terça-feira, 23 abril, 2024 19:58

MATÉRIA

Entrevista Dra. Gabriele Miotto

A Dra Gabriele Miotto é cirurgiã plástica especializada em cirurgia estética, especialmente de rejuvenescimento facial cirúrgico e não-cirúrgico. Ela é brasileiríssima, gaúcha de Erechim no Rio Grande do Sul. É cirurgiã plástica com formação tanto no Brasil como nos EUA. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Sociedade Americana e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Dra Gabriele se mudou para os EUA em 2010, quando se casou com o também cirurgião plástico Dr. Felmont F. Eaves III,  em Atlanta. Foi através de participações em congressos internacionais de cirurgia plástica que ela o conheceu. Dra Miotto adora morar em Atlanta onde ela sente prazer e honra enormes em atender os pacientes que a procuram para melhorar a autoestima e a autoimagem, mesmo que seja para entender como podem envelhecer melhor integrando pequenos procedimentos e cuidados com a pele.

Em entrevista à Viver Magazine, Dra. Gabriele disse que o impacto positivo na vida dos pacientes, especialmente dos que entendem sobre processo interno da beleza e do autocuidado é muito recompensador.

Dra. Gabriele atende pacientes em sua clínica, a “ME Plastic Surgery Atlanta” em Buckhead e tem um time maravilhoso que a  ajuda a cuidar dos pacientes, inclusive em Português. As cirurgias plásticas são realizadas no centro cirúrgico ambulatorial da Emory em Buckhead, e faz pequenos procedimentos com anestesia local, lasers e injetáveis (toxina botulínica, preenchedores) em sua clínica. Ela afirma ainda que adora contribuir para a educação médica também e por isso, é professora adjunta de residência médica de Cirurgia Plástica da Emory University e faz palestras anualmente nos principais congressos Americanos de cirurgia plástica e está sempre se aperfeiçoando. Dra. Miotto afirma que se sente privilegiada em exercer a profissão de médica e cirurgiã plástica com dedicação, responsabilidade e amor pois sabe que essa é a sua vocação e propósito. 

Confira abaixo, a entrevista exclusiva que a Dra. Gabriele Miotto deu à Viver Magazine sobre o “face lifting” um dos procedimentos mais procurados nos dias de hoje. 

Viver: O que é lifiting facial ou facelift?

Dra. Miotto: O lifting facial or ritidoplastia (facelift) é um procedimento cirúrgico que reposiciona os músculos e a gordura da face, e remove o excesso de pele, realçando e rejuvenescendo o contorno facial de maneira duradoura. O objetivo é rejuvenescer e embelezar a face preservando o seu aspecto natural.

O lifting facial completo restaura e define os traços da mandíbula e minimiza a flacidez do rosto e pescoço. É uma das técnicas cirúrgicas mais procuradas e que permite individualização dos resultados já que cada face tem suas características próprias.

Dentre as indicações para o lifting facial temos: sulco nasolabial profundo, bochechas caídas, perda da definição da mandíbula com “jowls”, perda do seu ângulo entre a face e o pescoço, flacidez muscular e de pele, falta de gordura na face, ou excesso de gordura na região no pescoço e da face. 

Viver: Lifting facial corrige a flacidez de todo o rosto? 

Dra. Miotto:  O lifting facial melhora a flacidez muscular e de pele do rosto e do pescoço de maneira significativa, mas não corrige totalmente a flacidez quando o grau de flacidez já é avançado. O lifting facial não corrige a flacidez das pálpebras e a queda do supercílio, o que é corrigido com uma cirurgia específica de pálbebras (blefaroplastia) ou de supercílio (lifting do supercílio ou “brow lift”)

Viver: Depois do procedimento de um lifting facial, quanto tempo demora para ter o resultado final?

Dra. Miotto: Os resultados já são percebidos nas primeiras semanas após a cirurgia, e em torno de 4 semanas após a cirurgia a maioria das pacientes já estão com a vida social normal, apesar de ainda apresentarem algum inchaço na face. Os resultados se tornam definitivos após o 6º mês. 

Viver: Como saber se o face lifting é indicado para a pessoa?

Dra. Miotto: Todos os pacientes passam por uma consulta completa de avaliação facial e clínica. Avaliamos a presença de flacidez muscular, flacidez de pele, excesso de gordura facial, queda da gordura facial e cervical e o dano solar sofrido ao longo dos anos. Flutuação de peso intenso também afeta muito a elasticidade da face. O plano cirúrgico, ou não cirúrgico, é definido de acordo com as expectativas e desejos do paciente e do exame clínico. Segurança cirúrgica é muito importante. Não indicamos o lifting facial em pacientes com problemas de saúde que interfiram na cicatrização ou na segurança anestésica, pois o lifting facial é realizado com aneistesia geral ou sedação profunda. 

Viver: Onde ficarão as cicatrizes de um lifting facial?

Dra. Miotto: As cicatrizes do lifting facial podem ser escondidas em vários locais, especialmente no couro cabeludo, ao redor das orelhas e embaixo do queixo. Usamos a técnica “deep plane facelift” que não deixa tensão na pele (não estira a pele), então as cicatrizes geralmente são imperceptíveis após 6 meses de cirurgia.

Viver: Homens também fazem lifting facial? Se sim, o que acontece com o formato da barba próximo da orelha?

Dra. Miotto: Sim homens também fazem o lifting facial, inclusive com muito mais frequência que no passado. A aparência masculina também se tornou mais valorizada. No lifting facial masculino cuidados são tomados para manter a face masculinizada com ângulos mais retos e com ênfase em um contorno mandibular forte. Os folículos da barba próxima da orelha são manualmente retirados para não haver crescimento da barba na orelha, onde a pele é retirada, mas geralmente a barba crescerá um pouco mais perto da orelha especialmente se a flacidez era grande e houve grande remoção de pele. Remoção da porção lateral da barba à laser após a cirurgia também é uma opção caso o paciente deseje.

Viver: Quanto tempo dura um lifting facial?

Dra. Miotto:  De acordo com vários estudos o lifting facial dura em torno de 7 a 10 anos, mas dependendo de como o paciente envelhece, pode durar mais tempo. O lifting restaura os tecidos da face para uma posição mais rejuvenescida, então a face sempre estará mais rejuvenescida no futuro quando comparada a outras pessoas da mesma idade que não se submeteram ao procedimento.  O lifting facial restaura e retarda o envelhecimento, porém o nosso envelhecimento natural continuará acontecendo com maior ou menor intensidade de acordo com tendências genéticas e estilo de vida de cada um.

Viver: Quais outros procedimentos cirúrgicos complementam o resultado do lifting facial? 

Dra. Miotto: É importante ressaltar que a face não envelhece em parte isoladas. Existe um envelhecimento global da face que acontece naturalmente em todas as áreas, especialmente ao redor dos olhos e da boca. Durante o lifting facial é muito comum associarmos outros procedimentos para termos um resultado final ideal de harmonia e embelezamento. Cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), elevação do supercílio caído (brow lift), reposição de gordura na face (fat grafting) e lifting dos lábios (lip lift) são os procedimentos mais comuns associados ao lifting facial que promovem um rejuvenescimento e harmonização global da face. Eles também podem ser feito separadamente quando necessário.

Viver: O que é e o que as pessoas precisam saber sobre o Lip Lift?

Dra. Miotto:  O lip lift é um dos procedimentos mais poderosos para rejuvenescimento dos lábios mas que ainda é pouco divulgado. Conforme envelhecemos, o lábio superior vai se alongando, perdendo volume e escondendo os dentes superiores. A maioria das pessoas acreditam que preenchedores labiais tipo ácido hialurônico, são o melhor tratamento para lábios finos e envelhecidos. Mas isso não é verdade. Lábios finos e longos são melhores tratados removendo o excesso cutâneo e sendo projetados com o próprio tecido do lábio. A exposição de dentes superiores escondidos causa um efeito rejuvenescedor incrível, e isso não é possível com preenchedores. Se colocarmos preenchedores em um lábio longo e fino teremos a clássica deformidade do “duck lip” e ainda maior alongamento do lábio, o que infelizmente vemos com frequência atualmente. Lábios bonitos e sensuais são proporcionais e flexíveis, com exposição dos dentes superiores, e certamente não são inflados e rígidos como acontece com excesso de preenchedores.

Viver: O que é preciso fazer para manter o resultado de um lifting facial ao longo dos anos?

Dra. Miotto:  Essa é uma pergunta muito importante. A manutenção do resultado de qualquer procedimento cirúrgico, especialmente de rejuvenescimento facial depende de rotinas diárias que temos em relação aos cuidados com a nossa alimentação, atividade física e tratamentos da pele. Açúcar e calorias em excesso, sedentarismo, excesso de exposição solar, tabagismo, sono irregular e falta de limpeza e hidratação da pele aceleram o envelhecimento da face, e também do corpo. Integração de um estilo de vida saudável juntamente com alguns cuidados diários com a pele são fundamentais para a longevidade de qualquer resultado estético. No atendimento das minhas pacientes eu dou muita atenção para o estilo de vida, para as necessidades individuais de cada um, para os tratamentos de pele necessários, a fim de que possamos estabelecer um plano de manutenção e beleza a longo prazo e viver uma vida feliz sem exageros.

ME PLASTIC SURGERY

Dra. Gabriele Miotto, MD

Dr. Felmont F. Eaves III, MD

www.meplasticsatlanta.com

www.drmiotto.com

Telefone: (404) 850-5851

3200 Downwood Circle NW 6th Floor Atlanta, GA 30327