domingo, 22 dezembro, 2024 18:36

MATÉRIA

Entrevista Debora Noletto & Sofie Prado

Uma das maiores satisfações da Viver Magazine é sem dúvida, reconhecer e destacar as pessoas que fazem um trabalho relevante para a nossa comunidade. Levando isso em conta, hoje estamos aqui, prestando uma homenagem e conversando um pouquinho com essas duas mulheres inteligentes, criativas e cheias de boas ideias. Debora e Sofie, duas brasileirinhas arretadas que estão dando um ótimo exemplo de como driblar a crise e ainda fazer sucesso no mundo atual. 

Juntas, elas estão à frente da Rádio Brazil Atlanta, uma web rádio com o foco maior nos brasileiros que vivem nos Estados Unidos. A ideia começou pequenininha e hoje já está fazendo parte do dia a dia da comunidade brasileira de Atlanta GA. Elas são divertidas, simples e carismáticas. Se você ainda não conhece a Rádio Brazil Atlanta, eu recomendo que vocês tirem um tempinho e se conectem hoje mesmo. E aproveite para participar dos sorteios, enquetes e brincadeiras, e também dando sugestões para novos programas. 

Confira a nossa entrevista com elas, tenho certeza de que você vai gostar! 

Viver: Debora e Sofie,  de onde e quando vocês vieram para os Estados Unidos?

Debora: Eu sou de Goiânia GO, vim para os Estados Unidos com minha mãe e irmão, 1999 quando tinha 17 anos. Estudei aqui na High School, depois voltei para o Brasil e retornei aqui pros Estados Unidos já em 2013, casada e mãe de 3 filhos.

Sofie: Eu sou de São Paulo (Capital ) e são 07 anos aqui na Geórgia.

V. Quem é Debora Noletto e quem é Sofie Prado:

D. Debora é uma sonhadora, que ama se conectar com pessoas, ouvir histórias e sempre que possível fazer alguma diferença boa na vida dos que me cercam.

S. Sou uma escorpiana que ama demais a vida, família e amigos!  Quero continuar realizando os meus sonhos e trabalhar no que realmente me faz feliz. 

V. A relação de vocês com a comunicação começou ainda no Brasil ou aqui, nos Estados Unidos?

D. Quando voltei para o Brasil fiz faculdade de Jornalismo, sempre fui apaixonada por comunicação.

S. Eu sou radialista, formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, trabalho na área desde 1997.

Iniciei como Atendimento ao Ouvinte, na Rádio Mundial, depois na Agencia África de Propaganda, como Assistente de Produção do RTV, acompanhando gravações, escolhendo casting e escrevendo roteiros. Fiquei na Rede TV por um ano , fui assistente de Produção, acompanhando gravações, criando pautas, produzindo externas e redigindo matérias, na RGB Entertainment fazendo Pós Produção, decupagens, arquivos e pesquisas, já no SBT trabalhei como produtora com o querido Gugu Liberato na Produção do Domingo Legal e na Rede Record foram cinco anos, onde iniciei na Produção do Domingo Espetacular e finalizei no programa Legendários do Marcos Mion. 

V. Qual foi a principal motivação de vocês, que fez com que vocês decidissem dar inicio ao projeto da radio online?

D. Certamente a pandemia nos deu o empurrãozinho que faltava. Com toda a turbulência que surgiu, sentimos a necessidade de um projeto novo que nos motivasse novamente. Mas queríamos algo que pudesse tanto nos ajudar quanto ajudar a comunidade brasileira como um todo.

V. De quem foi a ideia, quem fez a proposta inicial ?’

D. A ideia da radio foi minha (Debora), eu sempre tive o sonho de ter um programa de rádio, e em 2018 surgiu essa oportunidade em uma rádio do Brasil, eu fiz esse programa com muito carinho e logo surgiu a oportunidade de ter uma rádio própria aqui em Atlanta, eu abracei e montei a Rádio Brazil Atlanta, mas sozinha não consegui levar adiante, faltava a peça chave, a Sofie. E em uma conversa despretensiosa ao telefone, eu contei para ela que tinha a Rádio, e o que ela achava da gente se juntar e reviver esse projeto. Foi aí que ela contou que também era da área da comunicação e também sempre sonhou em trabalhar com rádio. Nossos sonhos nos uniu!

V. Nesse pouco tempo de experiência com a rádio aqui em Atlanta, quais as principais dificuldades encontradas para que a nossa comunidade interaja de maneira mais constante, considerando o fato de que em maioria, não temos o habito de ouvir web rádio?  

D. A principal dificuldade é justamente essa. Nosso modelo antigo de rádio FM-AM que é obvio maravilhoso, mas que também é limitante no quesito territorial. Embora a rádio convencional alcance pessoas que não tem acesso à internet, traz a limitação territorial, que a web rádio já não tem. Qualquer pessoa, de qualquer lugar no mundo pode ouvir nossa programação, só precisa de internet. Esse é novo modelo de rádio, mas as vezes ainda existe uma mentalidade mais antiga. Mas com certeza já tem mudado bastante.

V. As ferramentas Instagram e Facebook tem ajudado vocês nesse processo de “incentivar” a comunidade a conectar-se com a rádio? 

S. Com certeza. Hoje em dia as redes sociais quando bem utilizadas, nos trazem grandes benefícios, o principal deles é conectar as pessoas, é ser realmente uma vitrine virtual, um lugar amplo onde cabem diversos conteúdos, atraindo assim vários públicos. 

V.  Além do interesse comercial, a rádio tem projetos e planos de servir a comunidade brasileira, oferecendo serviços de utilidade pública e orientação gratuita sobre assuntos relevantes para os imigrantes brasileiros, como Imigração e saúde por exemplo? Vocês poderiam falar um pouco sobre isso?

D. Sim, inclusive nosso slogan é A Rádio da Comunidade. Só faz sentido esse trabalho se ele tiver um impacto positivo para os brasileiros que vivem aqui. Queremos ser fonte de informação, de entretenimento, de referência para os brasileiros da nossa comunidade. Nós divulgamos assuntos sobre as votações em parceria com a Latino Community Fund- LCF, divulgamos campanhas idôneas de GoFundme, informamos sobre assuntos gratuitos de saúde que estão acontecendo na comunidade, temos todas as semanas uma Advogada de Imigração ao vivo,a tanto na rádio quanto no Instagram simultaneamente, respondendo perguntas dos ouvintes. Temos aulas de inglês gratuita 1 vez por semana e muito mais ainda para trazer para a nossa gente.

V. Quais as programas e horários já estabelecidos na programação diária e como fazemos para nos conectar com a rádio?

D. De segundas a sextas feiras sdas 9h30am ás 10h30am, temos o Programa “Hello Povo” apresentado por Debora Noleto, que é só de notícias dos acontecimentos aqui dos Estados Unidos que trazemos tudo em português e todas as quintas-feiras uma advogada de imigração participa ao vivo respondendo perguntas.

Às segundas , quartas e sextas, temos o Programa “Bora Papear?!” ás 8pm,  apresentado por Sofie Prado, um programa de entrevistas com brasileiros que tem histórias inspiradoras, divertidas e interessantes!  

Todas segunda-feiras ás 7pm, tem “Toda Toda com Terezinha” , um programa alto astral com muita cultura, informação e diversão apresentado pela querida Terezinha Ribeiro.

E às segundas ás 9pm temos o Programa  “Inglês para Brazucas”, com uma professora americana Cherise Wesson que está aprendendo o português e dando aula de inglês com muita dedicação e participação dos ouvintes. 

Às Quartas-feiras ás 9pm temos o Programa “Transformando Vidas”, com uma personal business, coach Cris Mariano, que ajuda os brasileiros empreendedores. 

Aos Sábados, às 11am temos o programa “Mega Fã” apresentado por Maria Antônia do Prado, um programa especial do seu ídolo, trazendo a história da carreira e as músicas de mais sucesso desse(a) cantor(a). 

Aos domingos, 11am temos ao vivo o Programa “Made in Brazil” também apresentado pela radialista Maria Antonia do Prado, com muita cultura e história, música popular brasileira e curiosidades do Brasil. 

Todos esses programas que mencionei são ao vivo, ao longo do dia temos nossa programação musical e a rádio continua por 24 horas e temos horários vagos para novos projetos em prol a comunidade.

Para conectar à rádio, entrem no site: radiobrazilatlanta.com , você pode também baixar o aplicativo da radio no seu celular que esta disponível gratuitamente no nosso site e também acompanhar as nossas lives pelo instagram @radio.brazil.atlanta e nossos posts pela página do Facebook Radio Brazil Atlanta. 

V.  Quando vocês olham para o futuro, como vocês conseguem ver esse projeto? Isso que está acontecendo já fez ou faz parte dos seus sonhos quando vieram para os Estados Unidos?

D. Eu olho para o futuro sabendo que estamos fazendo história. Eu vejo esse projeto sendo uma referência positiva na nossa comunidade, realmente fazendo a diferença. Vamos ainda lançar muitos cantores e cantoras brasileiras aqui de Atlanta nessa rádio, tenho fé. É mais um veículo de comunicação que vem somar. Vejo a gente grande e contratando várias pessoas que virão agregar nesse projeto.

S.  O futuro é o lugar onde todos os nossos objetivos deixam de ser sonhos para se tornarem realidade.

Então a Rádio, passa a ser nosso sonho realizado, pois o ideal dela foi atingido e agora vamos trabalhar duro para manter e crescer. 

Nosso objetivo é comunicar, esclarecer, ajudar e realizar. Nossos ouvintes contarão com, além de nossa atenção, sempre procurando soluções do que se refere a prestação de serviço, na ajuda para entendermos nossos problemas, nas sugestões de bem estar, muita informação, cultura e diversão

Tudo que está acontecendo com a Rádio faz sim parte de um sonho realizado.

Quero para o futuro, trazer para minha vida, todas as conquistas e vitórias que desejo. E hoje meu maior desejo é fazer da Rádio Brazil Atlanta um ponto de informações e referência, para quem está aqui ou está planejando vir para os  Estados Unidos.