Wednesday | September 23, 2020

Guia para NOVOS IMIGRANTES

Se você pegou a edição de janeiro da Viver Magazine, então você já sabe que teremos uma série de artigos relacionados aos direitos e deveres do imigrante que se tornou cidadão americano ou que possui status de residente permanente. Se você não perdeu o primeiro artigo dessa série, você ainda pode ver online, através do nosso site: vivermagazine.com.

São artigos com informações importantes e dicas que esclarecerão suas dúvidas e lhe deixarão consciente da postura que você deve ter como cidadão americano e principalmente, você conhecerá muito mais sobre esse País maravilhoso te acolheu e lhe permitiu que fosse a sua nova casa. Vamos em frente? 

Cuidados Infantis

Não deixe crianças pequenas em casa sozinhas. Se você trabalha e tem filhos muito pequenos para irem à escola, provavelmente terá que encontrar alguém para cuidar deles enquanto trabalha. Crianças em idade escolar precisam de alguém que os vigie depois da escola. Se você ou outros membros da sua família não puderem cuidar das crianças, você precisará encontrar alguém para tomar conta delas. Caso contrário, pode haver sérias consequências legais. Para obter maiores informações sobre leis e diretrizes em seu estado, entre em contato com sua agência de serviços de proteção à criança local.

Encontrar Opções de Cuidados Infantis

Escolher alguém para tomar conta de seus filhos é uma decisão importante. Ao tomar essa decisão, pense sobre qualidade e custo. Tente encontrar uma pessoa ou creche que fique próxima de sua casa ou trabalho.

Existem muitos recursos que você pode utilizar para encontrar um bom provedor de cuidados infantis. Pergunte a outros pais, amigos e colegas de trabalho quem cuida dos filhos deles. Alguns estados têm agências de referência de creches que podem oferecer uma lista de programas de cuidados infantis autorizados pelo estado. Programas de cuidados infantis autorizados atendem requisitos específicos estabelecidos pelo estado para proteção de seus filhos. Você também pode ligar para o escritório do distrito escolar local para se informar do local onde ficam as outras crianças em sua vizinhança.

DICA:

Se precisar de ajuda para encontrar bons cuidados infantis na sua área, visite www.usa.gov/Topics/Parents-Care.shtml.

Tipos De Cuidados Infantis

Você tem muitas opções ao escolher quem vai cuidar de suas crianças, tais como:

Uma pessoa vai até a sua casa para cuidar das crianças. Esse tipo de serviço pode ser caro, porque seu filho receberá mais atenção individual. A qualidade do serviço dependerá da pessoa que você contratar.

Seu filho fica na casa de outra pessoa, com um pequeno grupo de crianças. Esse tipo pode ser menos caro que outros tipos de cuidados infantis. A qualidade do serviço dependerá da pessoa que cuida de seu filho e do número de crianças de quem ela está cuidando.

Centros de cuidados infantis localizados em escolas, igrejas ou outras organizações religiosas e outros lugares. Esses programas normalmente possuem vários funcionários que cuidam de maiores grupos de crianças. Os centros de cuidados infantis precisam seguir padrões estaduais e seus funcionários geralmente possuem formação especializada e experiência.

Programas de Iniciação, chamados “Early Head Start” e “Head Start” são programas patrocinados pelo governo federal para famílias de baixa renda. Esses programas fornecem serviços de creche e instrução para crianças pequenas, preparando-as para a escola. Para saber mais sobre estes programas, ligue para o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) em 1-866-763-6481 ou visite http://eclkc.ohs.acf.hhs.gov/hslc.

Algumas prestadoras de serviços de cuidados infantis tomarão conta das crianças durante todo o dia ou por parte do dia, dependendo da necessidade dos pais. O custo é também um fator determinante na escolha. Verifique se você pode receber assistência federal ou estadual para serviços de cuidados infantis. Muitos estados oferecem assistência financeira para pais de baixa renda que trabalham ou participam de programas de capacitação profissional ou formação. Para maiores informações sobre assistência a cuidados infantis federal ou estadual, visite a seção “Education and Child Care” em www.welcometousa.gov.

Como Saber se um Provedor de Serviços de Cuidados Infantis É Bom?

Pense sobre essas questões básicas quando visitar um programa de cuidados infantis:

As crianças parecem estar felizes quando os funcionários estão por perto?

Existem brinquedos disponíveis que sejam adequados à idade das crianças?

As crianças estavam desenvolvendo atividades adequadas?

Algum funcionário conversou com seu filho enquanto você estava lá?

O espaço é limpo e organizado?

Qual é o currículo ou a rotina para as crianças?

Peça lista de referências para que você possa falar com os outros pais sobre o programa.

DICA:

Use somente programas ou prestadores de serviços de cuidados infantis autorizados ou reconhecidos. Um programa “Licensed” (autorizado) significa que atende aos padrões mínimos de segurança e cuidado estabelecidos pelo estado. Um programas “Accredited” (reconhecido) significa padrões mais altos do que os exigidos para obter licença do estado.

Transporte

Há muitas maneiras de viajar pelos Estados Unidos. Muitas cidades têm diferentes formas de transportes públicos, como ônibus, trens ou bondes. Qualquer um pode andar de transporte público mediante o pagamento de uma pequena taxa. Em alguns lugares, é possível comprar um cartão que serve para muitas viagens em metrôs e ônibus. Pode-se também pagar por cada viagem separadamente. Táxis são carros com motorista que o levam para onde quiser ir, mediante o pagamento de uma taxa. Os táxis são mais caros que os outros tipos de transporte público.

Como Obter uma Carteira de Motorista

É contra a lei dirigir sem carteira de motorista. É preciso inscrever-se e obter uma carteira de motorista se quiser dirigir. As carteiras de motorista podem ser obtidas no estado onde vive.

Verifique as instruções para obter a sua carteira de motorista junto à repartição estadual que emite carteiras de motorista. Essas repartições têm nomes diferentes em cada estado. Os mais comuns são: Department of Motor Vehicles (DMV), Department of Transportation, Motor Vehicle Administration e Department of Public Safety. Procure nas páginas azuis do catálogo telefônico ou obtenha informações acessando: www.usa.gov/Topics/Motor_Vehicles.shtml.

Alguns residentes permanentes já possuem carteira de motoristas de outro país. Talvez você possa trocar sua carteira de motorista estrangeira por uma em seu novo estado. Entre em contato com a repartição estadual para verificar se esta troca é viável.

Devo Comprar Um Carro?

Ter um carro pode ser uma forma conveniente de se deslocar. Nos Estados Unidos, é necessário também pagar por seguro de carro, pelo registro do veículo e pela licença. O trânsito pesado pode dificultar a condução em algumas cidades. Pense sobre todos os custos e benefícios antes de decidir comprar um carro. Para mais informações sobre como comprar um carro, visite a seção “Travel and Recreation” em www.usa.gov.

10 Dicas Para Dirigir Com Segurança Nos Estados Unidos

1 Dirija do lado direito da estrada.

2 Tenha sempre consigo a carteira de motorista, o registro do carro e o cartão do seguro.

3 Use sempre o cinto de segurança.

4 Use cintos de segurança adequados e cadeirinhas de segurança para as crianças.

5 Utilize as setas em seu carro para indicar que quer virar à esquerda ou à direita.

6 Obedeça a todas as leis e sinais de trânsito.

7 Pare no acostamento da estrada se um veículo de emergência – carro de polícia, caminhão de bombeiro ou ambulância – precisar ultrapassá-lo.

8 Não ultrapasse o ônibus escolar quando suas luzes vermelhas estiverem piscando.

9 Não dirija se tiver bebido ou estiver usando drogas.

10 Diminua a velocidade e tenha cuidado quando dirigir sob neblina, gelo, chuva ou neve.

DICA:

A carteira de motorista serve como documento de identificação nos Estados Unidos. É uma boa ideia ter uma, mesmo que não tenha um carro ou dirija com frequência.

Se não souber dirigir, você pode receber de aulas de direção. Muitos distritos de escolas públicas têm em seu currículo as chamadas “driver education” (“formação de motoristas”). Procure também por “Driving Instruction” (“instrução para motoristas”) nas páginas amarelas do catálogo telefônico.

DICA:

Pegar carona não é comum nos Estados Unidos. Em muitos lugares é até mesmo ilegal. Por razões de segurança, não peça carona nem dê carona.

Como Cuidar de seu Dinheiro

Cuidar de seu dinheiro pode ter um grande impacto no seu futuro nos Estados Unidos. Esta seção discute finanças pessoais, pagamento de impostos e como proteger a si e ao seu dinheiro.

Finanças Pessoais

Como Abrir uma Conta Bancária

Nos Estados Unidos, dois tipos de instituições financeiras que oferecem contas pessoais de financiamento são os bancos e as cooperativas de crédito.

Uma conta bancária é um local seguro para manter o seu dinheiro. Os bancos têm tipos diferentes de contas. As contas correntes e de poupança são as mais comuns. Você pode abrir uma conta só para você ou uma conta conjunta com seu cônjuge ou outra pessoa. Os bancos podem cobrar taxas para alguns dos serviços que prestam.

Uma cooperativa de crédito é outro lugar para proteger o seu dinheiro. Seu empregador talvez tenha uma cooperativa de crédito à qual você possa se afiliar, ou você pode ser capaz de se afiliar a uma, dependendo de onde você mora. As cooperativas de crédito prestam a maioria dos serviços que os outros bancos oferecem, mas muitas oferecem outros serviços. Compare os serviços, as taxas cobradas, o horário de funcionamento e a localização dos bancos antes de abrir uma conta, para que possa escolher o que melhor atenda às suas necessidades.

Ao abrir uma conta bancária, você precisa apresentar um comprovante de identidade. Você pode apresentar o seu Cartão de Residente Permanente ou sua carteira de motorista. Você também precisa de uma quantia em dinheiro – denominado “deposit” (depósito) – para colocar em sua nova conta. Quando tira dinheiro da sua conta, esta transação se chama “withdrawal” (retirada) de dinheiro. Para retirar dinheiro da conta é só preencher um cheque, ir até um caixa eletrônico (ATM) ou ainda preencher um formulário de retirada de dinheiro na instituição financeira.

DICA:

Muitas lojas oferecem serviços de compensação de cheque rápido e serviços de remessa de dinheiro ao exterior, mas eles costumam ser mais caros. Verifique se seu banco oferece esses mesmos serviços a custos mais baixos.

Mantenha Seu Dinheiro Em Local Seguro

Não é seguro transportar grandes quantidades de dinheiro ou deixar dinheiro em casa, pois pode ser roubado ou perdido. Se você coloca dinheiro em um banco ou cooperativa de crédito que é um membro da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) (Corporação Federal de Seguro de Depósito) ou é segurada por National Credit Union Administration (NCUA) (Administração Nacional de Cooperativas de Crédito), seu dinheiro estará protegido até US$250.000,00. Ao escolher uma instituição financeira, certifique-se de que é também um membro do FDIC ou que tem seguro do NCUA. Para maiores informações, visite www.fdic.gov ou www.ncua.gov.

Como Usar a sua Conta Bancária

Você pode tirar dinheiro da conta utilizando um cheque pessoal, caixa eletrônico ou um cartão de débito. Certifique-se de que apenas você e o outro titular da conta conjunta (se existir) tenham acesso à sua conta.

Cheques pessoais: você receberá um suprimento de cheques pessoais ao abrir a conta bancária. Os cheques são como formulários que devem ser preenchidos para pagamento de alguma coisa. Os cheques são uma ordem a sua instituição financeira para pagar a pessoa ou empresa a quem você emitiu o cheque. Mantenha estes cheques em um local seguro e pergunte a sua instituição financeira como pedir novos cheques quando usar todos os que lhe foram fornecidos.

Cartões eletrônicos: você pode pedir a sua instituição financeira um cartão eletrônico. Um cartão eletrônico é um pequeno cartão plástico vinculado a sua conta bancária. Utilize esse cartão para retirar ou depositar dinheiro em sua conta num caixa eletrônico (ATM). Normalmente não é necessário pagar taxa para utilizar o caixa eletrônico do seu banco. Você provavelmente terá que pagar uma taxa se usar um caixa eletrônico detido e operado por outra instituição financeira.

Os funcionários da instituição financeira mostrarão como utilizar o cartão eletrônico e lhe darão um número especial denominado número de identificação pessoal (PIN) ou senha, para usar no caixa eletrônico. Tenha cuidado ao usar o cartão eletrônico. Nunca dê o seu PIN ou cartão ATM a ninguém pois podem usá-lo para retirar dinheiro da sua conta.

Cartões de Débito: o seu banco pode lhe dar também um cartão de débito para movimentar a sua conta-corrente. O seu cartão eletrônico também pode ser usado como cartão de débito. Nunca dê a ninguém o seu PIN ou cartão de débito, pois podem usá-lo para retirar dinheiro da sua conta. Você pode usar seu cartão de débito para pagar por algo em lojas e o dinheiro será automaticamente retirado de sua conta-corrente para pagá-la.

Cheques Administrativos e Certificados: esses são cheques que uma instituição financeira cria a seu pedido. Você dá dinheiro à instituição financeira e ela emite um cheque naquele valor para a pessoa ou empresa que você quer pagar. As instituições financeiras podem cobrar uma taxa por estes cheques. Pergunte a sua instituição financeira sobre outras opções que podem estar disponíveis para você.

DICA: 

Gerencie a sua conta cuidadosamente para que você não incorra taxas de descoberto bancário. Um descoberto bancário ocorre quando você não tem dinheiro suficiente na sua conta para cobrir um pagamento ou retirada. Verifique com sua instituição financeira para saber mais sobre suas opções e as taxas.

Cartões de Crédito

Cartões de crédito – permitem-lhe comprar agora e só pagar mais tarde. Bancos, lojas e postos de gasolina são algumas das empresas que podem emitir cartões de crédito. Você receberá mensalmente, pelo correio, uma fatura referente às compras feitas com seu cartão de crédito. Se pagar o saldo integral ao receber a fatura, não precisará pagar juros. Se não pagar o saldo total ou se enviar o pagamento com atraso, poderão ser cobrados juros e possivelmente uma taxa adicional. Alguns cartões de crédito têm taxas de juros muito altas, então analise as opções de cartão de crédito diferentes para determinar qual é o melhor para você. Cartões de crédito podem ser chamados de cartões de cobrança, mas eles são diferentes. Com um cartão de cobrança você deve pagar o saldo integral a cada mês, mas os cartões de crédito permitem que você continue com um saldo se você não o pagar integralmente.

Tenha cuidado ao dar o número do cartão de crédito a terceiros, especialmente por telefone ou pela internet. Certifique-se que a pessoa ou a empresa que solicita seu número de cartão de crédito seja conhecida e de confiança.

DICA: 

Confira a fatura do cartão de crédito todos os meses, para certificar que os valores cobrados estejam corretos. Se encontrar um valor de compra que você não efetuou, ligue para a administradora do cartão de crédito imediatamente. Em geral você não é responsável pelo pagamento das compras que você não fez, desde que avise a companhia administradora do cartão imediatamente.