quinta-feira, 25 abril, 2024 18:20

MATÉRIA

Entrevista – Fernanda Vicenca Hodges Segundo Lugar no Campeonato de body building – Categoria Wellness da Geórgia!

Fernanda Hodges, a nossa entrevistada de hoje, é brasileira, casada e residente aqui do Estado da Geórgia nos Estados Unidos, portanto, membro da nossa comunidade brasileira aqui de Atlanta. O que nos faz muito alegres e orgulhosos em poder não só testemunhar as suas conquistas, mas também, em poder falar sobre elas, inspirando com isso, muitas outras pessoas a não desistirem dos seus sonhos. 

Recentemente, Nanda competiu no Georgia World Congress Center, na categoria Wellness e conquistou nessa, que foi a primeira competição da sua vida,  o segundo lugar no campeonato. 

E é claro que a Viver Magazine não poderia deixar de contar como essa história começou, e também, tudo o que a gente pode esperar dessa campeã para os próximos anos. 

Sempre que nos deparamos com pessoas que conseguem reverter o rumo que suas vidas tomaram, mas, mesmo com muitos obstáculos não desistiram de seguir em frente e alcançar o sucesso em suas batalhas,  precisamos coletar o passo a passo dessas histórias e passar à frente, espalhando as boas novas aos quatro cantos do universo, para que isso sirva de lição de vida. Estamos vivendo momentos tão difíceis em todos os sentidos e enfrentando inimigos que nem mesmo podemos enxergar, como esse coronoa vírus, que fez o mundo parar, e com isso, acabou com os sonhos e planos de muitas pessoas. É por isso, que precisamos nos manter conectados, seguindo os exemplos de persistência e sucesso, e falar de  fatos que aconteceram com pessoas reais, pessoas simples, com recursos que a maioria de nós aqui em nossa comunidade possuímos, vai trazendo assim, um pouco mais de esperança para as pessoas, mostrando a elas que os sonhos ainda podem ser alcançados. Que precisamos realinhar os nossos planos, encontrar novos caminhos, sem perder o alvo, nem desistir jamais, de cruzar a linha de chegada.

O nosso  bate papo hoje é com essa guerreira, que muito bem nos representa, como atleta e também como brasileira, que não cruzou as fronteiras desse País para nos envergonhar fora do Brasil, mas ao contrário, veio mostrar ao povo americano, o quanto somos fortes e disciplinados e principalmente, o quanto somos apaixonados e fazemos com excelência tudo aquilo nos propomos.  

Além de um corpo escultural e atlético, Fernanda também é dona de uma personalidade forte, porem simples, de uma humildade encantadora, explicita na face de alguem que aprendeu na marra, a driblar as próprias vontades e tentações e também a superar as críticas, que na maior parte das vezes, chegavam do seu próprio povo, de quem ela esperava apoio e incentivo. 

Saiba agora um pouco mais, sobre a vida e a trajetória de Fernanda Vicenca Hodges

Vamos às perguntas?

Viver – Nanda, em que momento da sua vida, você sentiu vontade de mudar o seu estilo de vida?

Fernanda: O exato momento que eu decidi mudar a minha vida, foi quando eu cansei de me olhar no espelho e não gostar do que eu estava vendo e também de como eu me sentia, cansada, sem energia e eu sabia que se eu mudasse a minha alimentação, ia ser diferente.

Viver – A decisão de mudar o estilo de vida e também o seu corpo, teve alguma motivação especial? 

Fernanda: A minha motivação especial para querer mudar o meu corpo sempre foram as atletas. Eu sempre achei muito lindo ver como o corpo reage durante a preparação e até o final da competição. Eu acho realmente muito lindo. 

Viver – No começo a sua vontade era só de emagrecer, de ter um corpo escultural e atlético ou a ideia do “body building” já existia desde o princípio?

Fernanda: No começo eu queria só me sentir melhor, mais bonita, colocar uma roupa e me sentir feliz com aquela roupa. Eu nunca imaginei que um dia eu poderia chegar até aqui e competir. Esse realmente não era o meu objetivo.

Viver – Quando você começou esse processo de mudança, alguem em especial te inspirou ou te mostrou que isso era possível?

Fernanda: Não! Não tive ninguém que me inspirou, sempre foi só mesmo a minha admiração pelas atletas e também alguma coisa dentro de mim, que me dizia que se eu me dedicasse, seria possível para mim também. 

Viver – Qual foi o seu maior obstáculo?

Fernanda: O meu maior obstáculo foi mudar a minha mente, mudar a forma de pensar, conseguir dizer não, quando era preciso e retirar o açúcar da minha vida. 

Viver  – Com relação à sua rotina diária e alimentação, o que foi mais difícil abandonar?

Fernanda: O mais difícil de abandonar foi o açúcar e também a minha vida social, pois a partir do momento que você assume o compromisso com o seu corpo e a sua mente, você precisa de disciplina, e tudo, realmente tudo precisa de disciplina e concentração, precisa ter horários e planejamento.

Viver  – Teve algum momento em que você pensou em desistir?

Fernanda:  Sim, teve muitos momentos em que eu pensei e até desisti, me perguntando: Pra quê tudo isso? Mas depois de 6 meses eu engordei tudo novamente, e ali, me vendo novamente com aquele corpo que eu não queria, diante daquele rebote, eu voltei ainda mais forte e mais decidida a seguir em frente e dai em diante eu nunca mais caí na tentação de desistir.

Viver – Quando tempo levou para você olhar no espelho e perceber que aquela “old Fernanda” não existia mais?

Fernanda: Isso aconteceu quando eu comecei a olhar nos espelho e ver o meu corpo mudando, ver mais músculos nos meus braços, ver as roupas ficando mais bonitas no meu corpo e principalmente, quando as pessoas vinham me cumprimentar, dizendo que eu estava mais bonita e como elas me achavam vencedora e perseverante.

Viver – Quais os seus planos para o futuro, o que você almeja, aonde você quer chegar?

Fernanda: Eu quero continuar competindo, quero ganhar participar e ganhar nessas competições, em vários Estados e também Países, quero muito viajar competindo e no futuro, é com isso, com essa minha paixão, que eu quero trabalhar. 

Viver – Você enfrentou algum tipo de preconceito e críticas? Como você lidou com isso?

Fernanda: Preconceito nunca, mas as criticas sempre existiram, e eu sofri muito com isso, mas esse sofrimento durou até eu aprender que quanto uma pessoa te critica, o problema não está em você, mas na pessoa que te criticou. A pessoa é que tem um problema, e com certeza ela está tentando descontar ou descarregar aquele problema em alguem. Então aprendi a enxergar as criticas do jeito que elas precisam ser vistas e a não deixar mais que aquilo entrasse no meu coração. 

Viver – O que você diria, para quem está começando agora. Para aquela pessoa completamente fora de forma, acima do peso, que se olha no espelho e não se reconhece mais diante da imagem que vê?

Fernanda: O que eu digo a todas as mulheres que falam comigo nas minhas redes sociais, é sempre: “How bad do you want it”? O quanto você quer isso/aquilo? E isso é o que vai fazer com que você consiga lutar, lutar muito, combinando alimentação, malhação e cárdio. É como se você estivesse executando um trabalho, com dedicação você consegue. Basta você mudar a sua mente, lembrando que as tentações acontecem diariamente, em todas as horas, mas, você precisa optar, tem que saber o que você realmente quer de verdade, se é um corpo melhor, transformado ou aquele chocolate delicioso que você adora ou aquela pizza. Resumindo, o meu maior conselho é: Mude a sua mente e vai, que vai dar tudo certo!