terça-feira, 23 abril, 2024 08:27

MATÉRIA

O Perfil Psicológico de Negan (Walking Dead)

Walking Dead é uma série de televisão dramática e pós-apocalíptica, na que o planeta é dominado por zumbis. Isso faz com que os sobreviventes lutem diariamente por suas vidas, enfrentando inúmeras dificuldades em confrontos individuais e coletivos.
A série conquistou inúmeros seguidores no mundo inteiro, e um personagem em especial roubou a atenção dos expectadores nas últimas semanas, com a estreia da sétima temporada: o sádico e manipulador Negan.
Tentarei abordar seu perfil psicológico, considerando seu comportamento sedutor e destrutivo que está levando os moradores de Alexandria a ruínas.

Perfil psicológico de Negan
A personalidade de Negan é marcada por um comportamento teatral, pela ausência de empatia e de emoções, além de sadismo e muita agressividade.
Negan possui o que chamamos na psicologia de comorbidade, quando alguém possui dois ou mais transtornos mentais.
Aparentemente, o personagem possui dois transtornos de personalidade: narcisista e antissocial.
Também conhecido como “megalomania”, o transtorno de personalidade narcisista é popularmente conhecido como aquelas pessoas que possuem “mania de grandeza”. Possui como principais características:
• Sensação grandiosa da própria importância, esperando ser reconhecido como superior sem que tenha conquistas correspondentes;
• Preocupação com fantasias de sucesso ilimitado e poder;
• Acredita ser “especial”, ter condições elevadas;
• Demanda admiração excessiva;
• Apresenta sentimentos de possuir direitos;
• É explorador em relações interpessoais, tirando vantagem dos outros para atingir benefícios próprios;
• Carece empatia;
• Demonstra atitudes arrogantes e insolentes.

Negan, com seus delírios de grandeza, explora todos na sua comunidade e comunidades vizinhas, fazendo com que o saúdem enquanto passa, tratando todos como objetos e afirmando a todo o momento seu sentimento de posse e poder.
Faz seus súditos responderem “Eu sou Negan” quando questionados sobre sua identidade, demonstrando o delírio de que todos são uma extensão de si mesmo, fazendo com que ele tenha a fantasia de que possua total poder sobre eles.
Seu comportamento teatral é o que desencadeia diversas piadas e abuso da ironia, seja nas situações de intenso sofrimento alheio ou ao atropelar zumbis, não demonstrando qualquer sinal de respeito com o outro.
Intimida todos a seu redor e deixa evidente a exploração em todas as suas relações para satisfação de seus próprios desejos.
Uma cena marcante de sua teatralidade e ironia é a da encenação que faz como se fosse o “lobo mau” da história dos Três Porquinhos, quando invade Alexandria para saquear todos os pertences da comunidade de Rick.
Já o transtorno de personalidade antissocial é marcado principalmente por:

1) Fracasso em ajustar-se às normas sociais ou comportamentos legais
Negan é regido por normas e ideias próprias, desconsiderando qualquer pedido feito por outras pessoas, ou considerando a violação da integridade dos demais de sua e de outras comunidades.

2) Tendência a trapacear para ganho ou prazer pessoal
Negan manipula todos ao seu redor para obter a satisfação de seus desejos, não se importando em trapacear para atingir seus objetivos, como, por exemplo, ao saquear continuamente as demais comunidades.

3) Impulsividade
Seu comportamento é sempre impulsivo, sendo regido pela satisfação de seu próprio prazer.

4) Irritabilidade e agressividade
A agressividade de Negan dispensa comentários, considerando a violência que matou Glenn e Abraham utilizando Lucille, seu taco de beisebol envolvido com arame farpado. Sua irritabilidade fica evidente quando contrariado por qualquer um que se oponha às suas ordens, abusando do sadismo para punição daqueles que o façam.

5) Descaso pela segurança
Negan não teme situações de risco, nunca se sentindo intimidado. Sequer esboça qualquer preocupação em colocar os demais em uma situação de risco. A cena na que tal característica fica evidente é o “jogo mortal” que propõe a Rick, fazendo-o pegar seu machado em meio a uma multidão de zumbis.

6) Ausência de remorso, empatia ou emoções
Negan é incapaz de demonstrar qualquer traço de remorso, empatia ou emoção com as demais pessoas. Mesmo em situações de muita tensão, não demonstra qualquer traço de medo ou preocupação, intimidando todos ao seu redor.
É marcante também em sua personalidade seu sadismo, demonstrando intenso prazer ao causar sofrimento e medo nos outros, demonstrando intenso êxtase ao matar ou agredir pessoas e zumbis.
Diverte-se ao causar descontrole emocional e um dos melhores exemplos desse comportamento é a cena em que finge que obrigará Rick a amputar o braço de seu próprio filho.
Lucille é um complemento sádico de sua perturbada personalidade. O bastão ganha vida na imaginação do personagem, ao falar que “Lucille está com sede, ela é uma vampira”. Ele tenta justificar seus atos de crueldade através da “necessidade” de Lucille, se divertindo.

Identificando os transtornos na vida cotidiana

Longe do intenso estresse que deve ser viver lutando contra zumbis, na busca por sua sobrevivência, identificamos pessoas com esses transtornos de personalidade na vida cotidiana, ainda que de uma maneira mais sútil, porém, altamente destrutiva ou incômoda.
As pessoas com transtorno de personalidade narcisista, além das características mencionadas acima, podem ser facilmente identificadas pelo exagero ao falarem de suas conquistas, talentos ou bens pessoais. Necessitam de grande admiração e por se sentirem superiores, acreditam que não precisam aguardar em filas, pensam que suas prioridades são sempre mais importantes e que, obrigatoriamente, precisam ser cortejadas por todos.
O transtorno de personalidade antissocial é marcado principalmente pela ausência de remorso, agressividade, mentiras, uso de nomes falsos, repetição de atos que constituem motivos para detenção como roubos, falsificação de documentos e extrema dificuldade no cumprimento de normas ou leis.