quinta-feira, 28 março, 2024 19:36

MATÉRIA

Novo aparelho que alivia as dores menstruais

Chama-se Livia, é pequena, portátil, pode usar-se debaixo da roupa e os efeitos começam a sentir-se ao fim de dez minutos.

A promessa parecia bastante promissora: uma máquina livre de quaisquer medicamentos que atua no tratamento das dores menstruais através da eletroestimulação e que todas as mulheres podem ter em casa, transportar consigo e usar debaixo da roupa de forma discreta. Tão simples quanto isso. Parece demasiado bom para ser verdade, certo?

Estima-se que oito em cada dez mulheres sofre de dores menstruais e duas em cada dez considera-as mesmo insuportáveis. Se faz parte desta percentagem, saiba que esta maquina — tem um nome, chama-se Livia — foi testada por uma instituição médica independente em 163 mulheres que sofrem de dores menstruais intensas. O resultado? No total, 80% das mulheres afirmou que a Livia lhes diminuiu significativamente ou eliminou totalmente a necessidade de usar medicamentos para aliviar as dores. Mas como é que isto funciona, afinal? A Livia utiliza dois elétrodos (uma espécie de patches que se coloca na pele) que transmitem impulsos elétricos na zona abdominal. Estes impulsos gerados têm uma característica muito específica que mantém os nervos “ocupados”, ou seja, impedem que os sinais de dor sejam transmitidos ao cérebro. Parece uma explicação bizarra (isto de confundir o cérebro) mas é, afinal, bastante simples, não tem efeitos colaterais e os impulsos Livia travam imediatamente a dor.

É seguro usar esta máquina todos os dias da menstruação e todos os meses?

É mais do que seguro. A Livia cumpre com os requisitos ambientais, de desempenho, segurança e saúde e possui aprovação da CE-Mark (cumpre com as leis de segurança europeia no que toca à saúde) e da FDA (Food and Drug Administration). Estas aprovações são o resultado de testes exaustivos realizados por laboratórios independentes e que demonstram que este equipamento está em conformidade com os requisitos essenciais para ser usado pelo ser humano.

Usar a Livia não afeta a fertilidade, não intervém com o ciclo menstrual ou com o equilíbrio hormonal e pode ser usado por raparigas a partir dos 16 anos. As únicas limitações ao uso da Livia são em mulheres com pacemaker cardíacos ou em tratamentos de fertilidade.

Como usar a Livia?

Apenas tem de colocar os elétrodos onde sente dor e pressionar o botão. Pode ainda ajustar a intensidade do impulso elétrico tendo em conta o nível de dor.

Mais informações no website:

www.sensingforyou.com