Home Imigração Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o visto EB3?

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o visto EB3?

137
0
Viver Magazine Revista Brasileira nos Estados Unidos
Viver Magazine Revista Brasileira nos Estados Unidos

O visto americano EB3 é também conhecido como Visto de Emprego de Terceira Preferência. O EB significa employment based, o que literalmente significa baseado no trabalho. É a terceira categoria de vistos com base no emprego. Este mesmo visto também é conhecido como Green Card por trabalho, pois permite a residência permanente no país.

Ao contrário do EB5, esse visto americano de trabalho é direcionado a profissionais, ou seja, trabalhadores não qualificados e qualificados.

Em suma, o visto EB-3 é designado para profissionais de vários níveis, tanto os mais qualificados quanto os menos qualificados – sendo que para o segundo tipo, os unskilled workers (trabalhadores não qualificados, ou visto EB3 para não qualificados), o visto é concedido com mais facilidade.

Isso não significa que não há critérios e que a aprovação não passe por um processo minucioso do Departamento de Trabalho Americano, o DOL.

Tudo precisa ser previamente aprovado e a empresa precisa passar por alguns pré-requisitos, como a etapa, que é chamada de prevailing wage determination, em que a empresa comprova que já tentou contratar mão de obra para aquela vaga específica, mas, que infelizmente não obteve sucesso.

Para os trabalhadores com qualificação, é exigido experiência de trabalho ou formação de dois anos. Em contrapartida, aqueles trabalhadores sem qualificação preencherão ocupações que não são sazonais, isto é, cuja exigência é inferior a dois anos de experiência de trabalho ou formação profissional.

O uso do visto EB 3 para a imigração de brasileiros é uma das aplicações que possuem menor prazo, se comparada com a imigração de outros países. É possível citar, por exemplo, a China e a Índia, que possuem fila de espera de 10 anos EB3. Na média, os brasileiros tem tido um processo de 18 a 24 meses ao aplicar para este tipo de visto.

Assim sendo, é possível perceber que o brasileiro está em uma situação vantajosa, já que os prazos são relativamente muito inferiores. Por isso, o visto EB-3 é tão solicitado e indicado para brasileiros que desejam trabalhar nos Estados Unidos.

Em resumo, o EB3 (visto) é a oportunidade que pode transformar a vida de muitos brasileiros, possibilitando que o sonho americano possa ser vivido sem que uma série de exigências sejam atendidas e sem que se invistam valores astronômicos no país.

Para que isso seja possível, basta que o candidato comprove que possua uma mão de obra especializada ou, que esteja relativamente escassa em solo americano ou, então, que ele seja um profissional recém-formado na sua área de atuação.

Qualificações para o visto de trabalho EUA – EB3

Sem dúvida, o padrão estabelecido para o EB-3 é consideravelmente mais baixo em comparação aos demais Green Cards, como o EB5. Dessa maneira, o visto EB 3 para brasileiros não exige tantos requisitos, como outras modalidades de visto. Apesar disso, em alguns casos a aprovação do visto enfrenta uma lista de espera.

Para realizar o processo de análise das qualificações para o visto EB3, existem algumas diferentes rotas. Afinal, são três subcategorias em que se enquadram os trabalhadores que desejam obter o Green Card para trabalho.

Para que se possa conseguir o visto EB-3, é necessário praticamente dois documentos: a Certificação de Trabalho Estrangeiro (ETA 9089) e o formulário I-140. Vale lembrar que esse formulário deve ser emitido pelo empregador e não pelo imigrante.

A fim de facilitar o entendimento ao leitor, serão descritas a seguir as rotas e seus principais requisitos. Com isso, fica simples compreender cada uma delas e identificar qual melhor se encaixa ao seu perfil como candidato, possibilitando a vivência do sonho americano.

Quais os requisitos para se candidatar? É preciso saber falar inglês?

Todos os trabalhadores devem, por via de regra, possuir uma oferta de trabalho válida e não temporária nos Estados Unidos. Além disso, é necessário que sejam aptos fisicamente para a realização dos serviços solicitados.

Seja qual for a rota de qualificação, assunto que você entederá mais detalhadamente a seguir, o nível de inglês do candidato precisa ser compatível com sua oferta de emprego.

Geralmente, para os trabalhadores da categoria unskilled, esse nível é mais básico, chegando a um nível de inglês intermediário. Já para os trabalhadores das categorias skilled e professional, o nível pode ser mais avançado.

Veja, em seguida, mais detalhes sobre cada tipo de rota de qualificação e seus requisitos.

Rotas de qualificação para visto americano EB3 e requisitos para cada categoria

O visto EB-3 é composto por três diferentes subcategorias. Ou seja, cada uma dessas categorias menores dentro do EB3 tem suas particularidades e cada uma delas possibilita que um tipo de trabalhador consiga o seu Green Card para trabalho, mediante cumprimento das exigências.

Caso essas exigências sejam cumpridas corretamente, é possível que o trabalhador viva bem e usufrua da realidade americana, vivenciando ao seu modo o sonho americano. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade desejada por muitos trabalhadores do Brasil.

Existem três rotas de qualificação para a candidatura do visto EB3 para fazer a imigração para os EUA. São elas:

• Skilled workers;

• Unskilled workers (tabém chamado de other workers);

• Professional.

Vejamos mais detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Skilled workers

Skilled workers são os candidatos com profissões consideradas raras ou habilidades classificadas como especiais. Por exemplo, padeiro, técnico de computador e repórter. Para esses profissionais, é exigido:

• Experiência na área de, no mínimo, dois anos;

• Referência de serviços anteriores;

• Nível intermediário de inglês;

• CNPJ ativo, artigos ou comprovante de trabalho.

De fato, diante uma fila de espera, estes profissionais recebem prioridade. Por isso, é uma boa opção de EB3 para brasileiros. No entanto, não é a melhor saída para quem ainda não possui uma carreira sólida ou grandes conhecimentos em uma profissão.

Visto EB3: unskilled workers

A rota unskilled workers ou other workers tem especificações de segmento similares à anterior, isto é, profissionais com diferenciais na mão de obra como, por exemplo, trabalhadores domésticos, zeladores, motoristas e entregadores de pequenas encomendas.

A diferença dessa categoria é a exigência de experiência, que não requer dois anos. Na fila de espera, estes profissionais podem ser solicitados como ajudantes, dependendo da necessidade e da situação do anúncio da vaga.

Da mesma forma, essa pode ser uma boa opção de EB3 para brasileiros que gostariam de imigrar para os EUA. Além do mais, é o tipo de vaga à qual a American Project mais se dedica e você pode preencher o formulário para saber mais. Por ser a que mais beneficia os brasileiros devido à sua facilidade de obtenção em comparação às demais.

O programa da American Project é tão completo, que já te conecta com empregadores e cuida de todo o processo migratório e burocrático exigido para que você saia do Brasil com tudo o que precisa para obter o Green Card.

Professional

Essa categoria profissional requer do trabalhador em questão um grau de bacharelado ou quaisquer equivalentes estrangeiros. A diferença é que não é requisitado deste um período de experiência, ou seja, os profissionais recém-formados podem se candidatar tranquilamente às vagas.

Por isso, essa pode ser uma boa opção de EB3 para brasileiros, por mais que ainda não possuam carreira consolidada.

Por que optar pelo visto EB3?

Ao contrário dos demais vistos temporários, o visto EB 3 permite ao profissional realizar aplicações à residência permanente nos Estados Unidos. Além disso, os unskilled workers são uma categoria com menos pré-requisitos em comparativo aos demais vistos da mesma ordem, como vimos.

Por isso, o visto EB-3 é a melhor opção, já que pode ser mais facilmente atendido e também oferece um custo mais baixo do que outras modalidades de visto. Essa é, sem dúvida, uma ótima opção para quem deseja viver o sonho americano.

Além disso, o visto EB3 pode ser uma ótima opção para aqueles trabalhadores que possuem mão de obra especializada, como é o caso dos técnicos em manutenção. Esse tipo de profissional pode conseguir aprovação rápida na imigração justamente pela escassez de mão de obra.

Outra vantagem do visto EB 3 é que o brasileiro contratado ficará vinculado à empresa contratante por tempo indeterminado. Ele pode seguir na mesma empresa (se for o caso) ou procurar outras oportunidades de seu interesse, já que é livre para aplicar a outras oportunidades.

É possível levar família com o

visto EB3?

Um dos benefícios do visto EB-3 é que ele permite um familiar de suporte. Isto é, o cônjuge legal do trabalhador titular do Green Card para trabalho pode imigrar com o visto EB3. Enquanto isso, filhos ou enteados com idade inferior a 21 anos e solteiros podem ser admitidos normalmente junto ao processo de imigração.

Evidentemente isso é, portanto, mais um dos fatores que colocam esse visto americano de trabalho em destaque relacionado aos outros. Dessa forma, garante-se que o trabalhador brasileiro em solo americano possa ter a sua família ao seu lado de forma prática.

De modo simples, o trabalhador que adquiriu seu visto EB 3 terá toda a liberdade de levar a sua esposa ou marido e, ainda assim, ter consigo seus filhos, desde que esses sejam dependentes e não possuam vida autônoma.

Portanto, é correto afirmar que o visto EB-3 é uma das mais vantajosas formas que um trabalhador brasileiro tem para utilizar, caso queira trabalhar e permanecer de forma legal nos Estados Unidos.

Quer saber mais sobre o EB3? Entre em contato conosco pelo telefone: (770)953.4250