Home Destaque Ampliando a geografia da minha mente

Ampliando a geografia da minha mente

41
0

“De sorte que haja em vós a mesma MENTE que houve também em Cristo Jesus.”

A mesma MENTE que houve em Cristo Jesus. Como assim? Nossa mente é nosso tesouro, o que poderá existir de mais relevante do que uma mente sarada? Essa geografia poderosa, conhecida como mente humana, armazena informações que podem nos fazer um líder de êxito ou um indivíduo fracassado. As informações corretas são a bússola para um destino de êxito, assim como uma informação incorreta pode nos levar a rotas desastrosas. Por isso, todos nós somos os principais responsáveis pelos nossos conteúdos, assim como, se nós somos autoridades sobre pessoas, devemos produzir os princípios que reformatem a mente dos que estão trilhando por caminhos perigosos. Uma informação errada pode levar seu cérebro a produzir reações químicas que podem depor contra sua própria vida e não permitir que você seja o projeto sonhado por você mesmo, ou ser a versão de um nobre no território onde vive, por causa dos desencontros de comunicações. Quem ama sua mente se importa com conteúdos favoráveis a seu futuro.

“Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.” (Salmo 139:17,18).

Quando não guardamos nossos pensamentos, estamos dizendo que qualquer vento pode soprar na nossa direção e, como um barco à deriva, chegarmos em qualquer destino. Mas quando nos responsabilizamos com o nosso conteúdo, estamos autorizando que somente o princípio nos governe.
Não podemos nos distrair com essa geografia de conteúdo divino, TEMOS A MENTE DE CRISTO e o inimigo deseja arrebatar as sementes boas plantadas no solo da alma, e lançar uma semente que perturbe nossa conquista. Esse foi um dos ensinamentos de Jesus na Parábola do Semeador, sobre o quanto precisamos vigiar quando se faz noite no nosso território; os inimigos noturnos são os mais perniciosos.

“Quando uma pessoa escuta a mensagem do Reino, mas não a compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado em seu coração. Estas são as sementes que foram semeadas à beira do caminho.” (Mateus 13:19)

Uma mente que não se cuida, certamente é uma geografia vulnerável, a qual será saqueada facilmente. Jesus colocou um alerta para essas sementes que não são adequadamente plantadas, sobre os imprudentes que não observam o solo nem se responsabilizam pelo resultado promissor. Tudo que você ver, ouvir e reproduzir é sua responsabilidade. Temos a obrigação de cuidar da mente e, ao mesmo tempo, observar os invasores que, sutilmente, investem para nos destruir. Parece um alerta aleatório, mas se fôssemos mais prudentes não estaríamos administrando tantos problemas. Hoje, uma pessoa que cuidou do território da mente, dessa geografia CARA, se tornará, ou se tornou líder, e será respeitado entre aqueles que os ouvem. Nem você nem eu valorizamos os emocionalmente falidos nem os discursistas sem prática, não é verdade? Ninguém ganhará respeito se não trabalhou a sua alma nem vigiou contra os adversários que estão semeando joio. Então, vamos com mais responsabilidade valorizar essa geografi a e não deixar que adversários avancem no nosso território com sementes que depõem contra nosso projeto de vida.

Leia Marcos 4:1-9!
Os nossos pensamentos podem ser parados, ou podem ser ampliados, depende das nossas atitudes. Aprendi que, desde o início, ou seja, assim que a mente – essa geografi a que o Senhor confiou em nossas mãos – começar a receber dardos infl amados do maligno, devemos paralisá-los, pois impedir a obra de Satanás na nossa direção é uma das maiores conquistas que faremos. Imagine: Se o inimigo nos assola, colocando sementes malignas na geografia da mente, qual deve ser nossa atitude? Paralisar! Você já observou que a maioria do tempo que sua mente ficou ocupada foi por pensamentos que não eram legítimos? Você já se viu questionado, porque eu tive esse tipo de pensamento? Exemplo: quando alguém que é importante pra você diz: preciso ter uma conversa séria e em particular com você; você sabe quais são os pensamentos que antevêem, porque nossa mente pode ser uma indústria de pensamentos falsos. Vamos inserir os pensamentos do Senhor para sairmos das ciladas do adversário.
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55:8,9)

Estamos em um curso de mudança de mente, de sanidade da nossa geografia mental. Você sabe a importância de manter todo espaço possível da sua mente ocupado e preservar sua sanidade? Porém, o adversário não para com suas investidas, e lançando dardo de mentiras, e de tanto repeti-los, você os toma como verdade. Na maioria das vezes, os nossos pensamentos interpretados são falsos. Quantas vezes nos enchemos de cortisol, nos envenenados, porque deixamos a mente nos poluir e não paralisamos os pensamentos contrários à nossa sorte.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

Precisamos deixar nossa mente produzir pensamentos favoráveis, pois qualquer geografi a que deixarmos à toa, ou à mercê do adversário, é facilmente invadida e, por isso, se tornam territórios minados, ou poluem geografias. Você não precisa deixar esses pensamentos negativos lhe consumir, porque vão adoecer sua mente e, consequentemente, enfermar seu físico.
Não devemos deixar o inimigo ganhar vantagem. Ter a MENTE de Cristo é um ensino sagrado que deve ser obedecido por quem teme a Deus e se respeita.
Ainda que os homens maus estejam articulando contra nós, não podemos antecipar sentenças contra nós mesmos.
Precisamos produzir pensamentos que solucionem nossos problemas e não alarguem em nós perturbações que roubem nossa paz. Quando eu aprendi que decido quais são os pensamentos que me governam, mudei meu modo de ver a vida e reagir diante das circunstâncias difíceis.
“O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras ditas sem maldade.”(Provérbios 15:26) Existe uma promessa da parte de Deus. Qual? Amplia o lugar da tua tenda e o toldo da tua habitação. Bem, aquilo que eu vejo é o que eu tenho, aquilo que eu falo é o que eu vou ter.
Eu preciso ver e falar para que se materialize. Esses dias, estudando a Palavra, eu vi a fi delidade de uma promessa e a sustentação da promessa no discurso. Quando vemos, com certeza, teremos. Antes de você adquirir qualquer coisa no plano físico, você precisa ver no mundo espiritual, e antes de você receber você precisa falar, até para ter respaldo no seu testemunho. Um dia, eu estava sentado com um colega (me lembro dos detalhes dessa conversa) e ele disse:
“Serei Pastor de uma igrejinha linda”, falou de forma carinhosa, e descreveu como seria. Eu disse: Eu fecho os olhos e vejo uma multidão. E terei e serei líder de uma grande Igreja. Bem ele tem hoje, literalmente, o que ele viu e declarou, e eu, por misericórdia, tenho uma multidão e a Igreja que declarei, vi, cri e falei. Você precisa antever e profetizar. É assim que a geografi a é ampliada. “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas.” (Isaías 54:2)
Quando eu não conhecia esse mistério, ficava em crise com algumas teologias; normal. Um dia, na aula de filosofia da religião, o professor falou: “Assim como Platão via e declarava o que via, precisamos ver as coisas que queremos antes e declarar se queremos ter”. Imagina a cabeça de um seminarista, ouvindo isso de um mestre. Quando li a quarta dimensão de David Yonngi Choo, nunca mais fui o mesmo. Os que não me ajudavam a realizar esse sonho, eu, solenemente, me afastei deles, e os que criam nos meus sonhos, nos aliamos.
Hoje, vocês sabem do resultado, chamei à existência. “Como
está escrito: Por pai de muitas nações te constituí perante
aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos,
e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos
4:17)
Tudo que cremos, devemos confessar, foi assim que os
homens de Deus sobreviveram seus desertos e mudaram
suas vidas, fazendo esse exercício espiritual, retendo firme
a confissão de esperança. As batalhas contra a geografia da
alma não são fáceis, e a nossa atitude diante dos ataques são
fundamentais para que mantenhamos a nossa mente saudável. Quando você vê algo tentando roubar seu coração e as promessas de Deus na sua direção, como você reage? Será
que você é daqueles que se abate ou reage confessando a
promessa? Mesmo que as circunstâncias estejam mentindo,
Deus dará a você uma geografia ampliada e uma mente extremamente saudável. “Retenhamos firmes a confissão da
nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. ” (Hebreus
10:23) (Esse, e outros estudos bíblicos, devocionais e reflexões
extraordinárias, você poderá encontrar no blog do Apóstolo
Renê Terra Nova: reneterranova.com.br)

A Pastora Andréia Guilmet é a responsável pela organização da caravana que sai de Atlanta-GA, para a Festa dos Tabernáculos e Israel. Todos os anos esse grupo de apaixonados pela terra Santa cresce mais, pois quem vai a primeira vez, certamente quer ir de novo. A viagem é marcada por momentos especiais de adoração, testemunhos, boas risadas e muitas lágrimas de amor, derramadas no Altar daquele que dá a essa viagem, o verdadeiro sentido… Jesus Cristo!
Confira algumas fotos da Caravana 2022 e se você achar que no próximo ano é a sua vez, não perca tempo, envie uma mensagem
para (404) 270-0724 com a frase: “Olá, o meu nome é….. e eu quero ir para Israel em 2023!”.
Eu tenho certeza, que você vai querer voltar lá todos os anos!