sexta-feira, 19 abril, 2024 04:27

MATÉRIA

Violência Doméstica não acontece só com mulheres!

A lei (VAWA) que trabalha para proteger o ato de Violência Contra as Mulheres (The Violence Against Women Act), Também vale para os Homens! Confira a história deste cliente da advogada Tracie Kinkle.

A Lei de Violência contra as Mulheres (VAWA) é uma proteção maravilhosa para os cônjuges imigrantes. Ela permite que o estrangeiro solicite seu cartão verde se eles estiverem em um relacionamento abusivo e podem atender a determinados requisitos. O nome VAWA, porém, é enganador.
Para ser concedido VAWA, não há necessidade de violência física. O candidato precisa mostrar que foi submetido a “extrema crueldade” por parte do cônjuge. E também não precisa ser mulher para se candidatar. É certo que os casos que são aprovados com maior frequência são para mulheres que são abusadas fisicamente por homens, mas outras pessoas também podem usar essa forma de alívio.
No ano passado, conhecemos Don (nome fictício). Ele começou a chorar quando ele compartilhou comigo sua história sobre sua esposa com quem estava casa a cerca de um ano. Ele a amava desde o início – ela era apaixonada e alegre. No entanto, ela era uma viciada em drogas que estava em recuperação e que começou a usar drogas novamente pouco depois do casamento – mudando sua personalidade para cruel. Ela fez comentários dolorosos sobre sua masculinidade. Ele se sentiu forçado a tomar medicamentos para melhorar seu desempenho sexual (apesar dos efeitos colaterais negativos) para mantê-la feliz, ou pelo menos, calma. Ela o enganou, chamando-o da casa de seu amante em momentos de lucidez para pedir-lhe para vir buscá-la. Ele sempre veio para resgatá-la, com esperança de que ele pudesse levá-la a fazer um tratamento, mas toda vez que ele mencionou isso, ela recusou. Ela chamou-o de nomes dolorosos, depreciando-o na frente de amigos e dizendo que iria deportá-lo. Ela gastava todo o dinheiro que ganhava com seu vício e ao invés de ajudar nas despesas de uma vida compartilhada, ela estava conduzindo a vida de Don para uma situação de dividas sérias.
Depois de um ano desse tratamento depreciativo, Don estava literalmente quebrado. Ele encontrou pouco valor em sua vida e não viu nenhuma esperança em sua situação. No entanto, estava claro para mim que ele tinha sido submetido a extrema crueldade por sua esposa, cidadã dos E.U.A. Foi aí que ele conheceu os critérios básicos para VAWA.
Ao preparar o aplicativo VAWA, enfatizamos a forma como ela prejudicava emocionalmente seu esposo. Ela nunca colocou um dedo sobre ele, mas ele será sempre marcado por seu constante tormento, provocações e comportamento desdenhoso. Ele pode nunca mais confiar nas mulheres, sempre que receber uma chamada de um número desconhecido, imediatamente pensará em sua esposa com outro homem e certamente levará anos para pagar a dívida do cartão de crédito que ele acumulou enquanto eles estavam juntos.
Agora, 13 meses após a primeira reunião com Don, ele tem um caso VAWA aprovado e está a caminho de se tornar um residente permanente legal. Don tem uma dura estrada de recuperação pela frente, mas sem o medo da imigração de ser abordado por agente de imigração.
Ao olhar para ele, espero que tenhamos conseguido fazer o caminho dele para uma vida digna, um pouco mais fácil.
Tracie Klinke – Advogada de Imigração (678.713.4255
www.klinkeimmigration.com