Home Consulado Homenagem ao Embaixador Carlos Henrique de Abreu

Homenagem ao Embaixador Carlos Henrique de Abreu

74
0

A Viver Magazine, em nome de toda a comunidade brasileira da Geórgia, gostaria de prestar uma homenagem de despedida e agradecimento ao Embaixador Carlos Henrique de Abreu e sua família. Eles estão de partida para uma nova jornada em outro País, o Panamá’, onde irão com certeza fazer mais um trabalho de excelência e conquistar novas amizades.

Para essa homenagem, convidamos a nossa querida Lucia Jennings, Presidente/CEO da CÂMARA DE COMÉRCIO BRASILEIRA E AMERICANA DO SUDESTE (BACC-SE). A frente da BACC, Lucia Jennings tem desempenhado um trabalho de apoio e parceria incrível junto ao Consulado Brasileiro, em inúmeras oportunidades, ela foi fundamental para trazer para a Geórgia dignitários estrangeiros, incluindo o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, como também embaixadores e ministros brasileiros que participaram de eventos e palestras de altíssimo nível, todos organizados pela BACC. Lucia foi também, durante todo o tempo em que o Embaixador Carlos Henrique esteve aqui em Atlanta, a maior representante da nossa comunidade junto ao Embaixador, conectando-o com as principais lideranças, viabilizando, organizando e sendo um dos seus braços direitos junto ao Consulado Brasileiro. Nada mais justo do que dar a ela, as honras de prestar essa homenagem de despedida e agradecimento ao nosso Embaixador e família.

Estava à procura de como expressar o sentimento de saudade com a partida do Embaixador Carlos Henrique de Abreu, Morgana e a Isabela.  No final ele mesmo foi quem descreveu o que todos deveríamos sentir quando me relatou que “despedida entre amigos não existe porque amizade fica para sempre. “  Ele me fez sentir bem melhor!

Quando chegaram a Atlanta em 2018 vindos da Austrália onde eles ficaram por alguns anos fiquei preocupada em como eles iriam se adaptar em Atlanta, uma cidade com uma cultura bem diferente dos outros estados dos Estados Unidos.  Mas logo vi que eles se adaptariam facilmente porque eram pessoas abertas, sem pretensões, atenciosas, e acima de tudo queriam deixar a comunidade melhor do que encontraram e afinal conseguiram muito mais que isto. Eles fizeram amigos na cidade, a começar pessoal do Consulado, os representantes de organizações brasileiras, as revistas locais, pequenos e grandes empresários, e também os brasileiros que participaram em nossos eventos. E eu, logo que os conheci, fizemos uma amizade instantânea, e senti no coração que eles eram pessoas muito especiais.

Nos primeiros meses de sua chegada, a BACC-SE aproveitou o seu grande evento anual com o Federal Reserve Bank of Atlanta, o Brazilian-Economic Outlook, para apresentar o Embaixador recém-chegado à nossa comunidade de negócios.  Este evento foi marcante pois foi o primeiro evento que fizemos logo após a eleição do Sr. Jair Messias Bolsonaro a presidente do Brasil, em 2018.  Em anos seguintes a BACC-SE fez mais eventos ao vivo onde ele foi palestrante, como o Primeiro Brazil-USA Fintech, também no Federal Reserve Bank of Atlanta.  Anos mais tarde, através de sua grande influência na Embaixada do Brasil em Washington tivemos a visita do Embaixador Nestor Forster.

Com as organizações brasileiras como a BACC-SE, o EBA (Encontro de Brasileiros em Atlanta), o Conselho dos Cidadãos, e as Revistas Viver Magazine e CiaBrasil, o Consulado organizou o famoso evento de 7 de setembro no Fogo de Chão, onde o Consulado reuniu mais de 120 pessoas para celebrar a Independência do Brasil. Ali o representante do Governo da Georgia afirmou que havia 70 mil brasileiros vivendo no Estado da Georgia.  Fizemos outros eventos juntos até que em 2020 chegou o COVID e tivemos que mudar a maneira de fazer eventos. Daí surgiram eventos virtuais e híbridos como o evento sobre Autismo na semana da Saúde com a presença de médicos e pesquisadores brasileiros da Universidade de San Diego.

No princípio deste ano, o Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB) com o apoio do Consulado foi criado o programa CAEBA, Centro de Arte e Educação Brasil – Atlanta. Onde nossas crianças terão a oportunidade de aprender o Português, sua língua de herança.

Nossa parceria, BACC-SE e Consulado, trouxe um grande legado para a comunidade, O Guia do Empreendedorismo.  Esta parceria viabilizou a criação de um guia para ajudar os empresários que chegam a nossa região e procuram informações de como abrir uma empresa, fazer um plano de trabalho, escolher uma escola para seus filhos, e quais os documentos necessários para se estabelecer na região, etc. Este guia é grátis e pode ser encontrado no site do Consulado. 

“Certamente, que todas estas realizações aconteceram porque a comunidade brasileira em Atlanta é muito organizada e facilita a participação em eventos conjuntos com a participação de todos”, Embaixador Carlos de Abreu me relatou isto hoje quando conversamos para este artigo.  Sua lembrança da comunidade é muito positiva onde todos os brasileiros são trabalhadores e responsáveis, o que lhe dá muito orgulho da comunidade de Atlanta em geral.

Bom, desejamos aos amigos Carlos Henrique, Morgana e Isabela uma boa viagem e esperamos que logo em breve possamos nos encontrar novamente. (Lucia Jennings)