sexta-feira, 26 abril, 2024 17:18

MATÉRIA

A Saúde do Homem

Você conhece algum homem que vá ao médico por livre e espontânea vontade? Mesmo sem sentir nada, apenas para ver se a saúde vai bem? Conhece? Sorte sua, porque eles são minoria.

Cuidar da saúde é uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista – e, depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra –, os homens não são criados com esse hábito.

O fato é que, por essa questão cultural, os homens sofrem com mais doenças que poderiam ser evitadas caso existissem atitudes preventivas.

Por mais batida que esteja essa máxima, ainda faz todo sentido quando o assunto é saúde. E no caso dos homens também deve ser aplicada, mesmo que a agenda esteja lotada. É preciso fazer sobrar tempo para ir ao médico entre um compromisso e outro.

Outro problema entre os homens são os preconceitos com determinados exames. Como o que detecta câncer de próstata, outra das principais causas de morte.

Para saber como está à saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual.

Confira os principais exames do check-up masculino:

Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina, Avaliação de calcificação em coronária, Função hepática, Ácido úrico, Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA, Câncer de cólon: colonoscopia, Função pulmonar, indicada aos fumantes, Raios-X de tórax para avaliar os órgãos sólidos.

A Saúde Masculina aos 40 Anos

     Todo Homem deve fazer um check up aos 40 anos. Uma das razões que os homens não vão ao médico após essa idade é o medo do exame da próstata, porque muitas vezes “a sua masculinidade não permite isso”.

     O sofrimento principal dos homens de quatro décadas pode variar de país para país, mas são comuns as doenças cardiovasculares, câncer de pulmão epróstata.

Por esta razão, os especialistas recomendam fazer o exame de próstata duas vezes por ano a partir de 40 anos de idade, um teste que é indolor e é feito em 35 minutos.

     A revisão dos pulmões é também muito importante, especialmente se você fuma. Quanto à comida, os especialistas recomendam uma dieta baixa em gordura, combinando legumes e frutas. Note que, é preciso evitar uma vida sedentária e má alimentação que são fatores-chave para a doença cardiovascular em uma idade precoce.

     Outro teste é recomendado aos 35 anos é a prova de colesterol, lipídios e gorduras, já que se relacionam diretamente com a saúde e o funcionamento do corpo. Se não houver história familiar de diabetes ou pressão arterial elevada o melhor é fazê-lo com 30.

     Então, existe a andropausa, uma condição que aparece entre 40 e 50 anos e muitas vezes o homem não aceita ou não entende. Nesta fase, a capacidade sexual é prejudicada pelos baixos níveis de testosterona no corpo. Alguns sintomas desta fase são: depressão, nervosismo, insônia, fadiga, irritabilidade ou ansiedade, dor, cabelo e pele, problemas circulatórios e outros.