sábado, 20 abril, 2024 06:05

MATÉRIA

Não deixe que o inverno castigue a sua Pele

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.

É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.

Por isto, precisamos estar atentos com relação aos sinais que a nossa pele nos emite, as mudanças de tempo, o calor, o frio, o tempo muito seco ou muito úmido, tudo por interferir na saúde da sua pele.

Estamos no inverno e com ele, a pele torna-se mais ressecada e áspera, muitas vezes chegando a descamar em alguns locais.  Por outro lado, aqueles que tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborreica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo).

Sendo assim, veja algumas dicas para manter sua pele saudável enquanto o calor não volta.

Pele ressecada e/ou descamativa 

> Não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele

> Evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, “hidratantes”

> Se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas)

> Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele

> Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras

Aumento da oleosidade

> Evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar

> Evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade

> Evite alimentos gordurosos

> Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras

> Só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)

> Se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborreica

Rachaduras labiais

Se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo:

> Em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes

> Não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento

> Beba bastante água

É preciso lembrar que o estado emocional pode afetar a sua pele, não há como negar a interação entre o corpo e a mente. O estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças.

Muitas vezes, diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão no corpo, que se manifesta em um órgão, que varia de acordo com uma tendência pessoal. Quando o órgão atingido é a pele, algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas, entre elas: psoríase, disidrose, vitiligo, dermatite seborreica, dermatite atópica, lúpus e acne.

Enfim, a nossa pele nos emite sinais o tempo todo e por isto, é possível prevenir doenças e também manter um pele saudável mesmo durante o inverno pesado, basta ficar atento e tomar alguns cuidados indispensáveis no seu dia a dia.