Home Destaque Rafael Pereira Conquistando Espaço no Mundo através da Música!

Rafael Pereira Conquistando Espaço no Mundo através da Música!

216
0

Você já deve tê-lo visto há alguns anos atrás tocando pela cidade, com a banda RUA 6 no Loca Luna ou no Eclipse Di Luna. Porém, Rafael Pereira deu um passo a frente, um “UP” em sua carreira e agora o tempo para tocar em restaurantes e bares de Atlanta tem sido bem pouco. Convites para trabalhos com artistas consagrados estão dando outros rumos à vida e carreira deste brasileiro talentoso e com foco no que faz. Rafael Pereira hoje em dia faz turnês internacionais com a popstar Janelle Monáe, entre outros grandes nomes e está terminando o seu primeiro disco, com previsão de lançamento em breve. Além de tudo isto, Rafael montou o seu próprio estúdio de gravação com os melhores equipamentos do mercado e está pronto para inaugurar a sua própria gravadora.

A Viver Magazine vem acompanhando o talento e o desenvolvimento profissional de Rafael há anos, tentando agendar um tempo para fotos e entrevista. Finalmente conseguimos algumas horas do seu precioso tempo. É claro que não poderíamos deixar de expressar a ele e também à nossa comunidade, o quanto estamos orgulhosos pelo seu sucesso. Então, vamos saber um pouco mais sobre este jovem que apesar da pouca idade, já está casado, é um trabalhador responsável, super comprometido com o que faz e cheio de planos para o futuro.

Rafael Pereira começou a sua carreira musical há 15 anos atrás, na cidade de São Paulo, e por lá teve a oportunidade de estudar com grandes mestres de percussão e bateria como Nene, Guello, Airto Moreira, Naná Vasconcelos, Oswaldinho da Cuíca, Carlos Bala entre outros. Se jogou nas rodas, escolas de samba e bares, ganhando experiência e conhecimento na música brasileira.

Aos 19 anos se mudou para Atlanta, o que a princípio era algo temporário, acabou se transformando em uma longa carreira musical. Inicialmente trabalhou com o grande guitarrista Sasha Lisnichuk,  de origem russa especializado em música latina e brasileira. Dois anos depois, foi convidado a ser integrante da banda RUA 6, onde tocou por mais de 6 anos. Entre tocar em bares e festivais com a banda e fazer outros trabalhos paralelos, Rafael teve a oportunidade de tocar com grandes músicos como Sonny Emory, Charlie Wooten, India Arie, Incognito, Khari Cabral Simmons, Little John, Shawn Mullins, Toku e muitos outros.

Também gravou em mais de 50 discos nos últimos 10 anos de sua carreira e em muitos destes discos, assinou também como produtor e co-produtor.

A partir daí, Rafa (como costuma ser chamado) foi convidado pela grande companhia de instrumentos de percussão e bateria “Pearl”, para ajudar a desenvolver a linha de instrumentos brasileiros e até hoje, tem uma relação praticamente familiar com a empresa. Outras ótimas parcerias com grandes marcas como a Sabian Cymbals, Innovative Percussion Cymbals e Remo Drumheads abriram oportunidades para que desse vários workshops de percussão brasileira nos Estados Unidos, inclusive no famoso festival de percussão PASIC nos anos de 2005 e 2007, e é bem provável que participe da edição deste ano também.

Hoje em dia passa grande parte do seu tempo em turnê com a super cantora Janelle Monáe, com a qual teve oportunidade de conhecer os quatro cantos do mundo e dividir o palco com artistas de calibre como Stevie Wonder, Prince, Sérgio Mendes, Carlinhos Brown, Trombone Shorty, Earth Wind and Fire, Gary Clark Jr., Big Boi, Outkast, Beyonce entre outros.

Em 2015, os planos pessoais se ampliam com a abertura da sua gravadora “Tribo Records (www.triborecords.com), que será um sub-selo da famosa gravadora de jazz Ropeadope Records. A gravadora fará a conexão entre Brasil e Estados Unidos e vice-versa. Mostrando o que o Brasil e a América Latina têm de melhor e conectando as semelhanças e diferenças destes dois grandes mercados musicais. A Tribo Records já tem cinco discos engatilhados para serem lançados ainda este ano. Alguns deles são artistas brasileiros que vivem aqui nos Estados Unidos e outros são artistas que moram no Brasil com forte influência do Jazz e Pop americanos.

E onde todos estes projetos serão gravados? A Tribo Records não e só uma gravadora mas também um estúdio de gravação. Em 2014 Rafael abriu as portas do seu estúdio em Atlanta, antes mesmo de abrir a gravadora. E pela grande quantidade de trabalhos que já realizaram e a procura constante por parte de vários artistas, muitos discos e outros trabalhos serão produzidos tanto para os artistas da Tribo, como para outros artistas também.

O estúdio tem um clima super calmo e aconchegante, dando espaço à criatividade musical, o que é importantíssimo para deixar a música fluir como deve ser. Sem comentar muito sobre a grande coleção de instrumentos de percussão e bateria disponíveis, Rafa também possui equipamentos de gravação de Pro Tools profissional, com a possibilidade de gravar 32 canais ao mesmo tempo, além de uma coleção inacreditável de microfones e amplificadores. As salas de gravação possuem tratamento acústico de primeira linha, com um sistema de fone de ouvido de mixagem separada, para que o artista se sinta o mais confortável possível. Se você tem uma banda, uma música, ou simplesmente curte cantar e quer iniciar o seu próprio projeto, entre em contato com a Tribo para um orçamento personalizado através do email: [email protected]

Seu trabalho ou material estarão nas mãos do próprio Rafa, o nosso homenageado nesta edição e já demonstrou, através de seus trabalhos com artistas renomados que, realmente sabe o que faz e merece toda a nossa confiança!

Parabéns, Rafa, por sua carreira, que agora ruma novos horizontes com garantia de sucesso, consequência da sua dedicação e do seu talento. Continue levando a nossa cultura por onde quer que você vá, com o mesmo entusiasmo, amor pela música e muito orgulho por ser um talento nato “Made In Brazil”.