Home Comportamento Como planejar 2022 para obter a alta performance

Como planejar 2022 para obter a alta performance

130
0

2022 já está ai, e após as festas com a família e amigos, todos desejando feliz ano novo criando um grande otimismo com relação ao novo ano. Eu particularmente gosto muito dessa energia e é sempre bom iniciar uma nova etapa com energias positivas.

Todos nós possuimos diversos objetivos para 2022, poder ser na questão financeira, amorosa, saúde, fisica entre outros.

Tudo isso é muito bonito, porém um detalhe importante está faltando. Planejamento!

Todos nós queremos diversas mudanças em nossas vidas, porém, somente falar e imaginar não é o suficiente para fazer esses sonhos se tornarem realidades. Obviamente sem o sonho e visão nada acontece, e esse é o primeiro passo para tudo que queremos em nossas vidas.

Neste artigo você vai aprender como planejar o seu ano para alcançar todos os resultados desejados, mas antes disso, vamos entender algumas coisas.

Ano novo, vida nova? Não é bem assim.

A maioria das pessoas não conseguem alcançar os objetivos tão desejados no início do ano, e o número é assustador, 30% das pessoas desistem de seus objetivos nos primeiros 30 dias do ano, um grande parte desiste em meados de fevereiro e assim vai até o fim do ano onde apenas 8% da população conseguem cumprir suas metas.

Outro dado interessante divulgado pelo site Finder.com, mostra que 12% das pessoas acreditam que não irão conseguir, 13% não estão muito confiantes ou não se preocupam e 75% das pessoas acreditam veemente que irão conseguir.

Como podemos ver, as estatísticas não estão ao nosso favor. Mas antes de desanimar, vamos entender o motivo pelo qual as pessoas fracassam em suas metas.

5 razões que fazem as pessoas fracassarem em suas metas anuais.

1 Não entender que o ano novo em si não vai mudar nada somente porque achamos e queremos que mude. Muitas vezes passamos horas e horas sonhando, imaginando e esperando por um futuro melhor. Obviamente isso é fundamental e tudo começa em nossa mente, porém, sonhar acordado traz um efeito contrario, nos atrasa, o tempo passa e nada é realizado. Eu utilizo muito com meus clientes o conceito 99-1. 99% do tempo trabalho e 1% inspiração.

2 Falta de clareza e planejamento. Fazer somente por fazer sem direção também é uma forma de perca de tempo. Claro que no processo a pessoa aprende muito porém o trabalho é desperdiçado em coisa que não estão alinhadas com o objetivo determinado.

3 Paciência. Muitas vezes ficamos ansiosos e queremos os resultados para ontem. Esquecemos que durante o processo vamos errar, e isso é normal pois estaremos saindo de nossa zona de conforto, fazendo algo novo e errar também faz parte do processo. Aprenda com o erros e continue!

4 Falta de comprometimento com os objetivos acontece quando você traça as metas baseado nos desejos e opiniões de outras pessoas, e não do seu próprio desejo. Sempre pense no que te faz feliz e nunca siga os sonho dos outros.

5 Não apreciar o processo é algo fundamental e sem isso você nunca vai alcançar nada significante em sua vida. Aprecie e curta o momento, cada etapa do processo vai te deixar mais próximo de seu objetivo, não olhe para essas etapas como algo chato ou desmotivador pois será muito difícil de criar consistência fazendo algo que odeia.

Agora que você aprendeu o que não fazer, vamos focar no que você pode fazer para maximizar seus resultados e ter um 2022 de muito sucesso.

Uma das primeiras coisas que ensino aos meus clientes são as 4 etapas do para definição de objetivos. Siga cada etapa, reflita bastante e com calma, para que tudo de certo.

1 Defina sua intenção

Essa é a base de tudo, antes de você sai fazendo qualquer coisa você ter sua intenção bem definida. Além disso defina a sua missão e valores.

Você provavelmente já viu as empresas falando de sua missão e valores, e eles trouxeram esses conceitos de grandes filósofos e pessoas de sucesso, eles entenderam que ter uma visão e definir os valores é algo fundamental para o sucesso de uma empresa. E nós devemos fazer o mesmo. 

Então pegue um papel e uma caneta, escreva a mão, não no computador, escrevendo a mão possui um impacto e influência em nós mesmos muito maior do que apenas digitar no computador. Depois de pronto podemos transferir isso para um arquivo no Word ou qualquer programa de texto disponível.

Defina primeiro seus valores, alguns exemplos: Honestidade, generosidade, respeito entre outros. Esses valores serão a base de suas atitudes, geralmente os valores não mudam, e aconteça o que acontecer não podemos agir contra nossos valores. Essa é a sua essência.

Após a definição dos valores agora é a hora de pensar sobre sua missão de vida, responda essas perguntas para te ajudar a definir sua missão. Como eu gostaria de ser lembrado? Quando eu deixar este mundo, qual o legado eu irei deixar para minha família e o mundo?

Ao contrario dos valores, a missão pode se alterar conforme o tempo, reflita bastante e coloque o que vier em sua mente.

2 Coloque no seu calendário

Com sua missão e valores prontos agora é a hora de definir as tarefas que irão te levar em direção de seus objetivos. Assim que definidos, coloque em seu calendário imediatamente. Se não estiver em seu calendário, a tarefa não existe. Coloque tudo! Literalmente. O seu calendário vai me dizer o tamanho de seu objetivo e seu comprometimento com ele.

3 Mensure

Existem diversos apps que podem ajudar a mensurar suas tarefas diárias, Eu utilizo o HabitShare app. Com ele você tem controle do que está fazendo e pode até compartilhar com amigo ou alguém que poderia te ajudar a manter a disciplina.  

4 Reflexão e ajuste

Quando você estiver com todos os dados em mãos analise e verifique se os resultados estão vindo, com certeza ninguém quer perder tempo com tarefas desnecessárias ou que tragam pouco resultado. Verifique o que está fazendo e veja se há alguma forma de otimizar sua tarefa. Muitas vezes a solução é desistir e tentar outra, fazer testes e adaptações até que encontre algo que realmente traga resultados. Nesta etapa tenha cuidado para não pensar demais, o famoso “Overthinking”. Seja conciso e rápido nas decisões, o importante aqui é criar o hábito de refletir e adaptar conforme você ganha experiência no processo.

Esse conceito é o básico, fundamento de qualquer meta conquistada. Fazendo isso eu tenho certeza que seu 2022 será de muito aprendizado e muitas conquistas. Obviamente nós podemos ir muito mais a fundo em todas as etapas mas eu espero que este artigo te ajude e que você coloque tudo em prática. Lembrando que isso serve para Atletas, empresários, colaboradores, etc. Ou seja, todos vocês leitores da Revista Viver Magazine podem se beneficiar das técnicas mencionadas acima.

Desejo a todos um feliz ano novo! Até a próxima!