quinta-feira, 25 abril, 2024 07:02

MATÉRIA

O que é networking

Viver Magazine Atlanta O que é Networking

Você sabe o que é,  como fazer e qual a importância de um bom Network?

Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua. Essa ação inclui diferentes atividades voltadas à carreira e negócios, através da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos.

Network ou networking? Os dois termos vêm do inglês e têm significados parecidos, mas existe uma diferença.

Network é a palavra utilizada para descrever uma rede, ou seja, um grupo de pessoas conectadas – nesse caso, ligadas por interesses profissionais.

Já o termo networking designa um trabalho em rede, realizado a partir de movimentos ou ações de expansão, manutenção e aperfeiçoamento.

Para que serve? Fazer networking serve para construir e estreitar relacionamentos, auxiliando e obtendo suporte para uma série de demandas. Afinal, a rede dispõe de informações e acessos que podem ajudar a encontrar vagas de trabalho, conseguir uma promoção, contatar e convencer investidores e clientes em potencial.

Por que networking é importante?

Quem não é visto, não é lembrado.

Essa máxima faz todo o sentido em diversas situações, incluindo o mercado de trabalho. Em tempos de internet, bastam alguns cliques para se conectar com um universo de profissionais e empresas, por isso, é preciso fazer diferente e se destacar. Investir em networking é uma solução inteligente nesse contexto, pois atrai a atenção sem deixar o profissionalismo de lado.

Importância e o poder da rede de relacionamentos – Marcar um happy hour, trocar mensagens ou áudios em aplicativos pode parecer supérfluo para a carreira, mas não é bem assim.

Apesar de trabalhar para empresas, pessoas se relacionam com pessoas e, portanto, quem aposta em networking sai na frente no ambiente corporativo. Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group afirma que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.

Quais os benefícios do networking?

São inúmeras as vantagens de cultivar e investir na sua rede profissional, seja como trabalhador ou empreendedor.

A seguir, listamos as principais.

Para sua carreira

• Oportunidades de crescimento profissional

• Maior acesso a vagas de trabalho

• Aumenta as possibilidades de conhecer pessoas de interesse

• Expansão dos conhecimentos e aprimoramento profissional

• Suporte para esclarecer dúvidas

• Maior destaque junto a colegas de sua área e de outras

• Visibilidade junto a lideranças e profissionais atuantes em recrutamento

• Facilita a construção de uma boa reputação no mercado.

Para os seus negócios

• Eleva a visibilidade de empresas e marcas

• Dá acesso a oportunidades de negócio, parcerias e clientes

• Facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e valores da empresa

 • Aproxima o empreendedor de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do negócio

• Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento

• Mantém o empreendedor bem informado sobre seu mercado de atuação.

Como fazer networking?

O primeiro passo para trabalhar o networking é enxergar a relevância dessas ações, que podem fazer a diferença para você e seus contatos.

Em seguida, identifique as pessoas interessante, que podem ser colegas antigos e atuais, amigos, conhecidos e até familiares capazes de agregar valor à sua rede.

Preste atenção, também, nas suas conexões em redes sociais dedicadas ao universo profissional, como o LinkedIn.

Abaixo, comentamos outros passos essenciais para o sucesso da sua estratégia.

Participe de eventos corporativos

Sejam presenciais ou online, os eventos corporativos ou voltados à sua área de atuação são grandes celeiros de bons contatos para o seu network. Portanto, selecione os encontros do seu interesse e compareça, se possível, levando seus cartões de visita para viabilizar conversas futuras.

Ative seus contatos

De nada adianta sair de um evento com vários cartões de visita ou novos contatos no seu smartphone, se não for para continuar as conversas. Você pode manter uma lista atualizada com as informações dessas pessoas e enviar mensagens periódicas via celular, e-mail e/ou redes sociais para manter alguma proximidade.

Só tenha cuidado para não exagerar e encher e caixa de e-mails da sua rede toda semana. Tenha em mente que alguns indivíduos vão se tornar próximos, enquanto outros só falarão com você durante reuniões ou eventos.

Faça as perguntas certas – Na dinâmica do networking, é natural – e até esperado – pedir ajuda às pessoas mais experientes que você. Porém, a maioria delas terá uma rotina agitada, que pede agilidade na solução de problemas. Assim, se tiver alguma questão ou demanda, seja cordial, mas também direto ao solicitar auxílio.

Deixe sua rede sempre informada Além de você, a maioria dos profissionais da sua rede também estarão dispostos a ajudar e compartilhar informações úteis. Porém, eles não vão conseguir dar qualquer suporte se não souberem das suas novidades na carreira ou negócio. Por isso, divulgue seu status atual, compartilhando cursos que está fazendo, novos projetos, se busca recolocação no mercado, etc. Caso saiba de oportunidades relevantes para seu network, repasse para que outras pessoas sejam ajudadas.

Como manter a comunicação assertiva e eficiente? Esse é um dos maiores desafios quando se fala de networking, pois a estratégia só terá efeitos positivos se a comunicação for adequada. Isso implica em manter um tom profissional, ainda que você esteja postando em redes sociais. Não quer dizer que precise ser sempre sério ou formal, e, sim, respeitoso e cordial ao falar com seus contatos.

Confira, a seguir, mais insights para acertar na comunicação.

Compartilhe informações

Como explicamos no começo deste artigo, o networking é pautado pela colaboração, por relações de troca em que todos ganham. Então, esteja preparado para compartilhar não somente novas oportunidades de trabalho e negócio, mas também seus conhecimentos quando for acessado por alguém da sua rede.

Comemore as vitórias corporativas

Bons resultados em projetos, cursos concluídos e até experiências diferenciadas são motivo para comemoração. Nesses momentos, inclua uma ou mais pessoas do seu network nas celebrações, mostrando como o suporte prestado por elas contribuiu para o seu sucesso.

Comente, ainda, as ferramentas e metodologias que te levaram até esse ponto, pois podem servir de inspiração para seus contatos.

Agradeça o apoio

Gratidão é uma característica bastante valorizada nos dias de hoje, principalmente por fortalecer a motivação de quem se propõe a ajudar. Então, ao obter uma conquista relevante ou superar um obstáculo, sempre agradeça àqueles que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Não fique somente no mundo virtual

Mais acima, sugerimos formas de contato para ativar sua rede, porém, você não deve se restringir aos meios digitais. Apesar de sua importância, mensagens via WhatsApp, inbox ou e-mail não têm o mesmo impacto que uma interação pessoalmente, concorda? Mesmo quando não for possível marcar um café com membros da sua rede, busque estreitar a relação através de um telefonema, por exemplo, ou de uma chamada de vídeo.

Estratégias de network para crescer na carreira

Neste tópico, reunimos três estratégias certeiras para quem quer avançar na vida profissional.

Acompanhe.

Tenha uma resposta pronta (e boa) para a pergunta: “O que você está fazendo atualmente?”

Afinal, se enrolar ou ficar pensativo pode passar a impressão de que você está estagnado e não tem nenhum plano para sua carreira.

Vale a pena pensar nesse assunto com antecedência para elaborar uma resposta honesta e clara, que revele sua intenção de crescer. Ainda que esteja desempregado, você pode falar sobre a busca por recolocação, aperfeiçoamento de habilidades e projetos paralelos, incluindo trabalho voluntário.

Tenha um companheiro de networking

Ao identificar um colega ou conhecido com interesses em comum, vocês podem trocar recomendações, além de comparecer juntos a eventos do setor. Assim, ambos se beneficiam das referências sem precisar se autopromover, além de ganhar companhia nos encontros.

Crie conteúdo

Essa é uma boa forma de disseminar informações de qualidade e evidenciar suas competências.

Verifique quais assuntos interessam à sua rede e seguidores e contribua, dando sua opinião ou compartilhando conteúdo relevante.

Dicas para manter seu network aquecido

Agora que já sabe como estabelecer uma conexão e se comunicar com eficiência, veja dicas de networking para dar continuidade à primeira conversa:

• Mantenha contatos periodicamente, por exemplo, uma vez por mês

• Forme grupos ou listas de transmissão no WhatsApp para compartilhar informações

• Comente temas relevantes em suas redes sociais

• Abra espaço na agenda para encontros pessoalmente e troca de mensagens.

Dicas para fazer networking sendo tímido ou introvertido

Nesses casos, especialistas indicam que se invista nos laços frios – aquelas pessoas com quem mantivemos pouco contato, como ex-colegas da escola, da faculdade ou que foram nossos parceiros em projetos.

É o que diz a consultora e autora do livro “Eliminando o Work de Networking”, Karen Wickre:

“Enviar algumas breves mensagens dando um alô ou compartilhar histórias com alguns contatos é algo que traz grandes recompensas e oferece poucos riscos – mesmo para a pessoa mais tímida.”

Fazer networking é fundamental para alavancar a vida profissional, pois aumenta o acesso a novos conhecimentos e oportunidades na carreira.

Coloque nossas dicas em prática para construir e alimentar sua rede de contatos.