Neste artigo eu serei mais específico e detalhar um pouco sobre o que são os hábitos e como eles moldam a nossa vida, e sabendo um pouco mais sobre hábitos você vai entender de maneira mais clara as dificuldades que você possui para implementar mudanças na sua vida, consequentemente, te ajudando a realmente criar estratégias especificas para si próprio e estar cada vez mais próximo de seus objetivos.
Atualmente escutamos muito em mídias sociais, no youtube e televisão o termo sucesso e diversas maneiras de como conseguir esse sucesso. Muitos palestrantes motivacionais e influenciadores sempre colocam frases em suas mídias para motivar e engajar seu público.
Porém ainda falta algo mais concreto e que a pessoa consiga colocar em pratica em sua vida para realmente ter resultados diferentes.
Nós somos seres emocionais, está em nossa natureza, e é muito fácil confundir o sentir do fazer e isso no traz uma falsa sensação de ação. vou explicar: quando assistimos há uma palestra motivacional, ou vemos no instagram um vídeo curto ou até um texto, isso nos gera diversos tipos de emoções, geralmente positivas e na maioria das vezes possuímos a tendência de confundir esses sentimentos com ação e mudança.
Uma coisa é você se motivar a comer de maneira mais saudável, outra coisa é você ter a disciplina no dia a dia de não comer aquele chocolate depois da janta, ou se motivar para ir a academia, mas o desafio está como conseguir a consistência do dia-a-dia.
Ainda há um espaço muito grande entre se sentir motivado com alguma coisa e realmente aplicar as mudanças necessárias para que sua vida realmente esteja alinhada com aquilo que você acredita.
Eu já adianto aqui, não é um processo fácil, pode até ser simples porém poucas pessoas conseguem realmente ajustar a sua vida de maneira em que os resultados realmente irão aparecer. E é por essa dificuldade que não vemos estratégias especificas nas palestras motivacionais e nem na mídia social dos influencers, não é algo que traz atenção/clique.
Vamos lembrar que este é um jogo de tentativa e erro, sempre quando tentamos quebrar um padrão em nossa vida a chance de falha é muito algo, e isso gera alguns sentimentos como frustação, entenda que é algo normal, aliás, é algo positivo, pois esses sentimentos indicam que estamos evoluindo.
O que são hábitos?
Habito é uma sequência automática de comportamento enraizada conjuntamente em nosso cérebro, que são profundamente aprendidos pela repetição, parcialmente ou totalmente automático.
Primeiro vamos entender que o nosso cérebro é primitivo, apesar da raça humana ter apenas por volta de 250 mil anos a nossa mente possui mecanismos e funcionamento parecido com criaturas de milhares de anos, e isso reflete muito em uma comunidade moderna na qual vivemos atualmente, é algo difícil para nossa mente e que levará milhares de anos para uma adaptação completa. Ou seja, somos seres primitivos em uma sociedade moderna. Essa é a raiz de muitas dificuldades que enfrentamos atualmente.
Hábitos são totalmente ou parcialmente automáticos pois os processos cognitivos, afetivos e comportamentais envolvidos no habito ocorrem em sua maioria de maneira automática, ou seja que não dependem de suas intenções (que não é volitivo), o habito então pode ser parcialmente ou totalmente inconsciente.
Processos volitivos são processos que dependem de sua intenção para acontecer, por exemplo escovar os dentes, você depois do almoço de maneira consciente vai ao banheiro com a intenção de escovar os dentes.
O hábito pode ser também uma cadeia de comportamentos, ou seja, uma sequência de comportamentos que pela repetição, já estão enraizadas em nosso cérebro. E a gente pode usar o processo de escovar os dentes como exemplo, cada pessoa tem um ritual de como escovar os dentes, e geralmente, nós não lembramos de ter escovado os dentes, ou como escovamos os dentes.
Isso acontece muito também com pessoas que vão de carro para o trabalho, muitas vezes você não lembra de como chegou, quando tomou consciência já havia chegado, isso porque a rotina internalizou as ações que passaram a ocorrer de maneira subconsciente. Está ai uma explicação clara do motivo no qual é muito difícil alterar, adicionar ou remover um hábito.
Há uma motivação por traz de todo hábito, e essa motivação também é subconsciente, que geram processos chamados de comandos cognitivos inconscientes. Ninguém possui controle desses processos, um exemplo disso são pessoas que roem unha, emoções como preocupação podem gerar este tipo de ação.
Os gatilhos para os hábitos são as nossas emoções e cognições, que ocorrem de maneira automática ou semiautomática. E o gatilho para nossas emoções e cognições é a nossa interpretação das coisas que acontecem em nossa vida.
Antes de pensar em alterar o hábito em si, temos que voltar e entender todo esse processo, para assim alterar primeiro os gatilhos que nos fazem iniciar o processo do hábito.
Um dos componentes mais importantes do hábito é a recompensa, que pode variar de uma recompensa sozinha, por exemplo fumar, que pode trazer uma sensação de calma e tranquilidade, ou comer uma pizza, que traz diversas recompensas, como a praticidade de não precisar cozinhar, preço, sabor, comodidade etc.
Quando você estiver tentando mudar um hábito, pense em quais as recompensas desse hábito, e como resolver isso de uma outra forma.
Como disse anteriormente fatores emocionais são gatilhos para nosso hábitos, se por exemplo você tem um dia difícil no trabalho, chega em casa e toma uma bebida ou enche a barriga de doce e acaba se sentindo ainda pior, muitas vezes pela desculpa de “eu mereço” pois tive um dia complicado.
Esse ponto é o mais difícil de ser modificado, pois a raiz dessas emoções é a nossa personalidade e a maneira que percebemos as coisas e acontecimentos ao nosso redor.
Fica claro que mudança de hábitos não é algo simples, para realmente mudar nossos hábitos nós devemos mudar a maneira em que vemos tudo o que acontece ao nosso redor, ou seja, mudar nossas crenças e o tipo de pessoa que somos.
Quando falamos de hábitos temos que falar também sobre nossas crenças, que definem o nosso padrão de interpretação da nossa realidade e que são as raízes do nosso comportamento, para que essa mudança ocorra, devemos entender de maneira bem clara nossa filosofia de vida, objetivos pontuais e objetivo de vida, ter um autoconhecimento muito elevado. Esse é o primeiro ponto.
Quanto mais você se conhecer, mais fácil fica de ajustar os hábitos, por exemplo se você implementar uma filosofia de uma pessoa saudável, fica muito fácil de não comer doce ou entrar em uma rotina de exercícios físicos.
As pessoas sempre me perguntam quanto tempo leva para mudar um hábito. O que eu posso dizer sobre isso é que até neste momento, não há nenhum modelo cientifico que possui essa informação de maneira precisa. Pode ser um dia ou um ano.
O mais importante aqui é você entender que antes de pensar em um hábito, pense em você como pessoa, no que você acredita, esse processo vem antes de qualquer tentativa de mudança de hábito.
Por: Bruno Pecly
Mental Performance Consultant
[email protected]