Home Educação Como trabalhar com redes sociais?

Como trabalhar com redes sociais?

156
0
Viver Magazine Abril 2022 Educação
Viver Magazine Abril 2022 Educação

Com o crescimento da indústria digital, a educação segue como o caminho principal para aqueles que pensam em se atualizar profissionalmente ou mudar de carreira. 

A revolução digital trouxe novas maneiras de fazer negócio e fez surgirem outras carreiras para lidar especificamente com as demandas geradas pelas interações com as máquinas. Para se ter uma ideia de quanto estamos envolvidos com dispositivos digitais, segundo a consultoria alemã de pesquisa Statista, o número de usuários de smartphones no mundo hoje é de 6.648 bilhões, o que significa que 83,72% da população mundial possui um smartphone.

Com isso, a forma de as empresas se relacionarem com seus clientes (efetivos e em potencial) mudou muito, dando amplo espaço para quem deseja, por exemplo, trabalhar com redes sociais. Se você é uma pessoa antenada com o mundo digital, talvez essa seja uma forma de desenhar seu plano de carreira em uma área de bastante relevância para o mercado.

A atuação do profissional
de redes sociais

Com acesso gratuito às plataformas de mídias sociais, qualquer pessoa ou empresa pode criar sua página no Facebook, Instagram, LinkedIn etc. ou ter um canal no YouTube. Mas foi-se o tempo em que esses recursos serviam apenas como mais uma alternativa de divulgação institucional e de produtos ou serviços.

Na atualidade, as mídias sociais integram uma poderosa ferramenta para a estratégia de marketing de uma organização, sendo capazes de potencializar negócios ao permitir tanto falar diretamente com novos consumidores como fidelizar quem já faz negócio com você.

Com um mundo hiper conectado como o atual, as pessoas estão o tempo todo (ainda que indiretamente) interagindo com as marcas por meio das redes sociais — e aí entra o profissional especializado.

Entre algumas atribuições de quem deseja trabalhar com redes sociais estão consultoria e assessoria de marca, gestão de comunidades, marketing de conteúdo, marketing de redes sociais e relatórios, incluindo vendas on-line, posicionamento, reputação on-line.

O mercado de trabalho para redes sociais

As notícias são boas para os interessados em trabalhar com redes sociais. A transformação digital está tomando conta das empresas em todo o mundo. Segundo a Research & Markets, plataforma online de dados, o mercado global de transformação digital deve crescer de US$ 469,8 bilhões em 2020 para US$ 1.009,8 bilhões até 2025, a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,5% durante este período. 

Com isso, as redes sociais estão no olho do furacão para as estratégias de marketing, tanto é que diante da demanda do mercado por profissionais especializados, diferentes graduações estão transformando seus currículos para inserirem disciplinas voltadas à área. Inclusive, cursos superiores de Marketing Digital estão surgindo cada vez mais.

A formação para trabalhar com redes sociais

Se você está de olho nas profissões que estarão em alta nos próximos anos para dar um upgrade em sua carreira e se familiariza com transformação digital, não hesite em buscar meios de trabalhar com redes sociais. Aprimorar a educação seria o primeiro passo e o Centro Universitário Internacional Uninter oferece vários cursos de nível superior nesta área.  Confira alguns:

Marketing Digital

O marketing digital proporciona uma das mais completas formações para quem deseja trabalhar com redes sociais. Isso porque os alunos terão contato com disciplinas que os inserem em todo o contexto da cultura digital e lhes apresentam as diferentes ferramentas da área. Entre as disciplinas do curso, o aluno vai aprender: fundamentos do marketing digital; quais são os tipos de redes sociais; como planejar a estratégia de marketing; monitoramento e gestão das redes sociais e estratégias relacionadas; comunicação corporativa; análise de mercado.

Marketing

O curso de Marketing possibilita uma formação mais abrangente ao profissional que pretende trabalhar com redes sociais. Ao combinar teoria e prática, o aluno alcança uma visão analítica do mercado e aprende como combinar estratégias on-line e off-line. Para tanto, receberá conhecimentos de: pesquisa e mercado; análise de campanhas de comunicação; marketing digital; opinião pública; tratamento e análise de dados.

Jornalismo

Com a diversificação dos meios de comunicação on-line, o jornalismo também alcançou as redes sociais. Como uma das vertentes do marketing digital é a criação de conteúdo, o jornalista tem várias oportunidades de trabalho. Seja por meio de blogs ou em sites e canais de vídeos, há equipes de jornalismo empenhadas na curadoria de conteúdo como forma de envolver seguidores. Esse trabalho vale tanto para os próprios veículos de imprensa (como jornais tipicamente impressos, que estão investindo no meio digital, canais de TV e o próprio rádio) quanto para a comunicação institucional. Alguns dos conhecimentos adquiridos são: comunicação interativa no meio digital; técnicas de reportagem multimídia; redes sociais e comunicação interativa; assessoria de imprensa on-line.

Publicidade e Propaganda

A carreira de publicidade e propaganda também é uma excelente formação para trabalhar com redes sociais. Como as campanhas publicitárias estão cada vez mais arrojadas, sobretudo com mensagens personalizadas e integrando todos os pontos de contato dos clientes, as empresas e agências precisam de gente especializada no digital. O objetivo é criar campanhas mais consistentes e engajadoras. Com isso, o curso direciona parte da matriz curricular a conhecimentos como os citados nas profissões anteriores, além de focar na experiência da produção publicitária, gestão de marcas, promoção e merchandising, design gráfico e web design.

 

Sobre a Uninter:

O Grupo Uninter está entre os maiores grupos do segmento educacional e é uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 550 mil alunos e, hoje, tem mais de 400 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional UNINTER oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City, Washington-DC e New York, nos Estados Unidos; em Lisboa, Portugal; em Londres, Inglaterra; e em Nagoya e Toyohashi, Japão.

1-833-605-1255 uninteramericas.com