sexta-feira, 29 março, 2024 02:13

MATÉRIA

Reinvente o pudim de leite condensado para o Thanksgiving

O tradicional pudim de leite condensado é uma unanimidade entre os brasileiros. Dificilmente alguém recusa um pedaço da sobremesa que com o passar dos tempos ganhou algumas variações como chocolate, frutas e até pão. O doce é uma excelente alternativa para o Dia das Mães, demais datas especiais ou mesmo no dia a dia. A receita foi inventada por um abade  português que tornou o pudim um doce clássico e ao mesmo tempo extremamente popular.

Segundo a história, os ingredientes do pudim do abade só foram conhecidos publicamente após uma competição. Naquela época, a base era açúcar, gema, água e acredite: toucinho de porco. Hoje, é uma das iguarias básicas da gastronomia mundial e que dão um toque especial no almoço ou jantar. Que tal inovar o tradicional pudim usando calda de  frutas vermelhas? A receita é simples e rápida!

Ingredientes

4 ovos

2 latas de leite condensado

1 lata de leite

1 colher de sopa de raspas de casca de laranja (opcional)

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos com o leite condensado, o leite e  as raspas de laranja. Passe para uma forma grande de pudim untada e asse em banho-maria no forno pré aquecido em temperatura média  com a forma coberta com papel-alumínio por uma hora ou até ficar firme. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por quatro horas.

Para a calda

1 ½ xícara de chá de água

1 xícara de chá de açúcar

Canela em pau e cravo da índia

½ xícara de chá de amoras

½ xícara de framboesas

½ xícara de morangos

1 colher de sopa de amido de milho

Modo de preparo

Leve ao fogo a água com o açúcar, a canela e os cravos. Deixe ferver por dez minutos em fogo baixo. Junte as frutas e ferva por mais seis minutos, retirando a espuma que se formar. Junte o amido dissolvido na água e mexa até engrossar. Deixe esfriar e gele até o momento de servir.

TRADICIONAL: Para a receita original basta fazer a calda caramelizada com açúcar derretido.