas formas entre profissionais de Design Gráfico.

Esse artigo, aborda de forma simplificada sobre a importância das marcas para as empresas. Na maioria dos casos, os donos de empresas não dão crédito para este importante elemento. Ignorando o fato de que é a marca da empresa que constrói o relacionamento com os seus clientes. É a marca que traduz para o público alvo os conceitos da empresa, os seus produtos e serviços. É ela que comunica e identifica.

A maioria dos donos de negócios, iniciam as suas empresas começando pelo aluguel de um espaço e a compra de estoque ou equipamento, esquecendo do principal – “o desenvolvimento de uma marca e da identidade da empresa”. A marca deve ser o primeiro item de identidade de uma empresa a ser desenvolvido, pois através dela, que conceitos serão criados e estabelecidos, e os parâmetros como cores, formatos, fontes e elementos serão definidos.

Este processo não é simples e requer muita pesquisa. Muitos donos de negócios possuem uma visão incorreta sobre as etapas do desenvolvimento de uma marca e, acreditam que uma marca ou identidade de uma empresa pode ser feita por qualquer um. Alguns até mesmo, acreditam que basta sentar na frente de um computador e “voilá”, está tudo pronto em apenas alguns minutos. Esses são paradigmas que devem ser quebrados. Por isto, estamos constantemente orientando nossos clientes, no sentido de que este é um processo sério e deve ser tratado como tal, pois dele, depende o sucesso da empresa.

Não existe uma receita pronta ou pré-fabricada, todo o processo de desenvolvimento de marca, deve passar primeiramente, por pesquisa. Se alguém falar para você que o seu sobrinho faz ou um amigo ou alguém, fará uma marca para você em alguns minutos, infelizmente o resultado desse trabalho será incompleto e ineficiente.

Se uma marca não fosse importante, grandes empresas jamais investiriam milhões para mantê-la ou até mesmo, fazer as atualizações que chamados de “redesign”.

Alguns desejam desenvolver uma marca para a sua empresa e dizem: “faz ai qualquer coisa” ou “é para fazer algo bem simplezinho”. Acreditar que uma marca é algo simples é um conceito equivocado. Alguns procuram símbolos no Google e quando encontram uma marca que gostaram, apenas substituem o nome original da empresa pela empresa delas e mantem o restante dos elementos. Se você tem a intenção de fazer isso, saiba que isto é muito mais sério do que você pensa e pode te causar uma dor de cabeça tremenda. A minha recomendação é, NUNCA faça isto. Fazer cópia de símbolos da internet é ilegal, pois infringe a lei de direitos autorais e você pode acabar tento que responder por isso judicialmente. Desta forma, justificamos que o desenvolvimento de uma marca não é um processo tão simples quanto as pessoas pensam. Novamente digo que, o primeiro item necessário para a criação de uma boa marca é uma boa pesquisa relacionada ao negócio, ao ramo de atuação e público-alvo.

Existem empresas que oferecem esses serviços de desenvolvimento de marca pela internet. O grande problema com este tipo de serviço, é que na maioria das vezes os exemplos que estão lá não são autênticos e são usados por um grande volume de pessoas em todos os ramos de serviços, que ocasionalmente podem receber o seu cartão de visitas ou uma comunicação da sua empresa e dizer que já viu aquele símbolo ou marca em algum lugar. Desta forma, é necessário que os donos de empresas que já possuem alguma identificação ou que não possuem nada, procurem um profissional que saiba do processo e que tenha conhecimento do assunto, para que as pesquisas sejam realizadas e que os projetos desenvolvidos sejam customizados de acordo com as necessidades e perfil de cada empresa.

A ordem dos trabalhos normalmente é iniciada pelo desenvolvimento da marca, onde os elementos serão definidos, tais como: cor, fonte, símbolo, formato, plano de aplicação da marca. Em seguida, os materiais básicos de identificação são desenvolvidos, como por exemplo o cartão de visitas, partindo para outros itens como: website da empresa, papelaria, personalização de veículos, sinalização, dentre outros, já como parte de um processo de identidade corporativa da empresa, buscando padronização.

Esperamos com este artigo, ter esclarecido algumas dúvidas dentro do processo de desenvolvimento de uma marca, lembrando, que este processo deve ser feito por um profissional da área, que possui experiência em identidade corporativa, pois desta forma, você terá a certeza de que todas as etapas do processo de desenvolvimento serão seguidas e com certeza, você terá uma marca forte que comunicará o seu negócio de forma eficiente e autêntica, que contribuirá para o sucesso da sua empresa.