A Viver Magazine edição de Março 2021, traz para você mais uma super entrevista com uma das pessoas que se destacam em nossa comunidade. Dessa vez, vamos contar um pouquinho da história de Ione Morais, essa mineirinha que chegou de mansinho e foi conquistando um espaço super bacana aqui, no Estado da Geórgia, mais precisamente, em Marietta, aonde você pode parar os brasileiros na rua e perguntar: Aonde é que fica o escritório da Ione? E é claro, praticamente todo mundo saberá informar.
Ione Morais nos dá muito orgulho, tanto com a forma como ela conduz a sua empresa, prestando serviços de alta qualidade para os brasileiros que vivem aqui, como também com o seu jeito simples e bem humorado de ser. Sempre alegre e prestativa, é muito comum ouvi-la contando anedotas e histórias de sua terra natal. Ao mesmo tempo, Ione também é moderna, sofisticada, educada e muito, mas muito carismática. E eu (Dilla Campos) que tive o privilégio de acompanhar a trajetória dessa menina linda, assisti e estive à seu lado apoiando com palavras e muitos abraços de solidariedade em momentos felizes e outros de incertezas e fui aplaudindo cada uma de suas vitórias. Porque nunca tive dúvidas de que chegaríamos nesse momento, onde eu falo, com prazer, que Ione Morais é um exemplo de imigrante que venceu nos Estados Unidos e honra o Brasil com o seu caráter incontestável e idoneidade moral exemplar. Quer saber mais? Confira abaixo, a nossa entrevista exclusiva com ela, você vai gostar!
Viver: Ione, quando e por que você veio para os Estados Unidos?
Ione: Cheguei aos USA em 2005 e vim em busca do tão desejado sonho americano, que na minha opinião é ser feliz e também, poder ajudar e ver as pessoas que amo felizes. Eu nunca pensei em fazer as coisas só para mim, sempre quis ver as pessoas que eu amo bem, então eu pensava: Para eu ajudar, preciso lutar, crescer e vencer na vida e aqui, isso seria mais fácil. Nada foi fácil, nunca foi fácil, mas Deus sempre esteve ao meu lado e por isso eu tive forças e coragem para não desistir a cada vez que uma dificuldade gigante chegava. Se hoje estou aqui, dando essa entrevista, é porque eu consegui. E estou muito grata e feliz por isso.
Viver: Que tipo de trabalhos você fez quando chegou aqui?
Ione: quando cheguei aos USA, meu primeiro trabalho foi helper de house cleaner e caixa de supermercado (Publix). Algum tempo depois, comecei trabalhar em um escritório onde fazia seguros, impostos,,.. etc. E foi ali, com certeza, que comecei a plantar as minhas sementinhas, e hoje estou colhendo os frutos daqueles momentos de aprendizagem e crescimento.
Viver: Quando e como você começou a trabalhar com prestação de serviços para a comunidade brasileira, quem te ensinou, quem te apoiou?
Ione: Naquela época, em 2006, Maria Haley foi a pessoa q me deu oportunidade para trabalhar para comunidade brasileira. Ela era dona de um escritório aonde aprendi a dar os primeiros passos, ela foi me ensinado e me apoiando nessa carreira. Alem de Maria, tive várias pessoas (anjos/amigos) que me ensinaram e me ajudaram nessa caminhada, são eles (Ruberval, Luciano Oliveira, Dilla Campos, Rosana, meu Branco, Neile,….e vários outros). Imensamente agradecida por toda ajuda.
No início não foi fácil, talvez alguns amigos das antigas se recordam da época q eu ia nos restaurantes no horário de almoço e pedia aos donos para deixar meus cartões de visitas com os clientes q estavam almoçando e também, ia no pagodinho da Delk Rd passar meus cartões para as pessoas que estavam lá se divertindo. Foram épocas difíceis, mas tenho o maior orgulho de tudo que passei, pois não precisei passar por cima de ninguém para conquistar o meu espaço e jamais deixei as portas se fecharem para mim por falta de caráter e princípios. Coisa que aprendi com meus queridos pais, minha base.
Viver: Quando você olha para trás, qual o seu sentimento com relação à tudo que você já passou, enfrentou, superou e aprendeu vivendo aqui?
Ione: Gratidão. Crescimento pessoal e profissional. Eu aprendi muito aqui, sou um ser humano melhor a cada dia. A humildade é sempre foi a minha melhor arma, olhar o outro com generosidade sempre foi o meu maior cuidado. Sempre que vejo alguém precisando de ajuda, eu penso em mim quando cheguei aqui, como eu gostaria de ter conhecido uma Ione para me guiar, me orientar, então eu vou e faço por essas pessoas o que eu gostaria que tivessem feito comigo. Daí meus queridos, a noite eu durmo tão bem, porque sei que estou devolvendo, distribuído um pouco das bençãos que Deus derramou e ainda derrama sobre mim todos os dias.
Viver: Como você vê a nossa comunidade nos dias de hoje, depois de tantas crises econômicas e imigratórias, que consequentemente mudaram drasticamente, o número e o comportamento dos imigrantes que conseguiram ficar e sobreviver à todas essas crises?
Ione: Inovar. Aprendemos nas dificuldades, oportunidades que normalmente não enxergamos quando estamos no nosso ninho de conforto ficam claras quando somos empurrados para outras formas de sobrevivência. Não só a nossa comunidade, mas todas as comunidades de imigrantes estão tendo que reaprender a viver como imigrantes na terra do Tio Sam e não só por causa das crises econômicas e imigratórias, mas também por conta dessa pandemia do Covid-19, que infelizmente, tem dizimado o mundo em que vivemos. Somos e nos comportamos de maneiras diferentes depois de tudo isso e sinto que jamais seremos os mesmos. Mas nós, os brasileiros nos adaptamos às novas realidades, somos guerreiros, não desistimos e por isso, eu confio no fortalecimento da nossa comunidade como um todo.
Viver: A sua empresa, sempre prestou e presta serviços essenciais para a nossa comunidade. Mesmo que isso seja o seu trabalho, há nele uma satisfação pessoal em saber que de muitas maneiras você e a sua empresa colaboram para que nossos conterrâneos tenham uma vida melhor nesse país?
Ione: Eu amo o que faço e é uma enorme satisfação poder ajudar a nossa comunidade no que for possível. Uma coisa completa a outra. O meu trabalho está literalmente ligado à minha satisfação em servir. Como eu disse, no começo não foi fácil, mas acredito que não é fácil para ninguém, principalmente quando queremos vencer trabalhando honestamente. Só Deus poderia medir os momentos em que meu coração ficou apertado quando eu decidi abrir as portas do meu escritório sozinha, sem estar sob a cobertura de outra pessoa, sem parcerias, sem chefes e sem nenhum tipo de apoio financeiro. Tive que enfrentar críticas, superar desafios e acreditar no meu potencial. Mas eu encarei como uma leoa que defende o seu espaço na selva e graças a Deus hoje estou aqui, com minha porta aberta, servindo com segurança do que estou fazendo e um sentimento de realização que só o tempo, a experiência e a gratidão poderiam me proporcionar. Tudo valeu a pena, cada passo, cada pedra que retirei do caminho, cada desafio vencido, fizeram com que eu me tornasse uma pessoa capacitada, apta, capaz de fazer tudo o que faço pelo nosso povo hoje.
Viver: Fale um pouco sobre a sua empresa, quais os serviços que ela presta?
Ione: O meu negócio, tem o meu nome, porque eu sempre achei que preciso colocar a minha cara à frente de tudo o que leva a minha assinatura, isso me torna ainda mais comprometida em fazer as coisas do jeito certo, a empresa IONE INTERNATIONAL SERVICES INC, é referência em prestação de serviços de qualidade. Somos uma empresa consolidada em nossa comunidade a quase 15 anos e prestamos basicamente todos os serviços para facilitar a vida dos nossos conterrâneos aqui nos USA. Alguns dos nossos serviços são: Passagens Aéreas, Remessa de dinheiro para o Brasil, Imposto de Renda, (Tax Id), Seguros de Empresa (WC/GL), Abertura de Empresas, Serviços Consulares, Notário Público e ainda muitos outros serviços que a nossa comunidade demanda. Entre um serviço e outro, aproveitamos também o nosso tempo para tomar um cafezinho com nossos clientes e amigos que muitas vezes, entram em nosso estabelecimento somente para nos cumprimentar e falar um pouco de seus problemas, outros que entram procurando trabalho, pois estamos sempre dando referências de pessoas e empresas que estão buscando trabalhadores, enfim, estamos aqui para servir, da melhor forma e como muito amor.
Viver: Você é referência de sucesso profissional em nossa comunidade, empreendedora, guerreira, vencedora, mas e a Ione Morais mulher, ainda tem sonhos pessoais a realizar? Conta pra gente o que você quer mais da vida.
Ione: Em primeiro lugar eu digo SAÚDE, principalmente nos dias de hoje. No mais, eu quero viajar mais, conhecer lugares novos pelo mundo inteiro. Acho que a felicidade consiste na soma desses momentos bons e é isso que eu quero, colecionar momentos bons, olhar ao meu redor e perceber que estou contribuindo de maneira positiva no meio em que vivo e com as pessoas que amo. Hoje, o meu coração é como o da maioria dos imigrantes, dividido em dois. Eu não seria feliz vivendo só lá no Brasil e, também não seria feliz vivendo só aqui e por isso sou grata a Deus por me permitir ser cidadã desses dois países maravilhosos. Então é isso que eu quero, viajar pelo mundo e usufruir do melhor dos meus dois países.
Viver: Para finalizar a nossa entrevista, deixe uma mensagem para os seus clientes e amigos, e fale também sobre as expectativas desse novo governo para a nossa comunidade.
Ione: Agradeço imensamente por estarmos juntos todo esse tempo. Agradeço pela confiança, pelo carinho e preferência. Que Deus ilumine e abençoe cada um de vocês. Não só as portas do meu escritório, mas também o meu coração, sempre estarão abertos, para receber, orientar e ajudar no que for preciso. A minha missão aqui é somar, é fortalecer e fazer parte da história de vida de cada pessoa que cruzar o meu caminho.
Espero que esse novo Governo nos traga esperanças e que venha proporcionar imensa alegria para toda nossa comunidade. Os imigrantes já sofreram muitas privações e angústias nesses últimos anos, estamos prontos e precisamos de mudanças positivas. Estou confiante e na torcida para que isso aconteça logo.
Para terminar, gostaria de explicar essa foto, que escolhi fazer com essa água, limpa e forte que cai atrás de mim. A água diz muito sobre todas as fases da minha vida, a água flui, jorra, sacia a sede, nada melhor do que a água para representar aonde eu cheguei, vinda de um rio distante, águas de Minas Gerais, que correram rio a fora sem parar, me levando a lugares aonde Deus sempre prometeu me levar. Esse rio não para e essas águas sempre me lembrarão de onde foi que eu vim. Minha nascente, minha casa e o meu destino, assim eu sigo, com muito amor e gratidão por tudo e por todos que passam comigo por onde quer que eu vá.
Um abraço “virtual” mas verdadeiro a todos!
Ione Morais.