terça-feira, 21 maio, 2024 01:14

MATÉRIA

Mulheres – Estamos indo muito bem!

O dia 8 de março foi escolhido para comemorar o Dia Internacional da Mulher em virtude das manifestações ocorridas na Rússia por melhores condições de vida e de trabalho, ainda na Primeira Guerra Mundial. As indústrias incorporaram a mão de obra feminina, mas as condições insalubres de trabalho eram péssimas e, num dos protestos, muitas mulheres perderam a vida.

A data acabou sendo esquecida, mas foi recuperada na década de 1960, através do movimento feminista. Atualmente, com as conquistas conseguidas pelas mulheres em sua vida profissional, a data perdeu seu significado original, tendo um caráter mais festivo e comercial.

Continua, no entanto, sendo uma data muito importante, que não pode passar em branco, lembrando a todos a importância da mulher na sociedade, na família e na vida profissional. No dia 8 de março já é comum haver campanhas de todos os tipos, tanto no merchandising quanto na saúde e na área de segurança, marcando a data como especial para as mulheres.

Hoje em dia as mulheres estão consolidando cada vez mais a sua ascensão social na vida moderna e se fazendo cada vez mais presentes nas atividades políticas, administrativas e culturais da sociedade em geral.

A participação feminina vem se consolidando em definitivo em áreas que antes eram consideradas redutos exclusivos dos homens, não sendo raro encontrar mulheres policiais, delegadas, frentistas de caminhões, motoristas de ônibus, árbitras de futebol e tantas outras funções que antes eram eminentemente masculinas.

As diferenças entre homens e mulheres diminuíram muito e as mulheres estão ocupando, com muita competência e dinamismo, posições que antes eram áreas exclusivas dos homens.

Mas infelizmente ainda existem muitos países em que a desigualdade entre homens e mulheres é gritante e em nenhum país, é possível dizer que esta igualdade existe totalmente. As mulheres estão sim, conquistando espaços em todas as áreas, mas esta, ainda é uma grande luta, que levará anos para que o mundo olhe para as mulheres sem nenhum tipo de preconceito, principalmente com relação a competência.

O que podemos fazer por enquanto é, seguir em frente, não permitir que haja retrocesso, não abrir mão do que já foi conquistado e jamais desistir perante as dificuldades. O mundo está em constante evolução e com isso, o ser humano ganha novas armas e estratégias de renovação tanto no mundo profissional quanto pessoal. Não é preciso ter medo do futuro, pois tudo o que ele já nos provou até agora, é que ano após ano, tudo o que vemos, ouvimos e vivemos, colabora para o bem. A humanidade de hoje, mesmo com tantos defeitos, está aprendendo a passos lentos a ser mais tolerante, a ver as diferenças com olhos menos repugnantes. Estamos aprendendo a ser gente, um aprendizado lento, mas que vai valer a pena.

Mulheres, a vida moderna é um desafio diário e está em suas mãos, um amanhã melhor, diferente do que viveram as nossa mães, avós e bisavós, onde elas nem se quer tinham o direito de votar, nem decidir nada, nem trabalhar fora, nem falar de sexo…nem pensar, eram submissas e jamais expressavam seus desejos e suas frustrações; não podiam se quer escolher no que acreditar. Olhando assim, um pouquinho atrás, acho que estamos indo muito bem!

Aqui em Atlanta, temos um grupo de mulheres latinas que está desenvolvendo um trabalho magnífico, extrovertidas, alto astral, empreendedoras e ambiciosas; elas se reúnem e fazem mensalmente, um evento chamado Mesa Redonda, este evento acontece em diversas cidades ao redor de Atlanta e, cada um deles é liderado por uma mulher diferente. Estas mesmas mulheres, também fazem parte do grupo “Mujer – Agente de Cambio” e realizam um Fórum anualmente que se chama “Empreendedores Latinos USA”. Todos estes grupos são sem fins lucrativos, com o intuito de conectar, inspirar e dar suporte educacional para as mulheres que já possuem ou querem possuir o seu próprio negócio.

O grupo “Mujer – Agente de Cambio”, realizará no dia 8 de março, um evento que está em sua 3ª edição e que está ganhando um reconhecimento maravilhoso. O “Empreendedores Latinos USA” é um avento aberto, homens e mulheres participam.

Estes grupos são liderados por uma equipe que realmente quer fazer a diferença, não só na comunidade latina, mas no mundo dos negócios de um modo em geral, são eles:

César Restrepo –Presidente, Keren Granados- MBA -Vice- Presidente, Andrea Rivera – Marketing Director, Clara Puerta -Community Outreach Director, Maricelly Ospina

Treasurer, Boris Trucco – Media Director, Juan Peralta – Networking & Events Director, Hiram Sostre – Leadership, Maricielo Fuller- Social Responsibility, Carolina Ramón –Education, Roger Lopez- Digital School.

Se você é empreendedor(a), acho interessantíssimo participar destes grupos onde as possibilidades de aprendizado e conexões são diversas.

Para maiores informações e contatos, fale com Andrea Rivera, Tel: 770-284-1256 – Celular: 404-421-8838 / Email: arivera@h3media.net

Enfim, falar de tudo o que nós mulheres já vivemos no passado e do que já conquistamos é sempre um prazer, por isto, vou terminar este artigo com um poema super legal, de autor desconhecido:

“No Princípio eu era Eva / Criada para a felicidade de Adão / Mais tarde eu fui Maria / Que deu à luz ao que nos trouxe a salvação / Depois, passei a ser Amélia / A Mulher de verdade / Que, para a sociedade / Não tinha qualquer vaidade / Mas eu sonhava igualdade / E então decidi: Não quero mais… / Quero a minha dignidade / Pois eu tenho ideais! / Hoje eu não sou só esposa ou filha / Sou pai, mãe, arrimo de família / Sou caminhoneira, taxista / Piloto de avião / policial / feminista / operária de construção … / E ao mundo eu peço licença / Para atuar onde eu quiser / Meu sobrenome é competência / E o meu nome é MULHER !!!”.