Sem limites para o cinema Brasileiro
Maior e mais importante festival brasileiro realizado no exterior exibirá nos EUA, em plataforma de streaming, mais de 100 filmes de 26 de setembro a 25 de outubro.
Pela primeira vez um festival de cinema, o Inffinito Brazilian Film Festival, vai exibir mais de 100 produções brasileiras nos Estados Unidos, em todo o território americano, de Porto Rico ao Alaska. A programação reúne longas-metragens de ficção e documentários produzidos e lançados em 2019/2020, além de curtas-metragens, mostras de filmes de realizadores indígenas, vencedores dos festivais passados e de diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro.
Pioneiro na promoção e difusão do cinema brasileiro no mercado internacional, o Inffinito Brazilian Film Festival é realizado há 24 anos consecutivos, em cidades como Miami, Nova Iorque, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires e Bogotá. Em 84 edições dos festivais, o circuito soma mais de 1000 filmes exibidos, criando assim uma forte relação com o consumidor do produto audiovisual brasileiro no exterior.
Este ano, a Inffinito vai inovar realizando o Inffinito Brazilian Film Festival 2020 na plataforma de streaming www.inff.online, criada exclusivamente pela produtora. Por conta da pandemia do Covid-19, as exibições ao ar livre, marca registrada dos festivais Inffinito, acontecerão em Miami apenas no dia 26 de setembro no formato Drive-In, seguindo todas as orientações de segurança. A partir de novembro, depois do festival, a plataforma www.inff.online lançará um catálogo de filmes brasileiros disponibilizados via VOD (vídeo on demand) com planos mensais e o diferencial de realizar festivais, mostras de profissionais renomados, mostras temáticas, com uma curadoria diversificada.
De 26 de setembro a 25 de outubro, mais de 100 filmes selecionados para as mostras competitivas e hors concours do Inffinito Brazilian Film Festival estarão disponíveis para o território americano, além de uma seleção especial de filmes, incluindo as mostras de cinema negro, de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel Filho. “Desta maneira, estamos contribuindo para a segurança de nosso público, de profissionais do setor, de toda equipe do festival, além de criarmos uma nova oportunidade de difusão de nossas produções em todo os Estados Unidos”, diz Adriana L. Dutra, sócia da Inffinito, ao lado de Claudia Dutra e Viviane Spinelli.
A edição 2020 do Inffinito Brazilian Film Festival na www.inff.online será realizada em 11 salas virtuais com 8 salas de mostras, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de masterclasses, 1 sala de lives, além de festas e noite de premiação nas redes sociais da Inffinito. Os ingressos já estão disponíveis e as inscrições podem ser feitas no www.inff.online
Os filmes que concorrerão ao troféu Lente de Cristal nas mostras competitivas e as produções das mostras hors concours serão anunciados em coletiva de imprensa para Brasil e Estados Unidos no dia 2 de setembro, quarta-feira, às 3pm (horário de NY). As inscrições para a coletiva podem ser feitas até o dia 31 de agosto, por email para a assessoria de imprensa ([email protected]).
CURADORIA
A curadoria das Mostras Competitivas e Panorama de Longas-Metragens de ficção e documentário foi realizada por Camila Morgado, Eloisa Lopez, Jal Guerreiro, Laura Fernandes e Liliana Kawase.
A Mostra Panorama de Curta-Metragem tem curadoria assinada por Zita Carvalhosa, diretora do Festival de Curtas de São Paulo.
A Mostra Filmes Indígenas tem curadoria de Graci Guarani.
JÚRI
Jurados de longa-metragem de ficção:
Carol Marra – Atriz
Joelzito Araujo – Diretor e Roteirista
Maria Sanchez – Diretora de Aquisições e Coprodução na Amazon
Tizuka Yamasaki – Diretora
Jurados de longa-metragem documentário
Fabricio Boliveira – Ator
Graci Guarani – Cineasta
Malu de Martino – Cineasta
PREMIAÇÃO
Mostra Competitiva de Longas-Metragens:
Prêmios Lente de Cristal escolhido pelo público.
Melhor Filme Ficção
Melhor Documentário
Prêmios Lente de Cristal escolhido pelo júri:
Melhor Filme
Melhor Filme Documentário
Melhor Direção
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Direção de Fotografia
Melhor Roteiro
Prêmio Especial do júri
PROGRAMAÇÃO
110 filmes + 25 lives + 7 debates com 70 profissionais do setor
+ 3 master classes + 3 sessões de cinemas ao livre + 2 festas
CINE DRIVE-IN
Miami – 26 setembro – Cine Drive-In, Miami
Evento de abertura com DJ Lupa seguido da exibição do filme Abe, de Fernando Grostein Andrade, às 7:30pm.
Dezerland Park – 14401 NE 19th Ave, North Miami, FL 33181
New York
24 de outubro e 25 de outubro – Cinema no Parque (TBC)
Exibição dos filmes Eduardo e Monica, de Rene Sampaio; e Amazônia Groove, de Bruno Murtinho
* Locais das exibições e filmes serão confirmados em breve.
PROGRAMAÇÃO VIRTUAL INFFINITO FILM FESTIVAL
28 de setembro a 23 de outubro
O Inffinito Brazilian Film Festival 2020, realizado na plataforma www.inff.online, conta com 11 salas, sendo 8 salas de mostras de filmes, 1 sala para lives, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de master classes, além de festas e evento de premiação nas redes sociais da Inffinito.
SALAS E MOSTRAS
SALA 1 – Mostra Competitiva de Longa-Metragem
12 filmes inéditos nos EUA produzidos e/ou lançados no Brasil em 2019 / 2020.
Cada um dos filmes em competição será exibido em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de até 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.
7pm às 10pm – Exibições dos filmes da Mostra Competitiva
SALA 2 – Mostra Competitiva Documentário
12 documentários inéditos nos EUA produzidos e/ou lançados no Brasil em 2019 / 2020. Cada um dos documentários em competição será exibido em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de até 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.
4pm às 7pm – Exibições de documentários da Mostra Competitiva
SALA 3 – Mostra Panorama de Ficção e Documentário
23 filmes de recente produção premiados em diversos festivais pelo mundo e inéditos nos EUA. Todos os filmes da Mostra Panorama serão exibidos em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.
1pm às 4pm & 10pm a 1am – Exibição de Filmes da mostra Panorama
SALA 4 – Mostra Inffinito
20 filmes vencedores dos Festivais passados do Circuito Inffinito. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.
SALA 5 – Homenagem a Daniel Filho
10 filmes do ator, diretor e produtor Daniel Filho, profissional ícone do audiovisual brasileiro que recebe uma vasta homenagem do Festival. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário e alguns com sessão programada.
SALA 6 – Mostra Indígena
10 filmes em longa e curta metragens realizados por cineastas indígenas. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.
SALA 7 – Mostra Cinema Negro
6 filmes realizados por diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.
SALA 8 – Mostra Curta Panorama
18 curtas-metragens de produção 2018/ 2019 inéditos nos EUA. Todos os filmes disponíveis para exibição em qualquer horário.
SALA 9 – Lives
25 lives serão realizadas durante o Festival, sempre às 3a, 4a e 5a feiras, às 6pm. As lives contam com os atores, diretores, produtores dos filmes em competição e o homenageado do Festival, Daniel Filho.
As lives serão transmitidas pela @inffinito_braff no instagram.
SALA 10 – Debates
7 debates serão realizados com a presença de mais de 70 profissionais que estão nas mostras do Festival, além de representantes do setor audiovisual brasileiro.
Os debates serão realizados sempre às 2a feiras, às 8pm ou 9pm (consulte a programação). Cada debate terá um tema com foco em cada sala de exibição, são eles:
14 de setembro às 9pm
A importância da manutenção dos festivais de cinema
Debate com diretores, produtores, atores do cinema e TV no Brasil
21 de setembro às 9pm
A diversidade da produção de longas no Brasil
Debate com diretores, produtores, atores da Mostra Competitiva de Ficção
28 de setembro às 9pm
Daniel Filho e o setor audiovisual no Brasil
Ícones da TV e cinema brasileiro debatem a realidade do setor e importância do Daniel Filho
5 de outubro às 9pm
Direção de documentários
No debate diretores da Mostra Competitiva de Documentários
12 de outubro às 8pm
A produção de filmes realizados por indígenas brasileiros
No debate diretores da Mostra Indígena
19 de outubro às 9pm
A realidade dos profissionais negros no cinema
No debate diretores, produtores e atores da Mostra Cinema Negro
26 de outubro às 9pm
Panorama de produção e realidade atual do audiovisual brasileiro
No debate diretores, produtores, atores da Mostra Panorama de Ficção e Documentário
SALA 11 – Masterclass
3 Master Classes serão realizadas sempre aos sábados:
ROTEIRO PARA FILMES E SÉRIES, COM MELAINE DE MANTAS
10 de outubro de 2pm às 4pm
Como se desenvolve um roteiro? Qual a diferença entre escrever para TV e cinema? Como desvendar a estrutura de um roteiro? Aqui você aprende as técnicas e as dicas para se tornar um roteirista.
Melanie de Mantas
Roteirista. Escreveu para cinema os roteiros dos filmes Não “Quero Falar Sobre Isso Agora” (Melhor Roteiro no Festival de Gramado), “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, “Copacabana,” “Nome Próprio”, “Olhos Azuis”, “Maresia”, “O Escaravelho do Diabo”. Escreveu episódios das séries de TV “Cidade dos Homens”, “Filhos do Carnaval” e “Magnífica70”. Ministra aulas de Argumento e Roteiro na Universidade PUC-Rio.
DIREÇÃO, COM TIZUKA YAMASAKI
17 de outubro de 2pm às 4pm
O que preciso saber para dirigir um filme?
Conheça o passo a passos para entrar no mundo mágico da direção audiovisual:
1-Como descobrir uma história ? 2- Onde encontro meus parceiros ? 3- Que filme quero fazer? 4- Qual o papel do diretor?
Tizuka Yamasaki
A cineasta Tizuka Yamasaki estreou em 1980 no cinema como diretora e produtora com o premiado filme, “Gaijin – Caminhos da Liberdade”. Também realizou outras premiadas produções como “Parahyba Mulher Macho”, “Encantados””, entre outros, o clássico “Lua de Cristal” como a maior bilheteria dos anos 90, e para a TV, a novela “Kananga do Japão””, a minissérie “O Pagador de Promessas””, a série “As Brasileiras”, etc.
PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV, COM CLELIA BESSA
24 de outubro de 2pm às 4pm
Conheça o cenário e oportunidades do mercado audiovisual atual e as perspectivas de futuro com a entrada de novos “players” e os diversos modelos de negócios. Aprenda as diferentes formas de captação recursos para produção de filmes e séries existentes no mercado, além de modelos tradicionais e as novas experiências de produção “remotas”.
Clelia Bessa
Produtora, professora da cadeira de “Produção I” do Curso de Cinema da PUC-Rio e é sócia da Raccord Produções. Suas produções: “Álbum em Família”, dirigido por Daniel Belmonte (2020), que está sendo filmado e produzido remotamente durante o isolamento social; “Cedo Demais”, dirigido por José Lavigne (2020); “Pluft” (2020); “Missão Cupido” (2020); “Correndo Atrás”(2020); “Desenrola” (2011); “Cartola” (2007); “Cafuné” (2006), “Separações” (2002), “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas” (2000) e “Como Ser Solteiro”(1998). Além de produzir conteúdo para televisão, como “”A Dona da Banca – Cine Brasil TV” (2020); “Série C “(2017), “As Canções da Minha Vida”(2017), “DOC Bis” (2013); “Desenrola Aí” (2010/2011); “Paidecendo no Paraíso (2007); entre outros. É conselheira da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente e é da Diretoria do SICAV – Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual.
FESTA DE ABERTURA E NOITE DE PREMIAÇÃO
Serão realizadas 2 festas virtuais na abertura e no encerramento do festival, para convidados e para quem comprou o pacote para as mostras. Hosted by Junta, as festas serão realizadas na plataforma www.inff.online, com presença dos diretores, atores, produtores, imprensa e DJ’s no Brasil e EUA. A JUNTA nasceu no início do isolamento social como forma de reunir amigos, escutar boa música e dançar. Mais do que nunca, juntar parecia ser essencial. Duas amigas e produtoras de eventos, Narciza Leão (Brasília) e Renata Gebara (Rio de Janeiro) se uniram para fazer a festa com DJs residentes e convidados. As edições têm reunido pessoas de várias partes do Brasil e de outros países em uma grande pista de dança coletiva. Cada um em sua casa, com responsabilidade, mas juntos.
Dia 26 de setembro das 9:30pm às 12am
Festa de abertura com DJ’s Convidados
Dia 23 de outubro das 9pm às 12am
Evento de premiação e encerramento com DJ’s convidados
TICKETS
Pacote para todas as Mostras + de 100 filmes
U$ 24 por U$18 (desconto até abertura do Festival)
O pacote dá acesso às mostras competitivas, Mostra Panorama, Mostra Inffinito, Mostra Cinema Negro, Mostra indígena, Mostra Curtas, Mostra Daniel Filho, festas, debates, e noite de premiação.
Doações Member Inffinito
A partir de US$ 88
Acesso às Mostras Competitivas, Mostra Panorama, Mostra Inffinito, Mostra Daniel Filho, Mostra Cinema Negro, Mostra Indígena, Mostra Curtas, festas, debates, premiação, 3 Master Classes, reconhecimento com nome em nossa plataforma.
Master Classes
Cada Master Class por US$ 48 (EUA)
Serão realizadas 3 Master Classes:
1 Master Class de direção com Tizuka Yamasaki, 1 Master Class de produção com Clelia Bessa e 1 Master Class de roteiro com Melanie de Mantas.
Cada Master Class será ao vivo, com duração de 2 horas.
As aulas contam com tradução simultânea para inglês.
Os alunos recebem diploma de participação.
Cine Drive In – Miami
Acesso por carro: US$40
Dezerland Park Miami
14401 NE 19th Ave, North Miami, FL 33181
Cinema no Parque – New York
Evento Gratuito
*local da exibição será confirmado em breve
PARCEIROS Patrocínios: Com o apoio do Miami-Dade County Department of Cultural Affairs and the Cultural Affairs Council, the Miami-Dade County Mayor and Board of County Commissioners, City of Miami Beach – CAC, Titanio Filmes, Garcia Family Foundation e Sabor de Minas.
Embaixadoras Inffinito: Laura Fernandes, Liliana Kawase e Renata Garcia.
Apoios: ATC Cargo, Fogo de Chão, Colab208, Achei USA Newspaper, Culture Owl e Acontece Magazine.
Inffinito Influencers: Aline Barreto, Analuisa Anjos, Andrea d’Andrea, Bruna Bassanelli, Carina Fernandes, Carol Scaff, Carmem Pimpinati, Esterliz Nunes, Fabiano Proa, Gabriela Egito, Ingrid Caravellas, Jacqueline Barbosa, May, Mirella Afonso, Nick Lucianni, Ramiro Silos, Raquel Lisboa, Renata Batista, Renata Molinaro, Sandra Pietro, Silu Scheffer, Talita Pinheiro e Vicktoria Turmina.
SELEÇÃO INFFINITO BRAZILIAN FILM FESTIVAL 2020
MOSTRA OUTDOOR – MIAMI & NY
Cine Drive In, Miami – Abe, de Fernando Grostein Andrade
Cinema no Parque, NY (TBC) – Eduardo e Monica, de Rene Sampaio
Cinema no Parque, NY (TBC) – Amazônia Groove, de Bruno Murtinho
CONTEÚDO DO FESTIVAL DISPONÍVEL POR TERRITÓRIOS:
TERRITÓRIO AMERICANO de Porto Rico ao Alaska
Mostra Competitiva de Longas de Ficção e Documentário
Mostra Panorama de Longa Ficção e Documentário
Mostra Inffinito – Vencedores do Festival
Mostra Daniel Filho
Mostra Indígena
Mostra Cinema Negro
Mostra Curta Panorama
Debates
MasterClass
Lives
Festas
Evento de premiação
BRASIL
Mostra Daniel Filho
Mostra Indígena
Mostra Curta Panorama
Debates
MasterClass
Lives
Festas