quinta-feira, 28 março, 2024 20:58

MATÉRIA

Violência Doméstica acontece durante o ano Inteiro!

“A violência doméstica acontece durante o ano inteiro, mas durante os dias de férias, feriados e dias de festas em geral, as ocorrências aumentam consideravelmente”.

As férias nem sempre são alegres. Normalmente, quando pensamos nas férias, pensamos em reuniões familiares, abraços, presentes e alegria. No entanto, as férias também podem ser o oposto – podem ser estressantes, assustadoras e inseguras.

A violência doméstica geralmente aumenta durante a temporada de férias, infelizmente. Eu sei que isso é verdade, por experiência própria. No dia de Ação de Graças, cerca de uma década atrás, alguém da minha família foi agredido sexualmente. Isto foi uma experiência horrível para todos, mas fiquei muito grata pela gentileza dos advogados, enfermeiros, e pela rápida ação da polícia. Todos eles nos garantiram que eles não queriam nada mais do que ajudar meu familiar.

Existem muitas razões pelas quais ocorre um aumento da violência doméstica nos dias de feriados. As férias trazem estresse extra, muitas vezes há aumento do consumo de álcool, há mais tempo juntos em casa e os encargos financeiros podem parecer esmagadores. Nada disso é uma desculpa, mas esses fatores extras podem levar a um comportamento violento.

Para as vítimas, pode haver um desejo maior de “fazer cara de feliz” porque as férias devem ser alegres e divertidas. Também há hesitação em chamar a polícia porque a família pode estar por perto e eles não querem que todos saibam sobre o abuso. A vergonha é um fator forte em relatórios e um dos principais motivos porque muitos casos não são reportados. O status de
imigração também pode adicionar uma camada de complicação às situações de violência doméstica.

Abusadores cidadãos podem usar seu status como uma ferramenta de controle – dizendo ao parceiro indocumentado que eles serão presos porque não têm status. Isso não é verdade. Todo mundo tem o direito de viver sem medo e a polícia não vai prender alguém só porque não tem um green card ou porque não está em situação legal no país. Na verdade, às vezes os sobreviventes de violência doméstica são capazes de usar o abuso como base para um caso com os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.

Mesmo que você não seja a vítima direta, se suspeitar que algo estranho está acontecendo com um amigo ou ente querido, você pode ajudar. Algumas bandeiras vermelhas comuns incluem:

• Cancelamento frequente de planos de última
hora;
• Evitar festas;
• Necessidade de responder imediatamente
a chamadas ou mensagens de texto de seu
parceiro;

• Estar mais quieto ou retraído do que o normal;
• Não ter acesso a finanças para compras
básicas.

Se você suspeitar que alguém está em um relacionamento abusivo, diga a eles que você é uma pessoa de confiança para conversar. Diga-lhes que são dignos de amor e respeito; ofereça-se para ir com eles à polícia; ofereça para pesquisar abrigos ou grupos de apoio.
Violência doméstica é crime, em qualquer época do ano. A ajuda está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo nos feriados. A Linha Direta destinada para esse fim, na Geórgia é 770-479-1703 ou a Linha Direta Nacional para Assuntos  domésticos.
O número de telefone para ajuda direta às vítimas de violência doméstica é 800-33-HAVEN (42836). Essas linhas são multilíngues e fornecerão atendimento, compaixão e informações sobre os possíveis próximos passos.