Home Capa Dia das Mães – Saiba tudo sobre essa data especial

Dia das Mães – Saiba tudo sobre essa data especial

134
0
Viver Magazine Dia das Mães Maio 2022
Viver Magazine Dia das Mães Maio 2022

O Dia das Mães 2022 é aquele momento do ano onde temos a oportunidade de demonstrar os melhores sentimentos pela mulher mais importante da nossa vida. Mas você sabia que essa data é celebrada desde a antiguidade e em diferentes épocas do ano? É isso mesmo! Venha com a Giuliana Flores e conheça tudo sobre essa data especial.

A história do Dia das Mães

O que conhecemos como Dia das Mães surgiu há muitos séculos e não tinha nada a ver com a celebração atual. Os povos da Grécia antiga aproveitavam para comemorar a chegada da primavera com festejos em homenagem à Reia, a mãe dos Deuses. Essa tradição se manteve e se estendeu a outras divindades femininas.

Alguns séculos mais tarde, já com uma Europa cristã, os britânicos deram uma cara nova à comemoração, muito mais próxima do que temos hoje em dia. No século XVII, o quarto domingo da quaresma era reservado em memória da Virgem Maria, se tornando um evento esperado para reunir a família e passar o dia em sua Igreja-Mãe.

Dia das Mães na era moderna

A tradição de celebrar o Dia das Mães no início de maio surgiu nos Estados Unidos, em 1.914, a partir de um gesto fofo de um grupo de amigas. Ao perceberem que Anna Jarvis, uma jovem rica que queria preservar a memória da mãe, estava com depressão devido à morte de sua mãe, elas decidiram realizar uma festa para dar um novo ânimo à vida de Anna. Desde então, todo dia 9 de maio é reservado para o Dia das Mães.

A data foi uma escolha de Anna, que decidiu reservar o segundo domingo de maio para celebrar uma missa em homenagem à sua mãe. Por causa disso, em 1910, ela aproveitou uma missa na principal igreja metodista da cidade para distribuir flores brancas para as pessoas. Há gesto mais bonito do que esse?

A chegada do Dia das Mães no Brasil

Você sabia que o Dia das Mães no Brasil só passou a fazer parte do calendário de comemorações oficiais do país a partir de 1.932? Foi neste ano que o então presidente Getúlio Vargas, oficializou a comemoração e estabeleceu que ela seria realizada todo segundo domingo de maio. Legal, né?

Apesar de o Dia das Mães ter sido oficializado apenas no começo da década de 30, ele já era celebrado no Brasil desde 1.918. A primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil foi realizada em 12 de maio pela Associação Cristã de Moços, localizada em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul.

Comemore o Dia das Mães 2022 com uma linda mensagem

Um item que não pode faltar para emocionar a mamãe nesta data especial é uma linda e delicada mensagem. O ideal é escrever e reforçar os sentimentos de amor, afeto e gratidão que ela desperta em você, tenho certeza que ela vai amar.