segunda-feira, 29 abril, 2024 23:05

MATÉRIA

A classificação dos filmes Halloween

A série de filmes Halloween, um clássico de terror slasher teve início no ano de 1978, foram 8 filmes da franquia original e uma refilmagem seguida de uma sequência. A história se passa na cidade de Haddonfield no estado de Illinois, e mostra a história do serial killer Michael Myers e sua incansável caçada para matar a última sobrevivente da sua família, sua irmã mais nova: Laurie Strode. Michael Myers matou várias pessoas ao longo da sua jornada, abaixo, saiba um pouco sobre a vida do maníaco.

Halloween: A Noite do Terror (Halloween) – 1978 (Nota: 10)

Um verdadeiro clássico que tem que ser assistido por todos os fãs do gênero, a direção e o roteiro de Carpenter não deixa a desejar e a atuação de Jamie Lee Curtis como Laurie Strode e Tony Moran como Michael Myers foram espetaculares, um filme realmente brilhante considerando a época em que foi realizado e também um dos melhores da franquia de filmes Halloween.

Halloween II: O Pesadelo Continua (Halloween II) – 1981 (Nota: 7)

Neste segundo filme, temos um número maior de mortes e uma história que prende um pouco mais o público, a agressividade deste filme supera a do primeiro, mas o mistério é menor, já que todos sabem quem está por trás dos assassinatos. Michael também é mais agressivo quando comete os assassinatos, sendo que no primeiro ele era um tipo de assassino silencioso e um pouquinho mais discreto, neste segundo filme ele é mais rápido e brutal nos assassinatos.

Halloween III: A Noite das Bruxas (Halloween III: Season of the Witch) – 1982 (Nota: 2)

Halloween III não foi um grande filme, mas vale a pena assistir pois sua história é tão boa quanto a de Michael Myers, pois este é focado muito no mistério e os assassinatos em massa ficam um pouco de lado, algumas pessoas morrem não do jeito em que os dois primeiros filmes mostram, trazendo mortes provocadas por forças sobrenaturais.

Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (Halloween 4: The Return of Michael Myers) – 1988 (Nota: 7)

Uma volta espetacular do maníaco, tá certo de que demorou alguns anos para que o filme tivesse um bom roteiro, mas valeu a pena os fãs esperarem tanto tempo pelo quarto filme que na minha opinião é um dos melhores da franquia Halloween. A atuação de Danielle Harris como a pequena Jamie foi brilhante, e continuou nesse status no quinto filme. Também não posso deixar de fora Donald Pleasence que continuou com sua exelente atuação como o Dr. Loomis.

Halloween 5: A Vingança de Michael Myers (Halloween 5: The Revenge of Michael Myers) – 1989 (Nota: 4)

Um filme bom, mas não é melhor que os outros, mencionando outra vez a exelente atuação de Danielle Harris outra vez como a pequena Jamie Lloyd. A inclusão do homem de preto foi um dos pontos em que eu realmente gostei no filme, pois além do terror temos também um mistério em torno deste novo personagem que parece ter um tipo de ligação com Michael.

Halloween 6: A Última Vingança (Halloween 6: The Curse of Michael Myers) – 1995 (Nota: 5)

Um filme esclarecedor, mas não foi brilhante, apesar de render bastante bilheteria em seu primeiro final de semana, o filme também não agradou os críticos. Halloween 6 teve duas versões, a do diretor e a do produtor, a versão original do cinema confundiu o público, pois ao contrário da versão do produtor e a do diretor, não mostrava flashbacks do quinto filme deixando o sexto um pouco sem sentido. Foi o último filme do ator Donald Pleasence, que morreu logo após o termino das filmagens.

Halloween H20: 20 Anos Depois (Halloween H20: 20 Years Later) – 1998 (Nota: 9)

Apesar de ser uma bela homenagem ao original, o filme peca em um único ponto, o fato dele ignorar os eventos do 4º, 5º e 6º filmes, fazendo de H20 uma sequência de Halloween II, fora isso, o filme tem suas qualidades.

Halloween: Ressurreição (Halloween: Resurrection) – 2002 (Nota: 3)

O último filme da série original, assim como o 1º, o 2º e o 4° filme, pode ser considerado um dos melhores da série, só não gostei do destino de Laurie Strode que no final das contas acaba caindo nas mãos de Michael Myers, já na história principal do filme, não tive que reclamar, pois ele deixa a velha guerra entre Michael contra Sua Família e dá espaço para uma nova história, claro, respeitando o velho terror de Myers.

Halloween: O Início (Halloween) – 2007 (Nota: 6)

O fato deste filme aprofundar um pouco mais a infância de Michael, não faz dele um remake sensacional, claro que ele tem seu valor, mas o que estraga o filme, talvez seja seu exagerado conteúdo sexual, não sendo hipócrita claro, mas posso dizer que o filme seja um pouco apelativo, entretanto pode ser considerado um bom filme pois sua história e seu desenvolvimento não deixam a desejar. Não esquecendo da atuação espetacular de Malcolm McDowell como o Dr. Loomis, os cabelos longos na fase inicial do filme nos fazem lembrar dele no Laranja Mecânica.

Halloween 2 (Halloween 2) – 2009 (Nota: 1)

Esta sequência não foi muito bem elaborada em minha opinião, acho que não foi o melhor de Rob Zombie, talvez se ele tivesse inserido um pouco mais dos elementos das sequências originais do filme, com certeza Halloween II (2009) teria sido um filme bem melhor que Halloween (2007).