sexta-feira, 29 março, 2024 08:18

MATÉRIA

Gás Radônio “Assassino Silencioso”

O Perigo

De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) localizado em Atlanta, Radônio é a maior causa de morte domiciliar nos Estados Unidos. Radônio é responsável por aproximadamente 21,000 mortes todos os anos. Exposição prolongada a esse gás é a maior causa de câncer de pulmões entre não-fumantes, e é a segunda maior causa entre fumantes. Uma pessoa que fuma e é exposta a Radônio ao mesmo tempo tem a possibilidade de desenvolver câncer de pulmões aumentada exponencialmente.

O que é?

Radônio é um gás radioativo nobre resultante da transformação de urânio naturalmente encontrado no solo em chumbo. É completamente inodoro, incolor e insípido, o que o faz extremamente perigoso. Uma pessoa pode passar uma vida inteira respirando esse gás mortal sem ter nenhuma consciência desse fato. É um problema sério que afeta aproximadamente 1 em cada 15 domicílios nos Estados Unidos. Em alguns estados, esse número pode chegar a 1 em cada 3 domicílios.

Ele pode entrar nos domicílios através de rachaduras no piso, ou nas paredes, espaços entre as colunas, pelos canos e pelo piso da casa. O Radônio também pode entrar em pequenas quantidades através da água de poços, especialmente poços privados, mas essa forma não é muito comum e geralmente não é tão grave.

O Radônio que entra na sua casa fica preso dentro da casa e a concentração só aumenta, se o problema não for propriamente resolvido. Radônio é encontrado em casas velhas e novas, com e sem porão, com e sem aquecimento, alugadas e próprias, em todos os estados dos Estados Unidos. Em outras palavras, você e a sua família podem nesse momento estarem expondo a sua saúde a esse perigoso e sorrateiro gás.

Como se proteger

A proteção começa por se determinar se a sua casa tem ou não tem radônio, e no caso de ter, o quanto tem. Não existe uma quantidade segura de exposição a radônio. O Centro de Controle de Doenças reconhece uma concentração acima de 4 picocuries/litro (pCi/l) como perigosa e requer correção em ordem de proteger os habitantes da casa. Uma concentração entre 2 e 4 pCi/l, requer monitoramento para ter certeza que esse valor não suba. Concentrações abaixo de 2 pCi/l não são consideradas alarmantes, entretanto é sempre aconselhável testar a casa regularmente.

Existem duas maneiras de se testar a sua casa: curto e longo prazo. Um teste de curto prazo é feito durante no mínimo 48h e no máximo 7 dias. Esse teste é feito com um tipo de carbono ativado ou com carvão liquido. A vantagem dessa forma é que é relativamente barata (entre $8.00 a $30.00). A maior desvantagem é que só mostra dados daquele período curto, e as concentrações de radônio podem variar durante o ano.

Os testes de longo prazo oferecem uma ideia mais completa da extensão do problema. Eles são realizados durante um período mínimo de 3 meses indo até um ano. Existem duas formas de se testar a longo prazo. A mais em conta é o detector de partículas Alpha (Alpha-Track Detection), com custo similar ao dos testes de curto prazo. A outra forma é um aparelho de monitoramento continuo. Essa é a forma mais precisa, e também a mais cara, pois um profissional licenciado precisa estar envolvido.

Você pode escolher ter um professional, or testar você mesmo. Se você decidir contratar um profissional primeiramente visite o site do Programa Nacional de Competência em Radônio (National Radon Proficiency Program – http://nrpp.info/measurement_template/GA.shtml) para ter acesso a profissionais licenciados na Georgia. Você também pode visitar http://nrsb.org/find_a_professional.asp.

Se voce decidir testar você mesmo, lojas de construção tais como Home Depot e Lowe’s vendem kits. Você também pode entrar em contato com a Universidade da Georgia (UGA) através desse website: http://www.fcs.uga.edu/ext/housing/radon/index.php e pedir um kit. O kit da UGA custa $10.00 se eles mandarem pelo correio, e $8.00 se você pegar em pessoa.

Quando você testar a sua casa, se encontrar o nível de radônio acima de 4pCi, não se desespere. Contratar um profissional para resolver o problema, em geral custa entre $1,800.00 e $2,500.00. Se você estiver alugando, entre em contato com o dono da casa ou com a companhia que gerencia a sua casa e, os informe do problema. O dono da casa deve arcar com o custo para resolver o problema.

Se você estiver pensando em comprar uma casa, é recomendado que seu corretor peça que o dono forneça qualquer informação disponível acerca da presença de radônio na propriedade e medidas tomadas para resolver o problema. Se você estiver pensando em vender, converse com o seu corretor sobre o assunto. Fazer o teste e fornecer os resultados assim como corrigir qualquer problema que apareça pode tornar a sua casa mais atrativa a um possível comprador.

Areas mais atingidas:

De acordo com o site www.ga-radon.info, 9% de todas as casas testadas no Cherokee County apresentaram níveis de radônio acima de 4pCi/l. Cobb County apresentou 10%, e Fulton County, 16%.

A foto abaixo refere-se a coleta de dados realizada pela Universidade da Georgia de kits de teste distribuídos entre 2003 e 2014.

É muito importante ressaltar, que os níveis de Radônio variam de lugar para lugar e de casa para casa. O fato de que seu vizinho testou negativo, não quer dizer que automaticamente o seu teste vai ser negativo também. Além do mais, se a sua casa foi testada a algum tempo atrás, e deu negativo, pode ser que hoje de positivo. Por isso, teste a sua casa regularmente e mantenha a saúde da sua família intacta.

Por: Leah Nascimento

Keller Williams Realty Partners

Phone: 470-222-3707

leah_sells@kw.com