Home Matérias A importância da Meditação para alta performance

A importância da Meditação para alta performance

54
0
Viver Magazine Revista Brasileira nos Estados Unidos
Viver Magazine Revista Brasileira nos Estados Unidos

Atletas de todos os esportes estão sempre em busca de algo que possa fazer com que seus resultados melhorem, pode ser algum treinamento tático especifico, melhor condicionamento físico ou melhorar a alimentação, muitas vezes buscando suplementos específicos para aumentar a performance, mas sempre com o cuidado de não usar algo que seja proibido pelas regras.

Muitas vezes essa busca excessiva de algo mágico acaba frustrando atletas, pois na realidade não existe uma coisa apenas que de repente vai fazer o atleta ganhar tudo. Porém, atualmente a importância da parte mental vem ganhando espaço na mídia e muitos atletas estão buscando aprender mais sobre esse assunto, um dos treinamentos mais poderosos da mente atualmente é a meditação.

Muita gente ainda relaciona a meditação com religião e espiritualidade, essa relação é justificada pois atualmente muitas religiões e culturas utilizam de algum tipo de meditação, e até mesmo o ato de rezar é por si uma meditação.

A meditação é simplesmente um treinamento mental com o objetivo de aumentar a percepção dos acontecimentos presentes, sendo eles atividades físicas ou mental como o pensamento por exemplo. Como qualquer habilidade, precisamos de tempo e consistência para poder dominar esta técnica. A boa notícia é que não precisamos separar muito tempo para isso, entre 10 a 20 minutos por dia já é suficiente para aumentar a performance em todas as áreas.

Vamos falar sobre a ciência da meditação e porque seria uma boa ideia adiciona-la na sua rotina de treinamento.

A meditação altera o funcionamento e estrutura do cérebro, os maiores benefícios são: redução da ansiedade, depressão, estresse relacionado com problemas médicos, também é verificado grande aumento da capacidade cognitiva de pessoas que praticam a meditação com frequência, entre elas a atenção, concentração, foco, clareza nos pensamentos que consequentemente melhora o pensamento critico e rapidez na análise e decisão. 

Não somente para um atleta, mas para qualquer profissional essas são habilidades cruciais no dia-a-dia, qualquer um pode se beneficiar com estre treinamento.

Atualmente vivemos uma era onde há muitas distrações. O telefone celular te notifica a qualquer mensagem, e-mail, ligação. Algumas pessoas até utilizam relógios como apple watch que te notificam ali mesmo quando algo acontece. A pessoa, sem saber passa a ser treinada a não prestar atenção, com isso suas habilidades cognitivas como concentração e foco pioram cada vez mais. 

Além disso, as relações interpessoais também se deterioram, causando estresse, irritabilidade, falta de empatia e compaixão. A meditação é um remédio que não custa nada para todos esses problemas.

Atletas que praticam a meditação percebem uma melhora muito grande na redução de pensamentos negativos durante competições, controle dos pensamentos e maior nível de percepção das emoções. Em um ambiente competitivo de alto nível esses benefícios são essenciais e muitas vezes determinantes no resultado final.

Gostaria de salientar que a meditação não vai eliminar pensamentos negativos ou experiencias negativas, mas sim de ajudar a pessoa a entender estes momentos sem julgamentos, para não criar a famosa autossabotagem. A meditação envolve uma honesta análise do momento presente, que combinada com certos treinamentos cognitivos esses pensamentos que por natureza são negativos se transformam em pensamentos neutros. 

 A meditação possui dois componentes, a primeira é a concentração na experiencia que está acontecendo no momento presente, e a segunda é a atenção para auto regulação.

Há vários benefícios de estar 100% presente, vivenciando cada momento com máxima atenção, um dos benefícios mais importante é em relação a felicidade, pessoas que conseguem ter consciência de seus pensamentos e concentrar na tarefa que está executando sem vaguear para o futuro ou o presente tem um nível de felicidade muito maior, este sentimento de felicidade independe da tarefa que está executando, todos nós realizamos diversas tarefas diárias que no qual não gostamos ou não queremos fazer. Isso é algo natural na vida de todos nós, a diferença é como pensamos e reagimos a isso.

A atenção para a auto regulação se refere a percepção de alterações emotivas, físicas e de pensamentos derivados das circunstâncias atuais. Vou dar um exemplo: um tenista erra uma jogada que ele acredita que seja muito fácil, neste momento ele terá uma reação física involuntária, e um sentimento que ele deve entender como raiva, seguida de um pensamento negativo onde ele acredita que sua técnica não está adequada, esse tipo de pensamento pode ficar na cabeça por muito tempo, causando um detrimento em sua performance de maneira muito significativa.

 Para um atleta é essencial conseguir balancear a pressão e necessidade de bons resultados com a felicidade e bem estar. Grandes figuras do esporte como Kobe Bryant é um ótimo exemplo, ele sempre diz que treinar e jogar são atividades divertidas e agradáveis. Michael Phelps um dos maiores atletas da história com mais de 28 medalhas olímpicas também descreve treino e competição como algo agradável.

A meditação ajuda muito neste aspecto, Kobe Bryant e Michael Phelps utilizam muito desta técnica para aprimorar seus resultados. 

Um termo muito usado no mundo do esporte é o estado de “Flow” onde a performance do atleta flui de maneira natural, automática em alto nível. Não é fácil estar em estado de flow e muitos fatores precisam se encaixar para isso acontecer. Um estudo focado no estado de flow e meditação (Aherne et al. 2011) revelou que atletas que praticaram meditação conseguiram entrar em estado de flow com muito mais frequência do que atletas que não utilizaram da meditação. Também foi verificado um alto nível de clareza de proposito e objetivos, além de uma percepção maior de controle do ambiente, além de menor nível de ansiedade e estresse.

Agora que você já sabe um pouco sobre os benefícios da meditação, está na hora de aprender como fazer da melhor forma possível.

De acordo com diversos estudos, já está comprovada a eficácia da meditação praticada todos os dias por pelo menos 10 minutos, pessoas que já estão acostumadas podem aumentar para 20 ou 30 minutos, seguido de um processo de visualização com foco na preparação para competições.

Se você nunca meditou, eu indico o seguinte protocolo: inicie com 5 minutos ao dia, por 10 dias, depois tente por 10 minutos, em muitos casos não será fácil e será necessário um esforço um pouco maior, lembre-se que isso é literalmente um treinamento mental. Você pode colocar o celular ou relógio em contagem regressiva, fechar os olhos, de preferência em um ambiente sem muitos barulhos. O foco neste caso será sua respiração, inspire por 4 segundos, segure por 2 e expire por 4. E concentre nesta contagem e na respiração. 

Sua mente vai vaguear, você vai começar a pensar em muitas coisas, quando isso acontecer, não resista, compreende e aceite este pensamento e volte o foco para a respiração.

Este é um treinamento muito simples, mas que vai te ajudar muito, faça e fique a vontade de me mandar uma mensagem compartilhando sua experiência.

Por: Bruno Pecly
Mental Performance Consultant
bruno.mindcoach@gmail.com