sábado, 20 abril, 2024 01:57

MATÉRIA

7 metas financeiras para 2022

Fim de ano chegando… é hora de avaliar as resoluções que tínhamos para 2021 e definir as próximas metas para 2022. E aí, conseguiu conquistar tudo que você tinha planejado? Ficou em dúvida sobre os objetivos do próximo ano? Seja economizar, ganhar mais dinheiro ou até mesmo dizer não para um parente sobre aquele dinheiro emprestado, as metas financeiras sempre aparecem entre os desejos para o Ano Novo. Mas você sabia que é possível alcançar ainda mais objetivos, sem precisar apelar para a roupa amarela?

Como definir metas financeiras para 2022?

Para definir um objetivo para os próximos meses, você precisa levar em consideração alguns pontos importantes, como: tempo, relevância, nível de dificuldade e progresso.

• O tempo nada mais é do que o período em que você deseja alcançar a meta, seja ela a curto ou a longo prazo — fique tranquilo, explicamos melhor esse tópico mais abaixo. 

• A relevância é o impacto que você espera ter na sua vida financeira, seja comprar uma casa, financiar um veículo ou mesmo limpar o seu nome.

• Já o nível de dificuldade te ajuda a entender o que será preciso fazer para alcançar esse sonho, sejam pequenas ações, fáceis de fazer, como encerrar uma assinatura por streaming, ou outras mais radicais, como vender o carro.

• O progresso, por outro lado, mostra o resultado dessas medidas. Esse acompanhamento deve ser feito diariamente, mensalmente ou a cada semestre, você escolhe. O que importa é ver o quão próximo você está de realizar o seu objetivo, combinado?

Agora que você já sabe como definir e acompanhar os seus objetivos para 2022, conheça os tipos de metas que podem te ajudar nessa organização. 

Metas financeiras a curto prazo:

Nesse tipo de objetivo, você deve considerar um prazo mais apertado possível, seja dias, semanas e, no máximo, 6 meses. Aqui, inclua as metas que são mais importantes e urgentes, como ter uma renda extra, economizar mais e cortar gastos desnecessários.

Metas financeiras a longo prazo:

12 meses parece pouco tempo quando o assunto é metas a longo prazo, certo? Mas acredite, não é. Tudo vai depender se o seu objetivo pode ser alcançado nesse período ou não. Ao querer limpar o nome, por exemplo, você deve considerar o valor da sua dívida, a quantidade de parcelas e, claro, se é possível quitar com o dinheiro que você recebe atualmente.

Outras metas que podem ser alcançadas a um prazo maior: troca de emprego, financiamento de uma casa ou um veículo, viagens, mudança de profissão, etc.

Confira 7 metas financeiras para 2022 que te ajudam a sair do aperto:

1. Ser promovido ou arranjar um novo trabalho 

Ansioso pensando naquela promoção que nunca chega? Que tal se planejar e finalmente conversar com o seu chefe sobre o assunto? Caso a conversa não saia no rumo planejado, considere buscar um novo emprego que ofereça mais benefícios ou um salário melhor. Se o seu caso for a dificuldade em voltar ao mercado de trabalho, lembre-se de procurar alternativas para ser notado por recrutadores. Seja nas redes sociais, como LinkedIn, ou até mesmo com cursos profissionalizantes gratuitos. O importante é não desistir, beleza?

2. Gastar menos 

Você é daqueles que acabam gastando mais do que podem e não têm ideia de como gastaram tanto, sem perceber? Pois saiba que não é o único a fazer isso. Pesquisas apontam que 7 de 10 brasileiros gastam mais do que recebem. Para evitar mais sustos e a temida conta no vermelho, anote tudo que entra e sai da sua conta.

 3. Economizar mais 

Quem não ama ver a graninha render mês a mês, né? Ou mesmo sentir que o cofrinho está ficando mais pesado a cada moeda guardada.

Mas, para economizar ainda mais, é preciso reavaliar todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Dessa forma, você vai conseguir identificar onde é possível ter mais dinheiro realizando cortes simples.

4. Ter uma renda extra 

Fazer um bico aqui e ali, começar a vender um produto ou serviço, ser revendedor… são várias as opções para ter uma renda extra em 2022. Saiba como transformar essa alternativa em solução para os seus problemas e, quem sabe, alcançar mais de uma meta financeira. Só sucesso!

5. Aprender a dizer não 

Ficou surpreso e quer saber como esse tópico pode estar relacionado às metas financeiras de 2022? A gente explica: vez ou outra, é comum aparecer alguém pedindo um favor ou uma ajuda. Na maioria das vezes, é algo relacionado a dinheiro.

Empréstimo, presente, ser fiador… em todas essas situações, você deve dar um passo atrás e analisar os riscos, as consequências e como isso atrapalha as suas metas para o próximo ano. No final, dizer não acaba sendo a maneira mais segura de evitar prejuízo financeiro.

6. Evitar gastos desnecessários 

Ostentar é bom, mas saber gastar dinheiro de forma saudável é melhor ainda. Afinal, os gastos desnecessários podem parecer inocentes e passarem despercebidos, mas são os principais vilões quando o assunto é economia.

Você é fã de streamings? Adora pedir delivery todos os dias? Sai de casa só se for de carro? Chegou a hora de repensar esses gastos e dar adeus aos mimos “baratos” que saem caro.

7. Ganhar mais dinheiro 

Essa é uma das metas financeiras mais desejadas em todo fim de ano. Mas, ao contrário das superstições, usar roupa dourada e comer lentilha não são as únicas alternativas para alcançar essa meta. Claro, você pode seguir com os seus rituais, mas lembre-se de colocar todos os pontos anteriores em ação.

Além disso, você pode sempre contar com investimentos simples, que funcionam perfeitamente para iniciantes nesse ramo, além de abrir uma empresa do zero, por exemplo.