segunda-feira, 29 abril, 2024 22:30

MATÉRIA

10 dicas para manter sua pele firme

A maioria das mulheres treme só de pensar em flacidez.

Realmente, este fenômeno atinge muito mais as mulheres do que os homens. Isso se dá, principalmente, por causa das variações hormonais femininas.

A flacidez é o esgotamento das fibras colágenas e elásticas que dão resistência aos tecidos. Ela pode ocorrer na pele ou na musculatura. No caso da pele, o problema acontece devido à perda de elementos do tecido, como colágeno e elastina, reduzindo a firmeza entre as células. Em consequência, a pele fica com aspecto de “frouxa”.

As causas são variadas

Podem ter origem genética ou serem desencadeadas por fatores naturais, como exposição ao sol, alimentação desequilibrada,fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais e obesidade. É importante saber o fator causador para obter maior resultado com o tratamento específico. Manter a pele firme não é tarefa fácil, mas pode ser menos complicada quando se têm em mãos 10 dicas para se comprometer com firmeza!

1) Ingestão de colágeno hidrolisado

Com o passar dos anos, o corpo tende a esgotar a produção de colágeno. Para manter a pele firme, o ideal é incluí-lo na dieta. No mercado, há diversas opções para adquiri-lo, desde balas, bombons e águas aromatizadas a sachês e cápsulas. Os sachês são bons, pois, além de saciarem a fome, um conteúdo já é responsável pela dose recomendada diária (8 a 10 gramas). Pode ser diluído em água, iogurte ou sucos.

2) Alimentação

Consumir alimentos ricos em colágeno é fundamental para garantir a pele firme. Inclua no seu cardápio as proteínas de origem animal, como carnes vermelhas ou brancas e a gelatina convencional. Além disso, para colaborar com a pele firme, é importante ingerir alimentos ricos em vitamina C, como laranja e abacaxi. Eles ajudam na absorção do colágeno em até 8 vezes.

3) Cremes

É importante usar cremes que estimulam a produção de colágeno. Neste caso, na busca pela pele firme, opte pelos ácidos, em especial o retinoico, capaz de aumentar a produção de colágeno e promover a renovação celular. Outra boa opção são os cremes com estrógenos de base vegetal, responsáveis por reequilibrar os níveis hormonais e estimular a produção de colágeno.

4) Creme ou loção para firmar a pele

Aposte nos cremes firmadores! Compre um que mais lhe agrade e aplique uma vez ao dia, dando maior atenção às áreas mais necessitadas. Invista na aloe vera, ela é um potente firmador natural. Procure produtos que a contenham ou aplique pura sob a pele.

5) Faça esfoliação

Ao esfoliar a pele, os tratamentos reparadores agem mais profundamente, o que garante melhor resultado. Mas atenção! Faça a esfoliação de forma delicada para não agredir a pele.

6) Faça musculação

Cuidar de todo tipo de flacidez é válido! A musculação é ótima quando o assunto é firmar a pele! Incorpore o treinamento de peso em seu tratamento para manter a pele firme, sempre sob a supervisão de um profissional.

7) Massagens

Talvez esta seja a dica mais gostosa: receba massagens! As massagens são perfeitas para ativar a circulação, o que é maravilhoso para manter a pele firme. Procure por um profissional competente e peça para focar nas areas que mais deseja trabalhar.

8) Use protetor solar

Todo mundo já sabe, mas vale lembrar: use protetor solar! Os danos do sol danificam a pele internamente e fazem com que ela perca a elasticidade. Para uma pele firme, proteja-se do sol.

9) Nunca durma de maquiagem

As vezes a preguiça bate, mas este hábito deve ser incorporado! Retirar a maquiagem antes de dormir e aplicar um tônico no rosto mantém a pele saudável e mais firme, pois desobstrui os poros e permite que ela respire.

10) Tratamento com luz pulsada

A luz pulsada, apesar de exigir maior investimento, é uma ótima opção, pois além de recuperar o viço e a luminosidade da pele, estimula a produção de colágeno, o que melhora a textura e a firmeza.

Para manter a pele firme é preciso disciplina. Não se pode ignorar a ação do tempo, mas pode-se atenuá-la. Um estilo de vida saudável mantém corpo e mente em equilíbrio, o que reflete em uma pele saudável. Vale a pena investir um tempo para cuidar de si mesma!