Home Capa Os diferentes tipos de “Status” e a beleza do Status “F”.

Os diferentes tipos de “Status” e a beleza do Status “F”.

64
0

Os vistos e o status de não-imigrante vêm em uma variedade de “sabores”. Há o visto A para Embaixadores, B para turistas, C para tripulantes (como em navios de cruzeiro), U para vítimas de crimes violentos e F para estudantes. Cada visto tem seu próprio conjunto de regras. Por exemplo, alguém com status B não pode trabalhar legalmente nos EUA, alguém com um visto C não pode solicitar o ajuste do status nos Estados Unidos e os titulares de vistos U podem solicitar o ajuste do status após três anos.

A maioria dos titulares de visto é informada de uma data específica pela qual eles devem sair dos Estados Unidos. Se eles permanecerem nos EUA após essa data, eles começaram a obter presença ilegal. Se tiverem entre seis meses e um ano de presença ilegal, eles não podem retornar aos EUA durante três anos. Se eles permanecerem nos Estados Unidos sem status há mais de um ano, eles terão uma punição de dez anos de reintrodução no país, isto é, se eles não receberem uma renúncia aprovada.

O visto F é para alunos, tipicamente aqueles matriculados em instituições de ensino superior dos EUA. Quantos de nós conheciam a data exata em que nos graduaríamos? Os planos mudam, os interesses mudam, a vida intervém. Por estas razões, os titulares de vistos F não recebem uma data específica para deixar os Estados Unidos. Quando são admitidos nos Estados Unidos, a nota “D / S” é colocada no carimbo de entrada.

“D/S” significa “Duração do status”. Isso significa que, enquanto permanecerem matriculados em um estudo a tempo inteiro, eles estão em status e estão absolutamente bem e com permissão para permanecerem nos Estados Unidos. Mesmo que o titular do visto F-1 se forme, não há data em que o USCIS possa começar a contar o tempo de presença ilegal contra o estudante. É a data da última final? A data da graduação – mas e se eles se matricularem em outro programa?

Sob “D / S” alguém pode permanecer nos Estados Unidos e não ter presença ilegal. Eles podem estar fora do status se não estiverem na escola, mas não há presença ilegal. Isso significa que se eles deixaram os EUA, eles não têm barras de três e dez anos contra eles. A única vez que um estudante F-1 pode ter presença ilegal nos Estados Unidos é se um oficial de imigração ou juiz de imigração fizer essa descoberta. Caso contrário, o estudante F-1 nunca tem presença ilegal, o que é um grande benefício. Claro, eles podem ter problemas para obter outro visto de não-imigrante, mas talvez eles tenham um membro da família que apresentou uma petição de visto de imigrante em seu nome.

Tivemos uma situação como essa recentemente. Gloria veio como estudante para os EUA no início dos anos 2000. Sua mãe tornou-se cidadã dos Estados Unidos, mas desde que Gloria tinha mais de 21 anos quando isso aconteceu, Gloria não era um parente imediato. Sua mãe só poderia aplicar para um I-130 e Gloria um pegar um lugar na fila. Gloria permaneceu nos Estados Unidos à espera do boletim do visto para mostrar que era hora de solicitar um visto de imigrante.

Após uma espera de 15 anos, a data de prioridade de Gloria tornou-se atual. Ela não podia candidatar-se a seu Green Card nos Estados Unidos porque não estava com um status, mas podia deixar os Estados Unidos e solicitar seu visto de imigrante em casa porque não tinha presença ilegal.

Quando eu disse a Gloria que teria que partir, mas que ela poderia retornar aos EUA em cerca de duas semanas, ela ficou cautelosa. Mas ela confiou em nós e ela partiu para casa, que ela não via a quase vinte anos. O oficial consular viu que Gloria tinha um visto F-1 com “D/S” e sabia que, apesar da longa permanência nos Estados Unidos sem status, ela poderia obter o visto. O visto de Gloria foi aprovado e, neste fim de semana, voltou para a Geórgia. Ela agora é uma residente permanente legal dos Estados Unidos e pode viver sem medo.

Esta é definitivamente uma situação em que você precisa conversar com um advogado de imigração experiente, antes de fazer uma viagem ao exterior para um visto de imigrante. Muitas peças diferentes que precisar estar no lugar certo para que isso funcione – e se não funcionar, você ficará preso fora dos Estados Unidos.

Estamos muito felizes com Gloria e estamos orgulhosos de ter participado dessa viagem com ela!