sexta-feira, 19 abril, 2024 08:41

MATÉRIA

Cidade de East Cobb

Você sabe exatamente onde é e o que significa? Como e por quem é governada e principalmente, como isso pode afetar a sua vida se você mora ou pretende morar nesta cidade ou nos arredores?

Com certeza todos já ouviram falar de East Cobb, mas onde exatamente é East Cobb? 

East Cobb é a parte leste do Condado Cobb (Cobb County) que não faz parte da Cidade de Marietta, apesar que praticamente todas as pessoas que moram em East Cobb possuem Marietta no seu endereço. East Cobb hoje não é uma cidade (não tem seu próprio governo nem paga seus próprios impostos), é simplesmente uma parte do condado de Cobb e, portanto, é governada pelo condado, e suportado pelos impostos pagos ao Condado. Isso é justamente o que os proponentes da Cidade de East Cobb querem mudar. 

No final de 2018 o grupo chamado Committee for Cityhood in East Cobb (Comitê para a formação da Cidade de East Cobb) pagou a Universidade Georgia State para conduzir um estudo de viabilidade para a nova cidade. O resultado desse estudo foi positivo e mostrou que a Cidade de East Cobb seria mais que suficiente para se manter. 

Esse estudo considerou uma área de aproximadamente 40 milhas quadradas localizada leste da I-75 e norte da 285. A população dessa nova cidade seria em torno de 96,000 pessoas, o que faria City of East Cobb a segunda maior cidade de Metro Atlanta, atrás somente da Cidade de Atlanta. Essa area incorporaria os distritos das escolas Walton, Lassiter, e Pope. A nova cidade teria uma arrecadação de aproximadamente $46 Milhões, onde aproximadamente $23 Milhões viriam do imposto sobre propriedade (equivalente ao IPTU do Brasil). O maior gasto da nova cidade seria segurança pública: $19 Milhões, onde a polícia ficaria com $12 Milhões. 

Os proponentes da nova cidade dizem que a criação da Cidade de East Cobb irá trazer os seguintes benefícios para os moradores da região:

Escolas  As melhores escolas no Condado de Cobb estão localizadas em East Cobb e isso não irá mudar. Os alunos continuariam a frequentar as mesmas escolas que frequentam hoje, e a mesma ênfase continuará a ser dada às escolas para mantê-las como referência educacional na região.

Segurança  A Cidade de East Cobb teria o seu próprio distrito policial e de bombeiros, o que aumentaria a segurança e o patrulhamento através de um maior esquadrão policial, diminuição no tempo de respostas às emergências, e modernização tanto dos equipamentos quanto da tecnologia nos departamentos de polícia e bombeiro. Atualmente a área de East Cobb deveria ter 77 policiais servindo a comunidade, mas só conta com 53. Depois da incorporação, os proponentes da nova cidade prometem o dobro de policiais.

Impostos O estudo da Universidade da Georgia determinou que caso East Cobb seja incorporado para a sua própria cidade, as arrecadações que já são recolhidas hoje de empresas e indivíduos que funcionam e moram na área, geraria uma renda quase $3 Milhões acima daquela necessária para as despesas da cidade. Assim sendo, acredita-se que os impostos podem diminuir.

Serviços Com a criação da nova Cidade, os representantes da cidade e seus cidadãos terão capacidade para determinar o que será feito na cidade. Por exemplo, os representantes da cidade irão decidir sobre zoneamento, projetos de melhoramento público como ruas, areas verdes, parques, recreação, desenvolvimento urbano e mais. 

O Condado de Cobb não vê a criação de uma cidade nova desde o final do século 19. O processo para a criação da nova cidade leva pelo menos dois anos e involve vários passos. O primeiro foi o estudo de viabilidade. O segundo foi a introdução do Projeto de Lei 718 (House Bill 718), pelo Representante do Distrito 45, Matt Dollar, no dia 2 de abril deste ano. O Projeto de Lei 718 irá passar por uma votação na próxima sessão da House of Representatives em janeiro de 2020. Caso seja aprovado, os cidadãos terão a chance de votar durante as eleições primárias dia 24 de março de 2020. Se os cidadãos votarem aprovando a criação da nova cidade, um prefeito será eleito nas eleições do dia 3 de novembro de 2020. 

A incorporação de uma área de condado para uma cidade pode ter muitas consequências. Várias delas já foram mencionadas aqui. A maior consequência, entretanto, é o fato de que os recursos recolhidos através de impostos, e outras taxas dos residentes passariam a ficar dentro da área ao invés de ser espalhados por todo o condado. Em outras palavras: residentes de East Cobb irão se beneficiar por terem mais recursos disponíveis enquanto aquelas áreas que permanecerão fora dos limites da cidade terão menos recursos. 

Outra consequência da criação da Cidade de East Cobb será uma valorização das propriedades localizadas dentro da cidade e uma desvalorização daquelas que permanecerem fora. As propriedades irão subir de valor porque se o projeto atual for aprovado as 3 High Schools mais conceituadas da região ficarão dentro da cidade enquanto as menos conceituadas ficarão fora. Além disso, a área irá concentrar as propriedades mais caras do Cobb County e também os cidadãos com as maiores rendas, dessa maneira aumentando a disparidade social de Cobb County. 

Uma possível consequência, é o aumento dos impostos daqueles que permanecerem fora da cidade, já que o Condado talvez passe a cobrar mais impostos para suprir os impostos que foram perdidos para a cidade. 

Cidades são capazes de cobrar taxas de franquia de companhias que fornecem serviços com luz, tv ou internet. Isso quer dizer que essas contas mensais podem passar a serem maiores na Cidade de East Cobb quando ela for incorporada. 

Todos aqueles que possuem propriedade em Marietta mas estão fora da cidade de Marietta precisam prestar atenção no desenvolvimento da Cidade de East Cobb. Esses cidadãos precisam determinar se estão a favor ou contra a criação da cidade e ir para as urnas para que sua opinião seja ouvida. 

Caso a incorporação da nova cidade seja aprovada, haverá muitos casos de indivíduos cuja propriedade não foi incorporada apesar de ser adjacente à nova cidade. Esses indivíduos, ou subdivisões (no caso de comunidades com condomínios), terão oportunidade para aplicar junto a nova cidade para serem incorporados a ela. Para saber se a sua propriedade está dentro ou fora dos limites da cidade atualmente propostos visite o site: communityofeastcobb.com.

Para saber mais como a criação, ou não criação dessa cidade pode afetar a sua propriedade, entre em contato comigo diretamente no 843-267-4165 (WhatsApp ok) ou me siga nas redes sociais www.facebook.commgnfinehomes. Até a próxima, Leah Nascimento, Corretora de Imóveis.