Saturday | September 26, 2020

Mitos e verdades sobre o coronavírus

Mitos e verdades sobre o coronavírus

Uma máscara pode me salvar do contágio? Se eu sou jovem, posso relaxar? Isso é pior que a gripe? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu uma declaração que fornece explicação para os mitos mais comuns que existem em torno do Covid-19. Embora seja um vírus novo e muito ainda seja desconhecido, existem algumas informações úteis que podemos levar em consideração para evitar o contágio.

Aqui estão as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o cornavírus:

O vírus afeta apenas pessoas idosas?

Pessoas de todas as idades podem adoecer. No entanto, as pessoas idosas e aquelas com certas doenças (como asma, diabetes ou doenças cardíacas) e têm um sistema imunológico mais comprometido, têm maior probabilidade de piorar após contrair o vírus. Por outro lado, crianças menores de 12 anos foram menos afetadas, por razões ainda a serem investigadas.

Se eu usar uma máscara na boca, estarei protegido contra o coronavírus?

Usar uma máscara facial não garante que você não fique doente: o vírus também pode ser transmitido pelos olhos e pequenas partículas virais, conhecidas como aerossóis, podem penetrar nas máscaras. Além disso, as máscaras provavelmente farão pouca diferença se você apenas andar pela cidade ou pegar um ônibus, então não há necessidade de comprar um grande suprimento a granel. No entanto, eles são eficazes na prevenção de infecções por gota (espirros), que é a principal via de transmissão do coronavírus.

Se é provável que você esteja em contato próximo com uma pessoa infectada, uma máscara reduz a chance de a doença se espalhar e, portanto, é recomendável que os profissionais de saúde a usem. Se você apresentar sintomas de coronavírus ou tiver sido diagnosticado, usar uma máscara também pode proteger outras pessoas.

Existem pessoas que carregam o vírus, mas não desenvolvem sintomas?

Isto é certo. E, como se trata de um novo vírus, os pesquisadores estão tentando calcular qual porcentagem da população permanece assintomática e como ela pode se proteger nesses casos.

A gripe não é mais perigosa e mortal que o coronavírus?

Muitas pessoas que recebem coronavírus não experimentam nada pior que os sintomas da gripe sazonal, mas o perfil geral da doença, incluindo sua taxa de mortalidade, parece mais sério. As estimativas atuais apontam para uma taxa de mortalidade de cerca de 1%. Isso tornaria o Covid-19 aproximadamente 10 vezes mais mortal do que a gripe sazonal, que estima-se que mate 290.000 a 650.000 pessoas por ano em todo o mundo.

Quanto tempo tenho que ficar com uma pessoa infectada para pegá-la?

No caso da gripe, existem alguns parâmetros que definem a exposição, como ficar 10 minutos ou mais perto (no máximo seis pés) de uma pessoa infectada que espirra ou tosse. No entanto, é possível infectar-se com interações mais curtas ou até pegar o vírus em superfícies contaminadas, embora se acredite que essa seja uma via de transmissão menos comum.

Os antibióticos são eficazes no tratamento da infecção?

Desafortunadamente nao. Antibióticos são eficazes no combate a bactérias, mas não contra vírus. O tratamento usado para combater o coronavírus é semelhante ao usado para a gripe: paliativos para sintomas. No entanto, se uma pessoa contrair o Covid-19 e precisar de hospitalização, poderá receber antibióticos para impedir que contrate infecções bacterianas no hospital.

O coronavírus pode ser transmitido através de superfícies e objetos contaminados?

A resposta curta é sim. No entanto, essa rota de contágio é muito menos comum. O vírus pode ser transmitido por contato com objetos como moedas, notas ou cartões de crédito, embora permaneça apenas nessas superfícies por algumas horas. Um objeto pode ficar contaminado se uma pessoa infectada tossir ou espirrar ou tocar nele. Porém, se mantivermos uma boa higiene das mãos, a probabilidade de infecção por contato com objetos é baixa.

Animais de estimação podem espalhar o vírus?

Por enquanto, não há evidências de que o coronavírus infecte animais de estimação como cães e gatos. No entanto, ainda é recomendável lavar bem as mãos depois de tocar em um desses animais, proteger-se de outras bactérias comuns que podem transmitir aos seres humanos e comprometer o sistema imunológico e aumentar a probabilidade de adoecer.

Quanto tempo leva para uma vacina contra o coronavírus estar pronta?

O desenvolvimento de uma vacina para o novo coronavírus já começou, auxiliado pela pronta liberação da sequência genética por pesquisadores chineses. No entanto, os ensaios necessários para que uma vacina comercial possa ser implementada demoram muito tempo. Por esse motivo, os pesquisadores alertam que seria rápido se você tomar uma vacina dentro de um ano.

O frio pode matá-lo?

Isso é falso. A temperatura natural do corpo humano é mantida em torno de 37 graus Celsius, independentemente da temperatura do ambiente externo. Por esse motivo, não é possível que o frio possa matar o novo coronavírus ou acabar com outras doenças. A maneira mais eficaz de prevenir a infecção é lavar as mãos frequentemente com água e sabão.