sábado, 20 abril, 2024 03:06

MATÉRIA

Thanksgiving – Um dia especial, para agradecer!

Todos os anos, os americanos aguardam a quarta quinta-feira de novembro, quando o Dia de Ação de Graças é comemorado em todo o país. O Dia de Ação de Graças é um feriado secular que tradicionalmente lança a “temporada de festas de fim de ano”. É o período de viagem mais movimentado do ano, com membros da família percorrendo longas distâncias para participar de comemorações com seus entes queridos.

O papel do peru no banquete – A peça central da maioria das celebrações do Dia de Ação de Graças é uma refeição abundante com a presença de amigos e familiares do anfitrião, onde o prato principal é o peru. Embora não haja registro de o peru ter sido servido no primeiro banquete de celebração do Dia de Ação de Graças realizado em 1621 na Plantação de Plymouth o peregrino participante Edward Winslow escreveu em uma carta sobre o evento em que uma caça ao peru ocorreu antes da refeição. Isso pode explicar a tradição de servir peru em celebrações posteriores. Mas os perus selvagens, nativos da América do Norte, também eram uma escolha lógica de refeição para os primeiros celebrantes. Atualmente, mais de 50 milhões de perus são servidos no Dia de Ação de Graças nos EUA, sendo apreciado por mais de 90% dos americanos.                     

Muitas famílias se encarregam de toda a preparação da refeição, e o acompanhamento principal para o peru é recheio – normalmente uma mistura de cubos de pão, aipo, cenouras, cebolas picadas e sálvia recheado dentro do peru e assado com ele ou cozido separadamente e servido como guarnição. Outros possíveis ingredientes de recheio incluem castanhas, bacon ou linguiça picada e passas ou maçãs. Outros pratos principais de Ação de Graças são molho de carne, molho de cranberry e acompanhamentos como batata doce, vagem, purê de batatas e broa de milho. A torta é uma sobremesa comum e os sabores mais populares são abóbora, nozes, batata doce, carne moída e maçã. Os vegetarianos podem optar por tofu de peru ou vários pratos à base de frutas e vegetais. Cerveja e vinho são frequentemente servidos, e algumas pessoas até inventam coquetéis com temática festiva.

A composição cultural diversificada da população americana significa que um grande número de famílias integra as tradições culinárias nativas em sua refeição do Dia de Ação de Graças, dando um toque exclusivo. As famílias podem servir pratos como cuscuz, macarrão ou curry.

A tradição do osso da sorte do peru – Quebrar o osso da sorte do peru é uma tradição comum da refeição de Ação de Graças. A prática começou com os antigos romanos que separavam os ossos de galinha e os guardavam, na crença de que eles transmitiam poderes misteriosos e boa sorte.

A noção evoluiu para grupos de dois fazendo desejos em um único osso, e depois quebrando-o, onde a pessoa que ficasse com o maior pedaço teria seu desejo concedido. Com o tempo, a competição passou a envolver apenas duas pessoas que puxavam extremidades opostas de um osso seco. A brincadeira chegou à Inglaterra no século XVI século e foi chamada de “merrythought”.

No Novo Mundo, os peregrinos jogavam cabo de guerra com os ossos de peru selvagem em vez de frango. A palavra “wishbone” (osso da sorte) surgiu em meados do século XIX, bem na época em que o presidente Lincoln declarou a Ação de Graças como um feriado nacional oficial. O osso da sorte é um osso bifurcado (fúrcula) que é na verdade uma fusão de duas clavículas localizadas entre o pescoço e o peito da ave. Para tornar o osso mais frágil e facilitar o corte da ave alguns cozinheiros removem o osso da sorte antes de assar o peru e secá-lo no forno.

A peça central da mesa – A Cornucópia, uma cesta em forma de chifre repleta de flores, frutas, nozes e vegetais, é frequentemente usada para decorar a mesa de Ação de Graças. A palavra cornucópia deriva do termo latino para chifre da abundância; a cornucópia é um símbolo de longa data da recompensa da colheita que remonta aos antigos gregos e romanos.

Expressando gratidão e atividades de caridade – Em muitas reuniões de Ação de Graças, os convidados se revezam dizendo em voz alta ao que mais estão gratos. Muitos outros americanos passam todo ou grande parte do dia ajudando outros menos afortunados, como voluntários em abrigos, igrejas e outros centros locais; participando de campanhas de alimentos; doando para programas de distribuição de refeições para idosos e pessoas com deficiência, bem como bancos de alimentos locais; e entregando refeições de Ação de Graças para aqueles que estão muito doentes ou velhos para deixar suas casas.

O Trote do Peru – Muitas cidades por todos os EUA realizam corridas como a “Turkey Trot” para começar a temporada de festividades de fim de ano de um jeito saudável. Os corredores participantes se vestem em um traje relacionado à Ação de Graças e percorrem uma distância curta – normalmente cinco quilômetros. Os organizadores da Turkey Trot frequentemente pedem aos corredores que tragam alimentos enlatados para doar para organizações sem fins lucrativos envolvidas na alimentação de pessoas necessitadas.